5 passos para aplicar a avaliação de desempenho 360º na sua empresa

Com a avaliação de desempenho 360° você consegue aprimorar vários pontos dentro da sua empresa.

Em outro post nós falamos a respeito dos 4 tipos de avaliações de desempenho para usar na sua empresa e a importância de compreender em quais situações elas são mais úteis. Essa publicação teve uma ótima repercussão e por isso iremos trazer hoje somente as informações a respeito da avaliação de desempenho 360°.

Mas você sabe o que é isso?

O que é avaliação de desempenho 360°?

A avaliação de desempenho é uma análise para acompanhar a atuação dos colaboradores e garantir que estejam alinhados com a política da empresa. Geralmente é feita em forma de questionários ou apenas avaliando dados relacionados a produtividade.

Entretanto, como vimos anteriormente, existem várias formas de realizá-la, certo? O modelo 360° é o mais completo possível, pois engloba avaliação de competência, habilidade e comportamento do colaborador em questão. Ou seja, essa avaliação pode ser feita por todos que possuem contato com ele, seja o líder, os colegas e até mesmo os clientes.

Uma grande vantagem de utilizar esse modelo é que a avaliação se torna mais completa e justa, visto que é formulada com base em diferentes pontos de vista e, consequentemente, os pontos a serem melhorados ficam em evidência. Além disso, é um modelo de avaliação extremamente flexível, como veremos a seguir.

A metodologia de avaliação de desempenho 360° da Peex Brasil

O primeiro passo para usar a ferramenta de avaliação de desempenho da Peex é definir quais as competências a serem avaliadas, como por exemplo, a liderança.

O segundo passo é definir quais são os comportamentos que evidenciam cada uma das competências definidas. Por exemplo, se a cobrança periódica e de maneira clara por resultados for um comportamento esperado de um líder na empresa, a avaliação de liderança deve conter uma pergunta sobre essa questão no formulário.

Por fim, após definir esses 2 pontos, é preciso definir uma escala de avaliação. Uma sugestão nossa é sempre utilizar escalas pares como, por exemplo, a de 1 a 4. Mas, nosso sistema permite utilizar a escala preferida do cliente, como as que vão de 1 a 3, de 1 a 5 ou então de 1 a 10.

Levando em consideração que cada empresa sabe das suas necessidades, não existe um número exato de perguntas a serem feitas nos questionários. Ao final, o questionário deverá circular entre pares, subordinados e o respectivo chefe, além do próprio funcionário que irá se autoavaliar.

Como aplicar esse modelo na sua empresa em apenas 5 passos

Agora que você sabe quase tudo sobre a avaliação de desempenho 360°, preparamos algumas dicas para ajudar a aplicar isso na sua empresa!

1- Mantenha os dados em sigilo

Primeiramente, você precisa garantir o sigilo das informações e a legitimidade dos depoimentos. Caso contrário, o processo fica contaminado e perde a credibilidade. Então é importante que apenas pessoas de confiança tenham acesso a esses dados, ok?

2- Faça a avaliação com frequência

Por ser um novo método de avaliação (para seus colaboradores), ele irá gerar algumas desconfianças. Sendo assim, a melhor forma de aplicar a avaliação de desempenho 360° é utilizando-a com frequência. Então nossa sugestão é: defina um cronograma para sua aplicação e aumente sua ocorrência com o passar do tempo.

3- Tenha um bom feedback

É comum observar feedbacks que apontam somente os pontos negativos e como superá-los e esquecer que os pontos positivos também são importantes para o colaborador, pois mostram o caminho a seguir. Portanto, tenha um feedback completo que aponte o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido.

4- Não tome decisões precipitadas

É claro que a avaliação de desempenho 360° é um ótimo meio para avaliar sua equipe. Mas ao contrário do que muitas empresas fazem, sua decisão a respeito de promoção, desligamento ou remanejamento de um colaborador não pode se basear somente nela, devendo ser feita uma análise mais completa.

5- Utilize a tecnologia a seu favor

Sabemos que a tecnologia veio para ajudar todos nós. Então, a melhor estratégia é utilizá-la como uma aliada. Com a tecnologia certa, ter um modelo de avaliação de desempenho alinhado com as estratégias do negócio se torna uma realidade.

Pensando nisso, a Peex Brasil desenvolveu um sistema que de forma rápida e confiável, possibilita que você tenha em mãos um sistema de gerenciamento de competências e resultados completo. Nosso modelo de avaliação de desempenho melhora a performance dos colaboradores, aprimora a comunicação interna e ainda possibilita um crescimento saudável do negócio.

Mas não para por aí! Clique aqui e saiba mais sobre o modelo de avaliação de desempenho Peex Brasil.