Não fique para trás, comece a inovação no RH agora mesmo

Não é novidade que as empresas que estão em ascensão no mercado possuem um ponto em comum: a inovação. Mas, como podemos iniciar o processo de mudança nos locais onde os modelos tradicionais ainda prevalecem? Descubra como começar a inovação no RH.

Mal começou uma nova semana de trabalho e você já possui uma lista imensa de tarefas para serem entregues o quanto antes. Além disso, o fim do mês de aproxima e você precisa fechar a folha de pagamento, bem como conferir como anda o processo seletivo de 3 novos colaboradores.

Mas lembre-se, você, gestor de RH, é responsável por manter seu departamento produtivo, atingindo os resultados estratégicos da organização através de colaboradores empenhados.

Se a sua rotina está exaustiva e os resultados parecem distantes, está na hora de mudar. A tecnologia tem permitido que modelos antigos de trabalho sejam substituídos por novos. Além de simplificar processos, eliminando tarefas repetitivas e minimizando o retrabalho.

Muitas organizações estão encontrando na inovação, uma forma eficaz de construir um novo modelo de trabalho, baseado em assertividade e flexibilidade. Continue lendo esse post e saiba se está na hora começar a inovação no RH.

O desfecho do RH tradicional

Em post anterior, falamos sobre como o Google tem sucesso ao utilizar a inovação a seu favor. Em um mundo cada vez mais conectado, manter modelos antigos de produção podem levar qualquer profissional a exaustão. Tornou-se fundamental para as empresas acompanhar as novas tendências tecnológicas, utilizando-as no aumento de produtividade e resultados.

Nesse sentido, a inovação no RH precisa ser o primeiro passo, estimulando os demais departamentos a integrar essa transformação. Por ser o responsável pela gestão estratégica dos colaboradores, é vital que seu funcionamento seja otimizado, dinâmico, tático e inteligente, oferecendo ganhos a organização.

Entretanto, se você ainda identifica no RH da sua empresa alguma das características abaixo, é sinal que está na hora de sair da zona de conforto para não ser deixado para trás.

1. Retrabalho

Quantas vezes a sua equipe precisa refazer uma atividade depois de dedicar horas em uma função que apresentou dado inconsistente? O diretor já pediu para você refazer um relatório de desempenho dos colaboradores pois ele precisava de dados mais concisos?

Assim como essas, existem outras situações que com certeza você já presenciou. Entretanto, independente do contexto, uma verdade é clara: O retrabalho é um dos maiores inimigos da produtividade, podendo inclusive desmotivar os colaboradores do departamento.

Como gestor do RH, você precisa agir para que os dados do departamento sejam mais assertivos, integrados e que sejam implementadas ferramentas capazes de melhorar o ambiente de trabalho.

Já pensou como a performance da sua equipe poderia melhorar com o uso da tecnologia? Quanto tempo do seu dia seria poupado? Quantos projetos mais complexos poderiam ser iniciados? Quais os ganhos que isso traria para a organização como um todo? Comece a inovação no RH e sinta a diferença.

2. Atividades manuais

Outro grande vilão da produtividade são os trabalhos manuais. Ainda nos modelos tradicionais de RH, muitas empresas trabalham com uma alta quantidade de documentos, arquivos e processos.

Se a sua equipe perde horas em busca de assinaturas, vias, carimbos, ou até mesmo alimentando diversas planilhas do excel que não possuem interligação, está na hora de inovar. As atividades manuais aumentam a chance de erro, resultando em retrabalho. Nesse sentido, essa possibilidade aumenta ainda mais quando os colaboradores precisam manipular um alto volume de informações.

Coloque no papel todas as atividades que sua equipe realiza, já pensou se tudo estivesse integrado de forma digital? Para saber mais, leia 3 maneiras de automatizar processos em gestão de RH.

3. Ruídos na comunicação

Sem uma boa comunicação, dificilmente conseguimos transmitir as mensagens que precisamos. Em uma organização, os ruídos podem gerar grandes prejuízos, uma vez que todos os colaboradores precisam caminhar no mesmo sentido.

Hoje, o RH é peça chave na implementação e monitoramento de uma comunicação transparente e assertiva. Se você ainda presencia problemas que poderiam ter sido evitados se a mensagem tivesse sido transmitida da forma diferente, vale a pena pensar em novas maneiras de solucionar a questão.

Nos últimos anos, o mundo digital ganhou espaço significativo na maneira dos seres humanos se comunicarem. Vale a pena o RH avançar nesse sentido, introduzindo formas mais atrativas e estimulantes dos colaboradores se manifestarem, sempre respeitando a cultura organizacional.

E não é só isso, existem outros sinais que podem indicar a necessidade de começar a inovar. Preste atenção nas suas atividades e da equipe, sempre há formas de melhorar o rendimento. Para saber mais, entre em contato com a Peex Brasil. Nós temos as ferramentas certas para ajudar a sua empresa a ir mais longe.