Gestão de crises: como conduzir equipes para a evolução do negócio?

Momentos de desafios sempre existirão e você, como gestor, é peça chave para uma boa gestão de crises

Os últimos meses têm sido desafiadores para a grande maioria das empresas, dentro e fora do Brasil. Inúmeras crises, sejam econômicas, empresariais ou de saúde surgiram devido aos elevados impactos da pandemia ocasionada pelo Covid-19. E esse contexto traz a tona um tema essencial para a sobrevivência dos negócios: gestão de crises.

Sabemos que momentos desafiadores sempre existirão nas organizações, independentemente da existência de uma pandemia. E são nesses momentos que os gestores precisam tomar decisões complexas que garantirão, ou não, o futuro do negócio.

Por isso, ter uma boa gestão fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Somente com uma liderança forte, assertiva, clara e honesta é que seus colaboradores manterão a confiança, credibilidade, motivação e energia para alcançar a superação.

Mas, como saber se você está fazendo as melhores escolhas para uma boa gestão de crises? Continuando este artigo para responder essa e outras dúvidas.

Como identificar momentos de crise

Basicamente, a definição de crise é toda e qualquer situação que não sai exatamente como planejada e seus resultados possuem impactos negativos. No mundo coorporativo estes impactos são aqueles que prejudicam a empresa e seus colaboradores.

Por exemplo, um produto com defeito grave que pode chegar ao ponto de colocar em risco a vida dos clientes pode acabar com a imagem e credibilidade da empresa ou até mesmo dos donos. Notícias de má gestão ou condutas antiéticas, especialmente em altos cargos, podem destruir a lucratividade do negócio e o ambiente harmônico da empresa.

Além disso, crises também são ocasionadas por fatores externos. Atualmente podemos observar isso na prática com a instabilidade econômica ocasionada pelas medidas de reclusão social para combate ao COVID-19.

Deste modo, manter uma liderança estratégica entre todos os gestores e baseada em princípios de honestidade, diálogo, respeito e empatia serão crucias para a empresa. Somente com esse trabalho em equipe é que os gestores poderão tomar medidas de antecipação, contenção, planejamento e ação para lidar com o inesperado.

Comitê de Gestão de Crises

Para viabilizar esse trabalho colaborativo, a maioria das empresas possui um comitê especializado para antecipar, quando possível, e gerenciar as crises e suas consequências.

Geralmente esses comitês são formados por colaboradores competentes, calmos e racionais que possuem muita habilidade em áreas de planejamento, análise, comunicação assertiva e que transmitam confiança para os demais.

É aconselhável, se possível, que pelo menos um gestor de cada departamento também faça parte para saber a melhor estratégia a ser tomada em relação ao seu time. Claro, colaboradores da área de finanças, gestão de pessoas, comunicação e relações públicas não podem faltar, uma vez que são primordiais para a sustentabilidade do negócio.

Dica Peex Brasil:

Por mais complexo que seja antecipar momentos de crise, uma boa solução de prevenção é analisar detalhadamente cada departamento, simulando cenários caóticos e soluções possíveis.

Outra iniciativa fundamental é criar um documento para manter o histórico das crises enfrentadas pela empresa. Anote como ela ocorreu, tempo de duração, impactos, cenário, medidas adotadas e resultados.

Dessa maneira, você e seu Comitê estarão mais preparados para antecipar e resolver os desafios que aparecerão pelo caminho.

Conhecer os colaboradores faz toda a diferença!

Além do Comitê de Gestão de Crises, outro fator fundamental é conhecer o capital humano disponível na empresa. E para isso, existem ferramentas e sistemas que otimizam esse processo, favorecendo um gerenciamento específico, rápido e eficaz.

Um bom exemplo é o uso da ferramenta nine box que oferece facilidade e assertividade na hora de montar seu Comitê de Gerenciamento. Através dela você poderá identificar quais são as softs e hards skills de cada colaborador, bem como a performance ou empenho individual.

Ou seja, será possível compreender quem de fato poderá ajudará na construção de resultados positivos e alinhados com as estratégias estabelecidas para gerenciar as crises.

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