Por que fazer um planejamento estratégico e definir OKRs para 2021?

Com o fim do ano chegando está na hora de rever metas, objetivos e se preparar para 2021 de uma maneira prática e responsável.

O ano de 2020 não foi fácil e muitas pessoas ainda se perguntam se devem planejar ações para 2021. A nossa resposta é sim! O planejamento e a definição de OKRs para o próximo ano é primordial para a sobrevivência dos negócios.

O assunto também é válido para profissionais de RH e gestores que coordenam as ações de desenvolvimento e retenção dos colaboradores. Independentemente do orçamento disponível na empresa, é crucial que os gestores conversem nesse momento.

É necessário compreender a realidade da empresa, bem como os resultados de 2020, para traçar novos caminhos e definir prioridades para o próximo ano.

Continue a leitura para saber mais!

O que é um planejamento estratégico?

De maneira simplificada, planejamento estratégico significa estar preparado para atingir objetivos, com os recursos disponíveis e ter em mente formas de contornar situação inesperadas. E para isso, é importante pensar nas questões internas e externas da empresa.

Por isso, quando você e sua equipe estiverem planejando ações e metas para 2021, leve em consideração algumas questões atuais que são indispensáveis:

  • Como está o mercado atualmente?
  • Mudanças políticas e econômicas podem impactar no negócio?
  • Houve mudanças no padrão de consumo dos clientes?
  • Existem novas possibilidades de negócio para favorecer a expansão?
  • Algum produto ou serviço da empresa está trazendo prejuízo com os impactos de 2020? É possível reverter a situação? Como?
  • Qual o orçamento que cada área possui para o próximo ano?
  • Quais são as prioridades estratégicas para favorecer a saúde do negócio?
  • Existem ações que podem ser aplicadas para desenvolver o capital humano?

Se você trabalha no RH, temos um artigo que pode te ajudar ainda mais: Saiba o que não pode faltar em um planejamento estratégico de RH

Agora vamos falar um pouco mais sobre métodos para construir objetivos assertivos.

Conheça os OKRs

OKRs, ou Objectives Key Results, é uma metodologia que ajuda a otimizar o planejamento estratégico através do rastreamento dos objetivos e resultados-chave da empresa.

Resumindo, os Objectives acabam representando direções claras e transparentes do objetivo principal que o negócio pretende alcançar em 2021. Já os Key Results são as metas menores que funcionarão como parâmetros para mensurar e nortear os colaboradores. Confira na prática:

  • Objetivo: melhorar a performance do capital
    • KR: implementar um processo de avaliação de desempenho para monitorar a evolução de cada colaborador com comparativos
    • KR: reduzir pela metade as entregas fora de
    • KR: dobrar os treinamentos para líderes e
    • KR: construir 3 ações no RH para incentivar o engajamento dos profissionais com os seus planos de desenvolvimento
    • KR: conseguir melhorar em 70% a performance dos departamentos com desempenho crítico.

Por que utilizar OKRs no seu planejamento?

Um grande diferencial é que os OKRs precisam ser trabalhados com mesclas entre objetivos top-down e bottom-up. Ou seja, eles não devem ser definidos 100% pelos gestores do negócio. Recomenda-se que apenas 40% seja idealizado por cargos superiores, ficando os 60% restante sob responsabilidade dos colaboradores da base.

Ao envolver todos os profissionais na construção do planejamento estratégico, as empresas melhoram o engajamento e a entrega. Afinal, todos passam a entender o que deve ser feito no próximo ano. Isso sem contar que os líderes podem aproveitar o momento para desenvolver o senso de dono, de responsabilidade e proatividade nas equipes.

Por fim, vale reforçar que as metas em forma de métricas tornam tangíveis o sucesso da empresa e a assertividade das ações realizadas. Caso os gestores identifiquem pontos falhos ou até mesmo situações inesperadas, é mais fácil achar soluções viáveis ou alinhadas com o objetivo principal.

Não deixe para depois!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do planejamento estratégico e a utilização dos OKRs, está na hora de colocar em prática! Converse com os outros gestores do negócio, inclua a equipe no processo e valorize as ideias de cada um.

Para terminar, temos uma dica final: clique aqui! Conte com as soluções da Peex Brasil para aprimorar o seu RH, colocar em prática ações de gerenciamento de talentos e ter dados estratégicos para tomada de decisões sobre o capital humano.