RH estratégico

O 9BOX é uma ferramenta eficiente para gestão de talentos, pois ajuda na escolha da sucessão de liderança, dá uma visão clara sobre o desempenho dos funcionários e fornece suporte à atuação do RH estratégico na empresa.

Além disso, ajuda a tomar decisões relacionadas ao remanejamento de funcionários, promoções, treinamentos e à promoção do engajamento. Para saber mais sobre o 9BOX, suas vantagens e como pode ser implantado, acompanhe este post.

RH estratégico: Como funciona o 9BOX?

Essa metodologia consiste em um quadro formado por 9 campos, onde os funcionários são “encaixados” de acordo com seus desempenhos e potenciais. O eixo Y, de baixo para cima, define o potencial. O eixo X, da esquerda para a direita, é onde se marca o desempenho. Com os quadros, é possível definir se um colaborador está com o desempenho insuficiente ou acima das expectativas, possibilitando 9 classificações ao todo.

A partir dessas informações, o profissional de RH estratégico consegue identificar se o colaborador pode assumir um cargo mais elevado, se precisa de treinamentos, etc. É uma ferramenta que leva em consideração tanto o seu desempenho passado quanto o potencial futuro.

Como essa ferramenta ajuda o profissional de RH?

O 9BOX ajuda na diminuição da rotatividade, melhora a retenção dos talentos e serve como base para que eles possam ser desenvolvidos profissionalmente até conseguirem apresentar resultados melhores para a organização. A metodologia também ajuda a acompanhar os colaboradores já promovidos, permitindo checar se estão alcançando os resultados desejados.

Essa ferramenta fornece um panorama eficiente dos talentos disponíveis, permitindo avaliar como está o capital humano da empresa. Facilita, também, o diálogo entre gestores e oferece várias perspectivas, em vez de uma análise feita apenas por uma pessoa.

Além disso, o trabalho de um RH estratégico está na visão global da equipe, na avaliação mais atenta dos talentos que estão à disposição e seus graus de habilidade. Os líderes têm uma noção mais exata dos investimentos necessários para capacitar essas pessoas e do que podem esperar delas para o futuro da empresa.

Sabendo como podem crescer profissionalmente, os funcionários se sentem mais motivados e passam a se interessar mais pelo trabalho, dando resultados positivos.

Como implementar o 9BOX?

Para ter uma boa implementação do 9BOX na empresa, é interessante contar com profissionais que já tenham experiência nesse tipo de avaliação e que possam desenvolver com mais assertividade os conceitos da ferramenta, aumentando as chances de sucesso da gestão.

A liderança deve entender como funciona o processo, e os funcionários precisam estar preparados para a avaliação. Uma boa conversa explicando os propósitos da análise ajuda a engajar os envolvidos.

Também é importante definir os critérios de cada categoria e quais padrões os empregados devem alcançar. A definição prévia e bem estruturada evita falhas ou injustiças na hora de “encaixar” os avaliados em cada campo, diminuindo a interferência de julgamentos que, por ventura, contaminem o processo. Esses critérios devem ser claros e objetivos.

Procure realizar a avaliação de tempos em tempos, para que o desempenho do funcionário possa ser sempre acompanhado. Mantenha os feedbacks atuais e alinhe esse crescimento aos objetivos da empresa.

Contar com o apoio de um sistema que ofereça a ferramenta 9BOX dentro de suas soluções de avaliação de desempenho pode ajudar muito.

A Peex Brasil é uma empresa que dispõe desse know-how, pois tem a expertise e o conhecimento necessário para apoiar o RH estratégico nesse processo. Para aprender mais sobre o assunto, você ainda pode participar da 7ª edição do Workshop 9BOX que ocorrerá no dia 21 de setembro de 2018, ministrado pelos especialistas da Peex Brasil.