Como estabelecer um bom ciclo de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um assunto recorrente aqui no blog justamente por ser um dos temas mais importantes quando se fala em RH. Por esse motivo, reunimos todas essas informações em um único texto, além, é claro, de falar da importância do ciclo de avaliação de desempenho.

E para começar, você sabe o que é avaliação de desempenho?

Em outro artigo nós definimos brevemente o seu significado quando explicamos a diferença entre gestão de desempenho organizacional e avaliação de desempenho, mas agora iremos falar de uma forma mais completa. Então para começar, a primeira coisa que você precisa saber é que a avaliação de desempenho foca nas ações de cada colaborador para poder tomar decisões a respeito do futuro da empresa. Em outras palavras, a avaliação de desempenho ajuda a analisar se as metas foram atingidas, o tempo que levou, como o colaborador lida com os colegas e etc.

E quais as vantagens de adotar esse método?

1. Retenção de talentos

Realizando essas avaliações você mapeia os resultados do colaborador dentro de um período de tempo. Ou seja, é um modelo mais visual e ajuda a enxergar o desempenho dele em determinadas tarefas. Com isso, ficam evidentes os pontos que ele tem mais facilidade e, assim, identificar os talentos da sua empresa se torna algo fácil.

2. Aumenta a transparência das decisões

Pelo simples fato de a avaliação de desempenho envolver outros profissionais e não somente os líderes, faz com que o feedback seja mais justo. Consequentemente, ao tomar uma decisão a respeito do futuro de determinado colaborador, evita dúvidas sobre a veracidade do processo e com isso, a equipe passa a confiar de fato na empresa.

Além disso, se algum funcionário está indo contra a cultura organizacional da empresa e tomam alguma atitude para combater isso, os demais colaboradores se sentem ouvidos e melhora os resultados das avaliações.

3. Aumenta o desenvolvimento profissional

Anteriormente dissemos que a avaliação de desempenho permite um mapeamento mais visual de todos os pontos fortes e fracos dos colaboradores. Sendo assim, com esse feedback em mãos, o setor de RH direciona melhor os treinamentos e o colaborador investe mais energia para melhorar seus pontos fracos.

Está gostando da leitura? Aproveite para conhecer mais benefícios de adotar a avaliação de desempenho na sua empresa.

Agora que você entendeu os benefícios que você pode obter fazendo uma avaliação de desempenho de qualidade, vamos aprender como aplicá-la?

O que você precisa saber na hora de iniciar um ciclo de avaliação de desempenho

Resultados e Comportamentos na avaliação de desempenho

Alguns estudiosos do assunto dividem a avaliação de desempenho em duas partes: os resultados e os comportamentos.

Para entender de maneira fácil, os resultados são definidos como o que o colaborador produz e o comportamento é como ele faz isso. Então, essas duas dimensões são a base da avaliação de desempenho. Então anota a primeira dica:

Para fazer uma boa avaliação de desempenho, o questionário utilizado deve conter perguntas a respeito desses dois aspectos.

Depois que as metas deixaram de ser a única forma de avaliação, surgiu a dúvida de como os colaboradores atingiam determinados resultados e por isso o comportamento é um ponto avaliado nos dias de hoje.

Já os resultados se baseiam em vários fatores, como:

  • Responsabilidade daquele colaborador;
  • Qual o tempo para atingir aquele objetivo;
  • Quantidade de erros e acertos (em caso de relatórios, por exemplo)

Dessa maneira, essas duas dimensões devem aparecer em uma boa avaliação de desempenho.

A duração do ciclo de avaliação de desempenho

Há alguns anos, o padrão era fazer uma avaliação de desempenho anual e servia para ter um panorama geral da empresa. Entretanto, implantando avaliações em períodos menores você obtém um melhor aproveitamento pois os dados são baseados em fatos recentes e como consequência, ficam mais precisos.

Apesar de alguns considerarem avaliações de desempenho custosas para a organização, não precisa ser assim. É totalmente possível realizar avaliações simples, baseando-se apenas em um dos critérios já citados e em períodos mais curtos. Depois, uma ou duas vezes ao ano, realizar uma super avaliação de desempenho que servirá como base para tomar decisões do próximo ano ou semestre.

Além disso, a melhor forma de otimizar valores investidos nessas avaliações é contar com um sistema de gestão que ofereça esse serviço.

Clicando aqui você poderá experimentar grátis uma versão simplificada dos nossos sistemas para avaliar até 25 colaboradores da sua equipe!

 

Use o sistema Peex Brasil e maximize o potencial da sua equipe!