tipos-de-avaliação-de-desempenho

Para que a avaliação de desempenho traga resultados concretos para o negócio, ela precisa ser bem estruturada, seguindo políticas e estratégias vigentes.

É possível encontrar no mercado inúmeros tipos de avaliação de desempenho. Mas, lembre-se, antes de escolher um modelo para aplicar na sua equipe, é preciso avaliar se ele está de acordo com a cultura organizacional existente. Além disso, o grau de maturidade dos colaboradores pode interferir no sucesso das avaliações.

Por isso, compreender os tipos de avaliação de desempenho e em quais situações elas podem ser aplicadas é o primeiro passo. Para saber mais sobre o assunto e identificar o tipo que se enquadra na sua equipe, continue a leitura.

Confira também: Saiba como usar a avaliação de desempenho em pequenas e médias empresas.

Quais tipos de avaliação de desempenho se enquadram na sua empresa?

Atualmente, como é aplicada a avaliação de desempenho na sua equipe? Esse formato gera resultados concretos, análises confiáveis e melhorias no desempenho dos colaboradores? Se a resposta for não, considere reavaliar o modelo atual, pensando no que pode ser aprimorado.

Confira abaixo 4 tipos que são frequentemente encontrados nas empresas:

Avaliação 360º

A avaliação 360º abrange a análise de diferentes níveis hierárquicos, uma vez que leva em consideração a avaliação de todos que realizam interações com o colaborador. Nesse sentido, são convidados a participar: o líder direto, os colegas de equipe, clientes e até mesmo fornecedores.

Com isso, busca-se minimizar as interferências que podem ser ocasionadas pela opinião externa de uma única pessoa, seja ela positiva ou negativa. Ao compilar todas as respostas é possível obter um feedback mais completo sobre os pontos que precisam ser trabalhados.

Vale lembrar que com o avanço das estruturas organizacionais e a flexibilização da disposição hierárquica em alguns negócios, esse tipo de avaliação está sendo cada vez mais implementado pelos departamentos de RH.

Avaliação direta

Ainda hoje a avaliação direta é o tipo mais utilizado quando o assunto é desenvolvimento dos colaboradores. Ela consiste na análise do líder direto, tendo em vista que ele é o profissional que tem maior contato com o profissional.

Entende-se que o líder direto conhece o perfil, postura, competências, entregas e limitações de cada liderado. Ou seja, todas as informações necessárias para avaliar e guiar o colaborador rumo a resultados melhores.

Porém, como há uma convivência direta entre os envolvidos, o departamento de RH precisa acompanhar os processos para garantir que não haverão interferências. Em alguns casos, o líder pode ter uma boa relação com o liderado e ignorar alguns pontos a serem melhorados. Em outros casos ambos podem ter uma relação conflituosa, resultando em avaliações distorcidas.

Autoavaliação

Primeiramente vale ressaltar que o modelo de avaliação direta é recomendado para equipes que já possuem um determinado nível de maturidade e autoconhecimento. Uma vez que o próprio colaborador será o responsável por realizar a sua análise, a percepção para críticas e desenvolvimento precisa estar presente de forma construtiva.

Em um primeiro momento, cada colaborador é convidado a realizar uma autorreflexão a respeito de pontos pré definidos – seja pelo departamento de RH ou pelo líder direto. Nessa etapa, cabe ao colaborador identificar os seus potenciais e limitantes, bem como ações que podem ser aplicadas para aperfeiçoamento.

Feito isso, o líder direto é convidado a refletir sobre os pontos apresentados e validar junto com o liderado se a avaliação está de acordo ou não. O líder precisa ter em mente que esse é um momento voltado para o aprimoramento profissional e que ele será um norteador. Portanto, deve evitar julgamentos e manter a impessoalidade.

Avaliação em equipe

Outro modelo de avaliação de desempenho muito utilizado e que costuma gerar bons resultados é a avaliação em equipe. Através dela os líderes conseguem alinhar os integrantes, somar esforços, ajustar gaps e estimular a cooperação na busca por resultados.

Ela pode ser realizada de duas formas: o líder direto avalia a equipe como um todo, elencando os potenciais, as entregas e os pontos a serem aprimorados; ou, nos casos onde a equipe já está integrada e possui bons indicadores de maturidade, os próprios membros dão os feedbacks uns aos outros, selecionando objetivos de desenvolvimento.

Independente do modelo escolhido, tenha em mente que a avaliação de desempenho deve possibilitar a identificação, diagnóstico e análise da performance, postura profissional e competências dos colaboradores.

Contar com sistemas de RH que possibilitam o cruzamento de dados e mensuração evolutiva da performance profissional favorecem uma gestão estratégica dos recursos humanos disponíveis. Dessa forma, os líderes conseguem tomar decisões mais assertivas, identificar os talentos existentes e os colaboradores abaixo da média.

Entre em contato com a Peex Brasil e potencialize a sua avaliação de desempenho. E para receber conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

Potencialize suas avaliações de desempenho com a matriz 9 Box