Equipe multidisciplinar: entenda o significado e como estruturá-la

Uma equipe multidisciplinar é muito útil para incluir novas soluções nas questões do dia a dia.

Você sabia que com a equipe multidisciplinar as suas chances de melhorar a produtividade aumentam, pois o nível da equipe é maior? Isso se deve ao fato de que um grupo formado por profissionais de várias áreas faz com que as decisões sejam tomadas de forma mais estratégica.

Mas… O que é equipe multidisciplinar? De forma simples, é um grupo formado por profissionais de várias áreas e, com isso, agrega vários conceitos diferentes na busca de um mesmo objetivo. Dessa forma, o resultado obtido por vezes é até melhor do que o esperado. A chance de conseguir uma equipe de alta performance com esse modelo é elevada.

Contar com colaboradores de diversas áreas do conhecimento é importante para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

Para ficar mais claro vou dar um exemplo. Em uma equipe de futebol encontramos psicólogos, cardiologista, publicitário, o treinador etc. Você concorda que nenhum deles está atrapalhando o desempenho do time? É exatamente o contrário, estão agregando ainda mais valor. É assim que funciona uma equipe multidisciplinar.

Ficou interessado? Leia esse artigo e descubra outros modos de desenvolver uma equipe de alta performance!

Conheça seus benefícios

Agora que você já entendeu o que é equipe multidisciplinar, vamos elencar os principais benefícios de possuí-la em sua empresa.

Decisões mais conscientes

Em primeiro lugar, a equipe multidisciplinar é sinônimo de decisões mais bem pensadas. O motivo? É simples. Imagine um processo seletivo que possui um psicólogo na equipe. Esse profissional vai auxiliar na avaliação do candidato e, em seguida, na decisão de contratá-lo ou não.

Em segundo lugar, contar com uma equipe que possui diferentes tipos de conhecimento faz com os problemas sejam vistos com outros olhos. Em outras palavras, profissionais de áreas diferentes enxergam a situação também de forma diferente e isso funciona como uma espécie de “segunda opinião”. Assim, é possível chegar em mais de uma solução.

Inovação e Criatividade

Com esse modelo de equipe é comum surgirem novas soluções. Em outras palavras, um grupo que possui vivências profissionais distintas consegue inovar nas soluções encontradas por um grupo de mesma formação.

A criatividade também é um fator importante na hora de resolver os problemas. Além disso, inovar e apostar soluções criativas é determinante para se destacar no mercado.

Motiva os colaboradores

Diversos estudos já demonstraram que aprender algo novo aumenta o potencial criativo e também a autoestima. Mas não para por aí: o esforço para aprender algo novo libera dopamina no cérebro e é a principal responsável pela motivação e autoestima.

Então, possuir pessoas com funções diferentes em uma mesma equipe faz com que todos tenham novas experiências e aprendam algo novo, melhorando o engajamento dos colaboradores e até mesmo a produtividade.

Como estruturar uma equipe multidisciplinar na sua empresa

Depois de conhecer alguns benefícios, vamos te mostrar como introduzir uma equipe multidisciplinar na sua empresa. Os passos essenciais que devem ser seguidos são:

1) Defina um objetivo

Antes de começar a montar a equipe, defina um objetivo e qual o resultado esperado. Fazer isso irá te ajudar nos próximos passos. Em outras palavras, o objetivo e o resultado definido servirão como base para tomar as próximas decisões.

2) Identifique as habilidades necessárias

Juntamente com o tópico anterior, vai ser muito importante que você identifique as habilidades necessárias para executar aquela tarefa. É preciso entender quais especialistas serão necessários para atingir o objetivo. Conforme já demos o exemplo, em um processo seletivo, um profissional da psicologia é fundamental para ajudar na tomada de decisões.

3) Defina a função de cada colaborador na equipe

Esse é um ponto muito importante. Deixar claro o papel de cada um na busca daquele objetivo faz com que os colaboradores saibam exatamente o que precisam fazer. É possível utilizar a tecnologia para auxiliar no esclarecimento dessas informações.

4) Confira a compatibilidade entre a equipe

Não menos importante do que os outros passos, é importante existir afinidade entre os membros da equipe visto que a falta dela acarreta resultados negativos. Assim, ao invés de construir uma equipe produtiva e focada você poderá estar criando um grupo que estará em constante conflito.

5) Invista em uma boa comunicação

Esse ponto também é muito importante. Para que o modelo de equipe funcione na sua melhor forma, é necessário que o líder e a equipe tenham uma comunicação aberta e clara. Esse passo envolve não só a comunicação do cotidiano, mas também a comunicação escrita, através dos feedbacks.

Em diversas postagens do blog falamos sobre a importância de um feedback bem estruturado. Então fique atento à essa situação, pois é crucial para que todos da equipe estejam concentrados e dispostos a atingir o objetivo proposto.

6) Utilize um bom sistema

Por fim, é extremamente importante utilizar um bom sistema de avaliação para obter os dados mais precisos sobre o desempenho da equipe. Com o sistema desenvolvido pela Peex Brasil você realiza avaliações periódicas e conta com o relatório de todas as outras já feitas. Com isso, é possível traçar ações táticas para impulsionar o seu negócio.

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