RH ágil: significado e importância para a gestão de pessoas

Não é novidade que o departamento de RH está passando por grandes transformações nos últimos anos.

Com o avanço da tecnologia, de soluções criativas e da valorização do ser humano, os profissionais de gestão de pessoas passaram a implantar novas metodologias e ferramentas. Dentre elas, podemos citar o RH ágil.

No artigo, O RH torna-se ágil, a Harvard Business Review Brasil traz a evolução vivida pela área de RH, chegando até o momento atual. Nesse novo cenário, as organizações enfrentam novos desafios ao realizar as adaptações necessárias para aproveitar os benefícios trazidos pelo avanço da tecnologia e dos modelos de gestão.

Diante dessa nova realidade, os profissionais da área precisam estar prontos para aprender sobre as novas metodologias e ferramentas disponíveis no mercado. Quanto maior for o domínio sobre esses assuntos, maior a chance de manter a empresa competitiva no mercado.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você possa entender melhor o que é RH ágil e como ele pode transformar positivamente a gestão de pessoas. Para saber mais, leia também: 3 sinais de que é hora de começar a inovação no RH.

O que é o método ágil?

Em 2001, 17 profissionais de TI se uniram para melhorar o desenvolvimento de softwares.  Desse encontrou surgiu o manifesto ágil, documento que apresenta 4 pilares e 12 princípios que otimizam todo o processo de desenvolvimento.

Os 4 pilares – originais – que sustentam esse método e que colocam em xeque modelos antigos de trabalhar são:

  • Valorizamos os indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Valorizamos software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Valorizamos colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Valorizamos responder a mudanças mais que seguir um plano.

Com o passar dos anos as informações contidas nesse manifesto passaram a ajudar diferentes times, ao minimizar determinadas burocracias, valorizar a integração e focar a energia no produto final. Tal mudança trouxe resultados positivos para organizações de diferentes segmentos. Hoje, o método ágil é aplicado – com suas variações – em diversas áreas, como, por exemplo, no RH.

Qual é o significado de RH ágil?

O RH ágil é a aplicação – com as suas devidas adaptações – dos pilares e princípios existentes no manifesto ágil dentro do departamento de RH. O seu principal objetivo é favorecer uma cultura de agilidade, onde as interações, os colaboradores e o resultado final sejam valorizados e apresentem um valor percebido.

Entretanto, vale lembrar que como o documento original foi construído para desenvolvedores de software, nem tudo pode ser aplicado em outras áreas. Por isso, alguns profissionais de RH se uniram para realizar os devidos ajustes da área, resultando no manifesto ágil para RH. 

A partir desse documento, ficou mais fácil para os profissionais da área compreenderem os princípios e as práticas que poderiam ser colocados em ação a fim de tornar a gestão de pessoas mais eficaz. Confira abaixo os pilares do RH ágil:

  • Valorizamos mais redes colaborativas, menos hierarquia;
  • Valorizamos mais transparência, menos sigilo;
  • Valorizamos mais adaptabilidade, menos prescrição;
  • Valorizamos mais inspiração e engajamento, menos gestão e retenção;
  • Valorizamos mais motivação intrínseca, menos recompensas extrínsecas;
  • Valorizamos mais ambição, menos obrigação.

Tenha em mente que as adaptações precisam ser feitas de acordo com cada negócio. Os gestores precisam alinhar o método ágil com as estratégias organizacionais e os recursos disponíveis para que o resultado seja positivo. Também é crucial o envolvimento da liderança e a consolidação de uma cultura ágil.

Como o RH ágil pode aprimorar a gestão de pessoas?

A implantação de um RH ágil viabiliza melhorias significativas na gestão de pessoas, tanto nos profissionais do departamento, quanto nos colaboradores das outras áreas. Tudo irá depender das ações que serão colocadas em prática e do foco estratégico.

Abaixo você poderá encontrar alguns exemplos de aprimoramentos que o RH ágil pode oferecer:

  • Otimização do tempo de resposta do RH;
  • Flexibilidade para lidar com mudanças;
  • Aumento da integração entre o RH e os departamentos;
  • Maior proximidade do RH com os colaboradores;
  • Ações mais assertivas para produtividade, desenvolvimento e satisfação;
  • Aprimoramento da avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, entre outros.

Agora que você já sabe o que é RH ágil e como ele pode potencializar o aproveitamento do capital humano disponível, que tal compartilhar o artigo nas mídias sociais? Ajude outros profissionais de RH a ficarem por dentro do método ágil.

Para receber conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.