Matriz 9 Box

Como a sua empresa está gerindo a avaliação de desempenho? A ferramenta utilizada permite o tratamento equitativo e é apropriada para disponibilizar dados estratégicos para reduzir a rotatividade e melhorar a retenção de talentos? Saiba como a matriz 9 Box pode te ajudar.

Descubra como a sua empresa pode diminuir a rotatividade e melhorar a retenção de talentos utilizando a matriz 9 Box

O período de avaliação de desempenho se aproxima, os gestores começam a realizar anotações às pressas sobre cada colaborador enquanto os mesmos começam a ficar preocupados com os feedbacks que estão por vir. O clima passa de serenidade a tensão.

Chega o momento da avaliação e os resultados são colocados de forma negativa ou até mesmo antiética. Alguns desligamentos tornam-se inevitáveis, deixando os gestores em uma posição desconfortável e as atividades acumuladas.

Você já passou por uma situação semelhante? Conhece alguma empresa que ainda vive essa tensão?

Segundo a Harvard Business Review, as avaliações de desempenho estão entre as atividades que os colaboradores e gestores menos gostam. Isso pode ser uma consequência dos antigos modelos de gestão que geravam situações semelhantes com a descrita anteriormente.

Entretanto, uma boa avaliação de desempenho é capaz de estimular o interesse dos colaboradores e impactar nos resultados da empresa, uma vez que avalia o desempenho passado para otimizar o futuro.

Para isso, é preciso que os gestores reconheçam a importância dessas interações e saibam como conduzi-las, identificando de forma eficaz os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe.

Vale destacar também a importância de padronizar os procedimentos para evitar favoritismo, garantindo que todos os colaboradores tenham oportunidades iguais. Dessa forma, a empresa enfatiza práticas como tratamento justo, transparência e ética.

Existem muitas formas de implantar uma avaliação de desempenho estratégica em sua empresa. A seguir faremos uma breve apresentação da matriz 9 Box, criada pela consultoria McKinsey para ser aplicada na GE (General Electric). Continue lendo esse post e potencialize ainda mais seus resultados.

O que é matriz 9 Box?

Atualmente podemos encontrar diversas ferramentas de avaliação de desempenho no mercado. Portanto, é muito importante que você estude sobre elas para entender qual se aplica melhor no seu modelo de negócio. Questione qual delas trará informações significativas com dados mensuráveis, objetivos, verificáveis e atingíveis.

A matriz 9 Box é recomendada para a gestão de colaboradores, viabilizando a estruturação de ações como, por exemplo: mapeamento de talentos, plano sucessório, bonificações, promoção e movimentação lateral, necessidade de treinamentos, desligamentos e discussões evolutivas sobre a equipe.

Ou seja, através desses dados o gestor consegue ter um mapeamento visual de seus colaboradores para traçar um panorama estratégico do futuro.

Tais análises são resultantes do cruzamento de informações a respeito do potencial (competências) x desempenho (metas) de cada colaborador.  Na imagem abaixo você pode entender mais sobre o plano cartesiano utilizado para as avaliações:

Para saber mais, leia também O que é 9 box e como funciona na prática.

Mas, por que isso é importante?

É primordial que os gestores saibam quem são os colaboradores que trazem resultados ao mesmo tempo que possuem as competências consideradas como essenciais pela cultura organizacional.

Esses funcionários precisam ser identificados o quanto antes pois são considerados os high potencial da organização e podem ser absorvidos pelo mercado. Do mesmo modo, os gestores precisam saber quem não está atingindo os objetivos ou não se enquadra nas competências do cargo ou da cultura organizacional.

Através desse plano cartesiano, os líderes das organizações conseguem compreender de forma rápida o contexto atual, viabilizando a criação de estratégias para a gestão do capital humano na organização. Portanto, é de suma importância que a avaliação seja realizada de forma eficaz, sendo responsabilidade do gestor uma classificação ética que retrate a realidade de cada colaborador.

No entanto, os benefícios da matriz 9 Box não param por aí. Em sua etapa final, a ferramenta cria um cenário favorável para a educação da liderança, uma vez que os gestores da organização precisam se reunir para calibrar os resultados das avaliações, discutir o cenário encontrado e explorar quais medidas podem ser tomadas em cada situação.

Vá mais longe!

Se você quer colocar tudo isso em prática e potencializar os resultados da sua equipe, entre em contato com a Peex Brasil. Nós temos a solução ideal para você otimizar a avaliação de desempenho e aproveitar de maneira estratégica todo o capital intelectual da sua empresa. Tem interesse em saber mais sobre 9 Box na prática? Participe da 7ª edição do Workshop 9BOX formação de analista, que será realizado no dia 21 de setembro de 2018.