Erros clássicos que atrapalham a avaliação de desempenho de funcionários

Aqui em nosso blog você já conferiu alguns artigos sobre avaliação de desempenho dos funcionários. Por exemplo:

Agora chegou a hora de conhecer alguns erros clássicos e como você pode evitá-los. Então, continue a leitura até o final para anotar alguns insights valiosos.

Quais são os erros clássicos que devem ser evitados?

1) Falta de engajamento de líderes e gestores

Um dos erros mais cometidos e que gera graves consequências na avaliação de desempenho é, sem dúvidas, a falta de engajamento das lideranças nesse processo. Infelizmente ainda existe uma crença forte em algumas organizações de que avaliar o desempenho da equipe é apenas mais uma burocracia.

O que acaba desmoralizando o intuito das avaliações em si. Afinal, ela é aplicada para obter dados concretos que auxiliem em uma gestão estratégica e eficaz. Se feita de maneira correta, ela ajuda no crescimento do colaborador, da empresa e favorece o ambiente de trabalho como um todo.

Sendo assim, é essencial que a liderança participe ativamente em todas as etapas do processo. Ou seja, desde a criação dos parâmetros e objetivos até o momento do feedback construtivo e criação de planos de desenvolvimento individuais.

2) Escolha inadequada de métodos avaliativos

Outro fator que pode atrapalhar qualquer avaliação de desempenho é optar por um método ineficaz. Não é porque determinada metodologia é uma tendência que ela se alinha com as necessidades e momento de sua equipe.

Avaliar a sua equipe exige planejamento e estratégia, assim como cada ação em uma gestão humana assertiva. Isso significa que você precisa refletir sobre os objetivos que pretende alcançar com ela e seus resultados.

Deste modo, ficará mais fácil entender a metodologia, o período e o fluxo mais adequado para a organização.

3) Não dar um feedback para o colaborador

Sempre que possível reforçamos em nossos conteúdos a importância do feedback para os colaboradores e as empresas. E não é por acaso.

Atualmente ainda vemos muitas empresas aplicando avaliações de desempenho sem fornecer uma devolutiva aos colaboradores.

Vale destacar que essa atitude é prejudicial não apenas para o colaborador, mas para os resultados da empresa. Isso porque sem um feedback construtivo esse processo se torna impessoal. Passando a impressão de que cada funcionário é somente um número na planilha de pagamento e no momento que apresentar um desempenho menor poderá ser desligado.

Além disso, a ausência de comunicação e devolutivas impede a construção de uma relação saudável e transparente entre gestor e equipe, já que os colaboradores podem se sentir cada vez mais perdidos, desvalorizados ou até mesmo frustrados. Afinal, o profissional não terá como saber se está correspondendo às expectativas ou quais são e como superar os pontos fracos.

4) Despreparo de quem aplica a avaliação de desempenho dos funcionários

De nada adianta uma liderança ativa, com um retorno construtivo e os métodos mais assertivos de avaliação se a equipe de RH e os gestores não souberem utilizar as ferramentas disponíveis, não é mesmo?

Então, tenha certeza de que todos estão prontos para aplicar as avaliações, extrair os dados necessários, consultar as análises disponíveis e construir bons feedbacks com a plataforma utilizada.

Aqui na Peex Brasil nós oferecemos treinamento completo para a equipe de RH extrair o melhor de cada funcionalidade dos nossos sistemas. Além disso, nossos consultores realizam o acompanhamento de todo o processo de implementação, oferecendo todo o suporte necessário para as empresas.

Como aprimorar a avaliação de desempenho dos funcionários?

Agora que você já sabe quais são os erros que devem ser evitados, que tal aprofundar seus conhecimentos em uma excelente metodologia para avaliação de desempenho e performance?

Com o nosso curso 100% online sobre matriz 9box, você aprende como acabar com o baixo desempenho da sua equipe. Tudo isso através de discussões assertivas sobre performance e potencial dos colaboradores. Aproveite!