Entenda como o OKR pode ajudar sua empresa a crescer

Saiba tudo sobre a metodologia responsável pelo sucesso de grandes empresas

No final do ano passado publicamos um artigo sobre planejamento estratégico com o OKR, e hoje iremos tratar somente dessa metodologia que alavancou empresas como Google, Twitter e Airbnb.

O OKR é uma metodologia recente e foi desenvolvida pelo então CEO da Intel. Após sua criação e aplicação, notou-se uma maior agilidade na conquista de objetivos da empresa. Ficou interessado? Confira então esse artigo e descubra seus principais benefícios.

O que é OKR?

Traduzida do inglês, OKR é a abreviação de objetivos e resultados-chave (Objectives and Key Results). De forma simples, a metodologia ajuda a estruturar os objetivos do seu negócio, as formas de alcançá-los e os resultados esperados. Vale lembrar que a definição de objetivos e a conquista destes é essencial para o crescimento da empresa. Portanto, implementar um sistema que ajude nessa função é uma das chaves do sucesso de grandes empresas.

Como funciona essa metodologia?

Primeiramente devemos entender o que significa cada elemento. Os objetivos representam o que se deseja atingir. Por sua vez, os resultados-chave representam o que é preciso para conquistar o objetivo. Deste modo, para ficar um pouco mais claro, observe o exemplo:

Objetivo: Possuir uma equipe qualificada dentro de 1 ano.

Resultados-chave:

  1. Identificar os talentos internos dentro de cada setor a cada trimestre.
  2. Analisar o desempenho dos colaboradores.
  3. Treinar o melhor colaborador de cada área para assumir um cargo maior.

Conforme podemos observar, o exemplo anterior foi específico quanto a números e prazos. Afinal, objetivos claros auxiliam na motivação dos colaboradores. Ficou interessado em ter uma equipe mais qualificada? Então confira nosso artigo sobre retenção de talentos (colocar link do 9box).

As vantagens da aplicação OKR

Ainda em dúvida sobre a adoção do OKR? Não se preocupe! Elencamos as maiores vantagens de sua aplicação.

Flexibilidade de aplicação

À primeira vista a metodologia soa como algo fixo, mas é uma visão completamente errada. A sua vantagem é a possibilidade de aplicação de forma gradual. Sendo assim, é viável começar sua implementação aos poucos e apenas em um departamento. Em seguida, após entender seu funcionamento, é possível progredir para outras áreas da empresa. Dessa forma, podem ser feitos os ajustes necessários de forma rápida e que servirão para os próximos departamentos.

Estratégias voltadas para o seu negócio

Com essa metodologia é possível criar um mapa estratégico da sua empresa de uma forma mais clara. Ou seja: é possível definir quais são as prioridades atuais do seu negócio. Dessa forma, os colaboradores conseguem entender o que é necessário e os líderes conseguem direcionar as equipes corretamente. Logo, a produtividade aumenta e evita desperdício de recursos.

Maior engajamento de colaboradores

Já dissemos antes sobre a importância dos colaboradores se sentirem valorizados. O OKR pode ajudar nessa função uma vez que fica clara a importância de cada um para atingir o objetivo.

Juntamente com isso, é fundamental unir os OKRs com uma ferramenta de gestão de pessoas. Assim, além do colaborador saber sua importância, faz com que ele se esforce para atingir o objetivo e crescer dentro da empresa. O resultado direto é que o desempenho individual e coletivo aumente.

Mas não se esqueça: é crucial que sua equipe receba feedback a respeito de seus trabalhos.

Monitoramento de resultados

Com os OKRs fica simples e rápido acompanhar se os resultados-chave estão sendo alcançados e consequentemente se os objetivos estão sendo atingidos. Dessa forma, é possível traçar planos de ação caso as coisas estejam saindo fora do planejado.

Os erros mais comuns da aplicação OKR

Todos sabem que aprender com os erros é a melhor maneira de desenvolver suas habilidades. Mas como nem sempre é assim, com esse tópico vou te ajudar a implementar a ferramenta da melhor forma possível.

Aplicação de forma brusca

A melhor forma de utilização do OKR é se aproveitando da flexibilidade que a ferramenta proporciona. Um dos erros mais comuns é uma implementação de forma brusca. O ideal é que seja feita uma aplicação gradual, ou seja:

  • Menor número de OKR para um maior número;
  • Prazos mais curtos para prazos mais longos;
  • Objetivos mais simples para objetivos mais desafiadores.

Sendo assim, é necessário começar a implementação aos poucos para que todos se acostumem com esse método de trabalho. Além disso, é importante que, ao final do processo, a metodologia tenha atingido todas as áreas da empresa e não somente as de vendas ou relacionamento com o cliente.

Definir muitos OKRs

É importante lembrar que estamos trabalhando com pessoas e não com máquinas. Dessa forma, é importante definir objetivos reais e possíveis. A fixação de muitos objetivos e resultados-chave faz com que eles sejam esquecidos e demorem mais para serem alcançadas. Por esse motivo, o indicado é que os OKRs não passem de 10, ok?

Criação de objetivos desproporcionais

Um erro bem comum na implementação dessa metodologia é criar um OKR extremamente difícil de alcançar. Ou então, criar um objetivo possível mas não dentro do prazo estipulado. Sendo assim, é fundamental que o prazo esteja de acordo com o que deseja ser alcançado.

Em contrapartida, a definição de OKRs extremamente fáceis faz com que a equipe fique desmotivada, afinal, não existe desafio. Então, a melhor forma de funcionamento é um equilíbrio na hora de traçar seu plano estratégico.

Falta de análise dos resultados

Anteriormente dissemos que uma grande vantagem é a possibilidade de um bom monitoramento dos resultados. Entretanto, do que adianta se eles não são analisados? Veja: não é aceitável confundir esforços com resultados. Por maior que tenham sido os esforços, se não alcançou o resultado esperado é sinal de que algo está errado. Sendo assim, é preciso focar na análise de resultados e definir o melhor plano de ação.

A melhor maneira de analisar resultados é com um sistema completo que te auxilie nessas atividades. Com a Peex Brasil é possível implementar o OKR de forma simples. A ferramenta possui uma função de gerir metas diretamente ligada a avaliação de desempenho da equipe.

Agende agora sua demonstração gratuita para gerenciar e otimizar a performance dos seus colaboradores.