Outplacement: entenda o seu significado e importância para as empresas

Você sabia que o outplacement é o primeiro passo para tornar o setor de RH da sua empresa mais humanizado?

Se você é gestor ou profissional de RH sabe o quanto é difícil comunicar o desligamento para um colaborador, não é mesmo? E esse desafio é ainda maior quando a empresa precisa realizar demissões em massa. Por isso, inúmeras organizações ao redor do mundo estão utilizando metodologias como, por exemplo, o outplacement.

Esse tema é extremamente importante quando falamos em humanização das empresas e do RH. Ele faz parte de um conjunto de ações que melhoram o ambiente de trabalho, aumentam o engajamento dos profissionais, valorizam as experiências dos colaboradores e incentivam a comunicação não-violenta.

Então para aprofundar ainda mais seus conhecimentos no assunto, hoje falaremos sobre outplacement e qual a sua importância no mundo corporativo.

O que é outplacement?

Em tradução livre outplacement significa realocação. Mas, seu conceito não gira em torno apenas da reinserção dos colaboradores no mercado de trabalho. Essa metodologia é muito mais ampla.

De maneira geral, podemos definir outplacement como um suporte que a empresa fornece para o funcionário que foi desligado. E isso inclui algumas ações como treinamentos, palestras, workshops, orientações e até mesmo apoio emocional e psicológico.

Ou seja, sua principal finalidade é apoiar, instruir e capacitar esses colaboradores para facilitar a realocação no mercado de trabalho e diminuir os impactos negativos que esses desligamentos causam nas empresas.

Quais são os benefícios?

Agora vamos entender um pouco mais sobre as vantagens que esse processo pode trazer para o seu negócio:

1) Processos de desligamento mais humanizados

Como já foi dito, uma demissão é um momento complicado e acaba abalando emocionalmente os envolvidos, principalmente o colaborador em questão. Ele se sente mais vulnerável, uma vez que sua estabilidade financeira e profissional chegou ao fim.

Esse é o momento ideal para as empresas que querem ser mais humanizadas colocarem suas estratégias em prática. O ato de acolher esses funcionários e prestar todo o auxílio durante esse período complexo passa muita credibilidade e empatia.

Isso explica também o motivo dos demais membros da equipe sentirem mais segurança de trabalhar na empresa. Isso porque eles sabem que estarão amparados, independentemente do futuro.

2) Reduz os impactos negativos da demissão

Bom, quando a empresa adota um programa bem estruturado ela consegue reduzir os conflitos judiciais com ex-funcionários. Afinal, ela está oferecendo todo o suporte necessário para que ele seja realocado no mercado de trabalho.

Isso sem contar que o restante da equipe continua produtiva e engajada nos objetivos propostos pelo líder, sem deixar o medo de mais demissões paralisar a produção diária do setor.

3) Fortalecimento da imagem da empresa

Você lembra quando falamos sobre employer branding aqui no blog? Então, o outplacement é um excelente exemplo de estratégia que ajuda a fortalecer a marca empregadora do seu negócio!

Ao oferecer uma boa experiência para os colaboradores, desde o processo de recrutamento até o desligamento, as organizações conseguem marcar positivamente todos os profissionais. Como resultado, o número de avaliações positivas, recomendações e bons comentários crescerão significativamente.

Além disso, a empresa passa uma visão genuína de que se importa com o capital humano. E essa valorização das pessoas pode trazer resultados positivos nas relações com os clientes e parceiros do negócio.

Como realizar boas demissões?

Esse é o maior desafio dentro das empresas. Sabemos que nem sempre a demissão é uma boa decisão, principalmente quando falamos sobre demissão em massa. Mas, em momentos de crise (como a pandemia do novo coronavírus) esse acaba sendo o principal caminho para manter o equilíbrio no caixa e garantir o funcionamento do negócio.

E, como dito acima, o outplacement tem papel fundamental para minimizar os impactos dessas demissões, mantendo os bons resultados da empresa. Além disso, não podemos deixar de falar sobre outro ponto crucial na vida dos gestores e equipe de RH: informações atualizadas e dados estratégicos!

Isso mesmo, para traçar um plano de demissão eficiente e que traga benefícios para a produtividade da organização, os líderes precisam conhecer o desempenho, potencial, habilidades e entrega de cada colaborador. Afinal, você não quer demitir seus melhores funcionários por engano, certo? Em alguns casos esse tipo de erro pode, inclusive, colocar em risco o bom faturamento.

Para isso existem diversas ferramentas no mercado que fornecem todo o suporte que os gestores e RH precisam para mensurar dados e realizar a gestão de performance do time. Um bom exemplo são os sistemas de avaliação de desempenho da Peex Brasil! Além de serem adaptáveis para o seu negócio, nossas plataformas fornecem informações em tempo real para a tomada de boas decisões.

Conheça a matriz 9box

Além disso, também recomendamos que você conheça uma das metodologias mais utilizadas no mundo para desenvolvimento de equipes e retenção de talentos: matriz 9box!

Ela é tão importante no mundo corporativo que preparamos um curso 100% online para você aprender tudo sobre o assunto e conseguir construir avaliações de sucesso. Tudo isso te ajudará a gerir a performance das equipes, identificar os colaboradores que estão acima da média e aqueles que não estão trazendo resultados para o negócio.

Para conferir todos os detalhes e aproveitar nossos 7 dias de garantia do curso, clique aqui!