Gestão-de-talentos-entenda-como-colocar-em-prática-para-reter-os-melhores-colaboradores

Você sabe o que as empresas fazem para ter uma excelente gestão de talentos?

Imagine uma situação em que um colaborador está apresentando baixo desempenho. Então, você e a equipe de RH decidem desligá-lo. Mas, após ser contratado pela concorrência, esse mesmo colaborador passa a se destacar no mercado. Afinal, o que você fez de errado? Por que ele não apresentava uma boa produtividade? A resposta pode ser simples: a sua gestão de talentos não está tão boa.

Para te ajudar, preparamos este artigo com dicas valiosas sobre o assunto. Confira!

O que é gestão de talentos?

Primeiramente é preciso explicar que gestão de talentos é um conjunto de procedimentos adotados pelo setor de Recursos Humanos a fim de atrair, treinar e reter profissionais qualificados da empresa. Deste modo, é fácil entender quando digo que, no exemplo anterior, os gestores falharam em identificar o perfil do funcionário para tirar o maior proveito de suas habilidades.

O fato é que uma das grandes dificuldades das empresas está relacionada a identificar e lidar com as qualidades e necessidades de seus colaboradores. Conforme a empresa cresce, as responsabilidades aumentam e os gestores passam a não ter tanto cuidado ao avaliar a equipe e consequentemente acabam perdendo grandes talentos.

E é aí que entra a Matriz 9Box: o método ideal para solucionar este problema.

Matriz 9box

Através da metodologia 9box, avaliar o perfil de cada funcionário se torna uma tarefa rápida e simplificada, isso porque ela é uma ferramenta extremamente visual. Ou seja, em poucos minutos é possível traçar as qualidades, potencial e desempenho de cada colaborador.

Mas afinal, por que isso é importante? Pois assim você pode decidir se a melhor opção é o desligamento, treinamento ou remanejamento para outro setor da empresa.

Metodologia que traz resultado

Antigamente, os métodos de avaliação eram engessados e não possibilitavam entender as qualidades individuais dos colaboradores e como consequência a empresa ficava estagnada. Além disso, as avaliações não eram feitas periodicamente, deixando os feedbacks da equipe desatualizados.

Porém, o grande problema disso é fazer com que o colaborador não se sinta valorizado, ficando desmotivado e prejudicando ainda mais seu próprio desempenho. Por isso é interessante usar a Matriz 9box, uma vez que é possível encaixar cada funcionário no setor que ele possui mais aptidão.

Dica Peex Brasil: Manter as informações dos colaboradores registradas e atualizadas também é importante para ter um bom embasamento nas decisões futuras!

Para complementar a leitura, descubra como superar a baixa produtividade dos colaboradores.

E tem mais, quando um funcionário sabe o que precisa para crescer profissionalmente e vê isso acontecendo, ele passa a se interessar e se dedicar ainda mais, gerando resultados positivos para o seu negócio.

Proporcionar retornos a respeito do trabalho de alguém é uma forma de incentivá-la.

Sendo assim, adotar o método 9box é a melhor maneira de tomar decisões mais justas e confiáveis. Com isso, sua empresa se torna altamente atrativa para novos talentos, fazendo com que sua equipe profissional seja de alto nível.

Os benefícios do 9box na gestão de talentos

Além dos benefícios já citados, irei te apresentar outras vantagens de utilizar a Matriz 9box, dentre elas:

  • identificação dos talentos internos;
  • estruturação de plano de carreira;
  • estruturação de mapa sucessório.

Para ir além, confira como o 9box funciona na prática.

1) Identificação de talentos internos

Identificar os talentos que já estão dentro da sua empresa faz com que a rotatividade de colaboradores diminua, fazendo com que se desenvolvam profissionalmente e consigam apresentar resultados melhores para o seu negócio.

2) Estruturação de plano de carreira

Traçando um perfil dos colaboradores e identificando os talentos, é possível desenvolver um plano de carreira, já pensando no futuro da empresa. Com a 9box, é possível identificar os colaboradores que possam assumir cargos mais elevados.

A ferramenta leva em consideração tanto o seu desempenho passado quanto o potencial futuro e permite acompanhar os colaboradores já promovidos, permitindo checar se estão alcançando os resultados desejados.

3) Estruturação de mapa sucessório

Diretamente ligado ao tópico anterior e com elevado grau de importância, o mapa sucessório é fundamental para o andamento do seu negócio. Juntamente com o plano de carreira, é possível identificar os talentos com potencial de liderança e desenvolver suas habilidades de acordo com o perfil da empresa.

A maior vantagem disso é que evita processos seletivos desgastantes para contratar alguém que, no fim, pode não se encaixar na sua proposta de negócio. Ou seja: com um colaborador moldado, desde cedo, aos padrões da empresa, faz com que as coisas se encaixem mais facilmente.

Baixe agora nosso e-book e saiba mais a respeito da Matriz Nine Box.

Como organizar todos os dados

Pensando em você, a Peex Brasil criou uma ferramenta capaz de armazenar os feedbacks a respeito de seus colaboradores de forma clara e eficiente, além de possuir um sistema para avaliar o desempenho dos colaboradores. Além disso, nosso sistema conta também com um sistema de gestão de talentos 9box, permitindo que você descubra os talentos que existem dentro da sua empresa.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da gestão de talentos, chegou a hora de dar o próximo passo e aperfeiçoar seu processo de avaliação de desempenho! Através do nosso Curso 100% Online Analista 9box você ou a sua equipe de RH conseguirá conduzir Comitês de Calibração realmente eficazes para seus clientes internos. Venha conhecer!