Saiba como a inovação no RH ajuda a combater processos obsoletos

Processos complexos que não facilitam o dia a dia dos gestores e impedem o aproveitamento eficiente do capital humano. Essa é a realidade da sua equipe?

A realidade dentro das organizações ainda reflete os burocráticos modelos tradicionais, principalmente no departamento de RH. Tais processos obsoletos atrapalham a produtividade de gestores e executivos que precisam lidar com atividades corporativas e de liderança, indo no sentido contrário da inovação no RH.

Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos empresas que estão investindo na disrupção digital. Os ganhos provenientes dessa mudança são inúmeros, envolvendo aumento no faturamento e na satisfação interna dos colaboradores.

Vale lembrar que esses investimentos não acontecem apenas nos negócios de tecnologia. Mas também, em todos os modelos de negócio que querem atingir um novo patamar. Logo, os gestores estão preocupados em aprimorar todos os departamentos, adaptando-se as tecnologias emergentes.

E você, vai continuar realizando os mesmos processos para perder tempo ou dinheiro? Invista em um RH digital e faça parte dessa revolução. Acompanhe-me na leitura e confira como a inovação disruptiva realmente pode ajudar a sua equipe.

Inovação disruptiva: a nova realidade

Antes de qualquer coisa, vale a pena reforçar o significado de inovação disruptiva. Segundo o criador do termo, Clayton Christensen, professor de Harvard, a inovação disruptiva está relacionada ao processo de simplificar, de forma conveniente e eficaz, os produtos ou serviços entregues ao consumidor final.

Muitas empresas investem grandes montantes de dinheiro em pesquisa, consultoria e planejamento de novos produtos, processos ou serviços que tendem a seguir o padrão já existente no mercado. Entretanto, algumas pessoas conseguem enxergar formas de alterar esses padrões tradicionais, tornando esses itens mais acessíveis, descomplicados e econômicos.

Dois exemplos clássicos são: Uber e Netflix. As duas empresas encontraram maneiras de oferecer ao público serviços já existentes e muito utilizados, porém, de forma mais econômica, prática e rápida. O resultado foi um crescimento exponencial das organizações, tirando de cena as antigas empresas que dominavam esses mercados.

Mas, é importante reforçar que isso também pode ocorrer dentro dos departamentos das organizações. Executivos do financeiro, RH, marketing e comercial, por exemplo, também estão preocupados em transformar os processos internos para acompanhar essas mudanças, eliminando a burocracia e as atividades que só geram prejuízos ou atrasos.

Como isso interfere no RH?

Você já parou para refletir sobre os processos que são realizados hoje pelo seu departamento de gestão de pessoas? Eles são eficientes? São objetivos? Atingem as expectativas dos usuários? Quais os custos que eles geram?

Infelizmente, ainda encontrarmos departamentos que continuam realizando os mesmos processos durante anos ou que investem em grandes projetos para implantar novas tecnologias e fluxos de trabalho. Mas, nem sempre esses investimentos trarão a inovação necessária para garantir a competitividade no mercado.

Por isso, entender o real significado da inovação disruptiva e estudar cases de sucesso é crucial para os executivos que querem elevar as entregas do setor. Conhecer a real necessidade os colaboradores, a rotina da organização, os recursos disponíveis e a cultura organizacional ajuda na hora de prototipar soluções que serão capazes de gerar grandes mudanças.

Hoje, empresas de todos os portes estão conseguindo aumentar a produtividade do RH, reduzir custos de ineficiência, além de ganhar tempo para realizar uma gestão mais estratégica. Isso se deve ao planejamento e ao correto uso da tecnologia.

A tecnologia é o caminho

Diferente do que muitos pensam, a tecnologia não é o foco da inovação no RH, mas sim o caminho. O executivo do departamento precisa ter uma visão estratégica da realidade organizacional e dos processos existentes para gerir o capital humano, para então, escolher a ferramenta mais eficiente. Além disso, existem muitas ações que podem ser colocadas em prática para modernizar o RH, como, por exemplo:

É claro que o uso da tecnologia ajuda a introduzir a disrupção digital no RH e garantir maior satisfação dos profissionais. Um exemplo disso é a avaliação de desempenho. Com uma rotina repleta de compromissos, urgências e projetos, os líderes precisam de uma solução que entregue rapidez, segurança, eficiência e praticidade na hora de avaliar e desenvolver os seus liderados.

Com o sistema de RH da Peex Brasil, muitas empresas estão conseguindo atingir esses e outros objetivos. Nunca foi tão fácil acessar os dados de cada colaborador, mensurar os resultados, acompanhar a evolução e identificar os profissionais que estão contribuindo de forma significativa para o crescimento do negócio.

Entre em contato com a nossa equipe e confira todas as vantagens de utilizar um sistema de RH. Maximize o potencial dos seus colaboradores e se mantenha competitivo no mercado.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil

Use a inovação para reter talentos

Entenda a revolução da tecnologia na gestão de pessoas