Saiba como utilizar a inovação para reter talentos na sua empresa e ficar um passo à frente da concorrência

A inovação pode ser aplicada com diversas finalidades, não apenas para criar um produto ou serviço. Se você está em busca de novas ações para o RH, aprenda a usar a inovação para reter talentos.

O que a sua organização faz para reter os talentos? Ou melhor, você sabe quem são os talentos dentro de cada departamento? E os seus líderes, eles estão valorizando o empenho e estimulando o desenvolvimento desses colaboradores?

O assunto está cada vez mais em alta e as empresas em uma corrida desenfreada em busca desses profissionais que “valem ouro”. Mas, será que elas estão tendo cuidado para identifica-los e retê-los? Muitas vezes os olhos dos gestores estão voltados mais tempo para o mercado do que para suas equipes, deixando passar em brancos ótimos profissionais internos.

Usar a inovação para reter talentos pode ser uma ótima saída para não cometer esses erros. Contudo, antes de começarmos, vale destacar que a inovação representa a criação de algo novo. Muitas pessoas acreditam que seja criar algo nunca visto ou espetacular, quando na verdade pode significar melhorar algo já existente e até mesmo fazer coisas de maneira diferente.

Implementar uma nova forma de liderar a equipe em uma empresa tradicional pode ser uma inovação; introduzir a utilização de tecnologia em processos totalmente manuais também pode ser considerada uma maneira de inovar. Ou seja, abrir o seu mindset e o dos seus líderes é o primeiro passo para reter os talentos.

Continue lendo esse post e saiba ainda mais sobre como a inovação pode ser um diferencial competitivo em sua empresa.

O que eles querem?

A sua equipe de RH precisa constantemente acompanhar as tendências do mercado para saber o que é oferecido pela maioria das organizações. Entender quais os benefícios que já são considerados commodities é importante para que sua empresa não fique para trás.

Diferente das antigas gerações de profissionais, os jovens das gerações Y e Z são mais propensos a mudar de emprego. Para eles, alguns itens são essenciais na hora de decidir entre ficar e sair: equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oportunidade de crescimento, ambiente flexível, etc.

Outro ponto que acaba contando, caso as vantagens entre as vagas sejam semelhantes, é a diferenciação dos benefícios. Muitas organizações estão investindo em elementos inovadores para atrair bons profissionais. Também é crucial que os gestores definam os valores da cultura organizacional, uma vez que os jovens profissionais são fortemente movidos a propósitos e valores.

É importante que um funcionário talentoso identifique os valores que regem a empresa. Assim como todos os demais diferenciais que ela possui frente ao mercado em relação a gestão de recursos humanos e vantagens. Você precisa mostrar para ele que existem oportunidades de crescimento, valorização, respeito e comprometimento.

Por isso costumamos dizer que é preciso “pensar fora da caixa”. Plano de carreira, feedbacks constantes, treinamentos, avaliação de desempenho, uma boa liderança e boas condições de trabalho se tornaram elementos básicos. A sua equipe precisa analisar o contexto geral, interno e externo, entender o perfil dos profissionais e inovar nas soluções.

Por último, vale reforçar que os líderes e o gestor de RH precisam acompanhar de forma ativa a evolução de seus colaboradores. Todo o cuidado para atrair talentos externos deve ser redobrado para reter os internos. Estar atento para identificar quais dos seus profissionais fazem a diferença e vestem a camisa da empresa pode ser o seu diferencial.

E nós podemos te ajudar

Nós, da Peex Brasil, acreditamos que todas as empresas são capazes de maximizar a gestão de recursos humanos. Conheça as nossas soluções para o seu negócio e use a inovação para reter talentos.