Atrair e reter talentos é um desafio cada vez maior no mercado atual. Por isso, quanto melhor for o employer branding de uma empresa, maior a chance de chamar a atenção dos candidatos ideais.
Um dos assuntos que está sendo cada vez mais abordado nas pautas de RH é o employer branding. Nos últimos anos as empresas perceberam a importância de cuidar não apenas da sua marca para o cliente final, mas também, da sua marca empregadora.
Se você ainda não sabe o que isso significa ou se quer compreender melhor o employer branding e a sua importância no mundo corporativo, este artigo foi feito para você. Continue a leitura para potencializar as estratégias do seu departamento de RH.
O que é employer branding?
O employer branding pode ser considerado como a marca empregadora de uma empresa. É uma estratégia utilizada para elevar a reputação de uma organização diante dos profissionais. Para entender melhor o seu significado, vamos tomar como exemplo o departamento de marketing. O principal objetivo desse setor é criar uma marca presente, respeitada e adorada pelos clientes.
Quando falamos de employer branding nos referimos as ações, cuidados e mensagens direcionadas aos colaboradores e profissionais do mercado. O seu principal objetivo é solidificar a imagem da empresa como uma excelente empregadora. Dessa forma, os profissionais – atuais e futuros – passam a compartilhar os mesmos valores e propósitos, além de se sentirem interessados pelos diferenciais ou até mesmo ambiente da corporação.
Por que o employer branding é importante para as empresas?
Atualmente, as empresas que investem – de forma assertiva – no employer branding conseguem atrair e reter talentos com mais facilidade do que as organizações que não investem na sua marca empregadora.
Lembre-se que com o avanço da tecnologia as informações ficaram mais acessíveis para todas as pessoas. A internet e os aplicativos mudaram a forma como as pessoas se relacionam e isso também é válido para a vida profissional.
Hoje, os candidatos estão conectados em inúmeras plataformas online que divulgam milhares de oportunidades de emprego. Nesse cenário, onde as informações sobre as empresas estão cada vez mais disseminadas entre os profissionais, cuidar da imagem que a sua empresa passa é essencial para chamar a atenção de profissionais qualificados.
Como você acha que a sua empresa é vista atualmente? Há um engajamento positivo dos colaboradores atuais? Existe alguma área específica no seu site voltada para explicar sobre as oportunidades de carreira, os valores, propósitos ou com relatos de colaboradores? Qual é a primeira impressão que um candidato tem ao pesquisar sobre a sua empresa?
Qual é o papel do RH na construção do employer branding?
Como o employer branding está diretamente relacionado com os recursos humanos da organização, essa estratégia faz parte dos projetos do departamento de RH. É missão do gestor de RH consolidar uma marca empregadora forte, transparente e autêntica.
Mas, para isso, antes de investir na divulgação de valores, missão, ambiente, diferenciais e vantagens de se trabalhar na organização, os profissionais de RH precisam garantir que há um engajamento interno. Os colaboradores atuais precisam ser os primeiros a compreenderem o valor existente de trabalhar na empresa. Se isso não ocorrer, as ações externas podem sofrer impactos negativos devido a insatisfação interna.
Da mesma forma com que os colaboradores satisfeitos utilizam as mídias sociais para divulgar mensagens positivas de onde trabalham, também existem aqueles que disseminam informações negativas. É importante que o gestor de RH esteja atento para lidar com essas questões de forma construtiva.
Como exemplo desse processo, podemos citar o artigo da Endeavor, Employer Branding: a estratégia que fez a Netshoes ser uma das melhores empresas para trabalhar. Esse artigo mostra a importância de iniciar o processo de marca empregadora de dentro para fora.
Gostou? Agora que você já sabe mais sobre o significado e a importância do employer branding que tal compartilhar esse artigo nas mídias sociais? Ajude outros líderes a melhorarem as estratégias organizacionais!
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