Soft e Hard skills: como avaliar habilidades que impactam o seu negócio

Você sabia que avaliar e desenvolver soft e hard skills pode ser mais fácil do que parece? 

Quando falamos sobre avaliação e desenvolvimento de competências podemos notar que muitas dúvidas ainda surgem nos gestores. Por exemplo: como posso estimular o desenvolvimento do trabalho em equipe? Como fazer os profissionais serem mais engajados? Como melhorar as entregas individuais?

Com as ações certas de desenvolvimento e a parceria adequada entre os gestores e a equipe de RH as organizações conquistam resultados cada vez melhores. Mas, para isso, não basta apenas identificar as competências de cada um.

Encontramos no mercado várias dicas e ferramentas que ajudam o RH a identificar o perfil comportamental e as soft skills já no processo de recrutamento e seleção. Essa prática é essencial para melhorar a qualidade das contratações. Entretanto, é fundamental que as empresas façam o monitoramento dessas habilidades com o passar do tempo. Quer saber como? Acompanhe até o final para coletar insights importantes.

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Pequenas mudanças, grandes resultados

A boa e velha avaliação de desempenho é a principal forma de responder todas essas perguntas. Através dela os gestores conseguem mensurar as competências, habilidades e perfil de todos os colaboradores.

Isso mesmo, ela não apenas entrega dados importantes sobre o desempenho ou performance de cada um, como também é capaz de mostrar as skills envolvidas no negócio. Nos sistemas da Peex Brasil os líderes conseguem incluir as competências e as metas que desejam avaliar, levando em consideração as características esperadas para cada cargo.

Isso permite a coleta de informações cruciais para o negócio ao longo de vários períodos do ano. Toda vez que os gestores fecharem um ciclo de avaliação, saberão exatamente quais são os gaps que precisam ser trabalhados e quais os profissionais que realmente estão entregando resultado.

Ou seja, a simples prática de estruturar avaliações frequentes, consistentes e que analisam o conjunto de competências e entregas já fornecerá muitas respostas.

Soft e hard skills nas avaliações de desempenho

Antes de preparar a avaliação, o gestor precisa analisar cada função do departamento. É fundamental conseguir enumerar as habilidades técnicas necessárias para cada cargo, assim como as competências comportamentais, emocionais e sociais.

Para exemplificar, imagine um profissional que trabalha com vendas. Para avaliar se o desempenho dele está contribuindo para os resultados da empresa o gestor precisará avaliar algumas hard skills fundamentais:

  • O profissional domina as técnicas de venda?
  • Consegue argumentar e reverter negativas?
  • Como ele faz as prospecções?
  • Qual o percentual de conversões?
  • Os clientes da sua carteira estão satisfeitos?

Ao mesmo tempo, o gestor também pode avaliar algumas soft skills:

  • O profissional demonstra paciência, educação e empatia ao conversar?
  • Consegue estabelecer um bom relacionamento com a equipe e os clientes?
  • É ético?
  • Tem uma agenda organizada e produtiva?
  • Consegue controlar as emoções em momentos de pressão ou de conflitos?

Uma vez que os gestores tenham em mãos os resultados das avaliações, torna-se possível estruturar com a equipe de RH ações práticas para o desenvolvimento das soft e hard skills.

Essa prática favorece a construção de planos de desenvolvimento individual assertivos que sejam alinhados com as estratégias de crescimento da empresa. Dessa forma, não apenas o profissional sai ganhando com treinamentos e aprimoramentos, mas a empresa também vê retornos sólidos no faturamento.

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