Redução de custos no RH: será que você precisa cortar tudo?

Pequenas e médias empresas precisam realizar com frequência a redução de custos no RH e nos outros setores. Mas, até que ponto é saudável?

Sabemos que nem toda redução de custos no RH pode trazer vantagem para as empresas. Por exemplo, quando os gestores cortam os investimentos em ferramentas que otimizam o trabalho ou quando demitem grande parte dos colaboradores, a produtividade pode reduzir consideravelmente. 

Uma das soluções diante dos tempos de crise financeira ou de contenção de custos é investir em opções que favoreçam o crescimento da empresa sem ultrapassar o orçamento. Além de garantir que o negócio continue produzindo, o investimento certo pode melhorar o ambiente interno, aumentar o engajamento dos colaboradores e garantir que as metas sejam alcançadas.

Lembre-se que o RH tem um papel estratégico dentro de todas as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Esse setor é responsável por contratar, desenvolver e reter o capital humano capaz de fazer o negócio sobreviver e crescer.

Se você também está com o orçamento apertado mas não quer abrir mão da qualidade, continue a leitura.

Confira também: GESTÃO DE PESSOAS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Cortar tudo ou investir melhor? 

Nem sempre redução de custo significa corte geral. Algumas vezes é preciso analisar os gastos mensais e os serviços contratados para avaliar se eles estão ajudando a equipe de RH a alcançar os objetivos estratégicos.

Por exemplo, ao falarmos sobre capital humano e crescimento da empresa, precisamos levar em consideração que profissionais qualificados geram resultados mais assertivos. E, para isso, o RH precisa colocar em prática ações de desenvolvimento. Afinal, quanto mais qualificada for a equipe, maiores as chances da empresa ter um faturamento positivo.

No sentido contrário, deixar de investir no capital humano pode ser um grande erro. Tenha em mente que os profissionais de hoje procuram cada vez mais por empresas que tenham ambientes positivos e que valorizam o crescimento do profissional. As organizações que não oferecem feedback, uma liderança ativa ou caminhos de desenvolvimento de carreira acabam perdendo os profissionais com alta performance.

No final das contas, essa falta de investimento acaba trazendo mais prejuízo para a empresa. Será que vale a pena?

Soluções para todos os tamanhos

Hoje, é possível encontrar ferramentas que caibam no orçamento de todas as empresas e que possuam soluções personalizadas de acordo com o tamanho do negócio. Ou seja, não existem mais desculpas para os gestores deixarem de investir no capital humano.

Com a Peex Brasil, você pode gerir equipes grandes e pequenas com a mesma qualidade, acompanhando em tempo real o desenvolvimento de cada colaborador. Além de conseguir identificar os profissionais com rendimento acima da média também é possível analisar os pontos fracos da equipe e os colaboradores que estão deixando de entregar as metas.

O sistema de RH da Peex oferece dados importantes que possibilitam a estruturação de planos de ação estratégicos. Com todas as informações na palma da mão, você e a sua equipe terão mais tempo para se concentrar no que realmente importa: desenvolvimento que traga resultado positivo.

Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma demonstração gratuita. O que você está esperando? Comece a maximizar o seu capital humano!

3 práticas de RH para pequenas empresas

Invista em um RH digital e impulsione seus resultados

Use a inovação para reter talentos