O que é 9box e como funciona na prática?

9box é uma conhecida metodologia que ajuda empresas do mundo todo na hora de maximizar o potencial humano.

Essa ferramenta fornece um panorama eficiente dos talentos disponíveis, permitindo avaliar como está o capital humano da empresa. Facilita, também, o diálogo entre gestores e oferece várias perspectivas, em vez de uma análise feita apenas por uma pessoa.

Mas, se você ainda não sabe o que é 9box, esse post poderá te ajudar!

Para ir além, confira o ebook completo: Matriz nine box – Tudo o que você precisa saber.

O que é 9box? 

Essa metodologia consiste em um quadro formado por 9 campos, onde os funcionários são “encaixados” de acordo com seus desempenhos e potenciais. O eixo Y, de baixo para cima, define o potencial. O eixo X, da esquerda para a direita, é onde se marca o desempenho.

Dessa forma, os quadros permitem definir se um colaborador está com o desempenho insuficiente ou acima das expectativas, possibilitando 9 classificações ao todo.

A partir dessas informações, o profissional de RH estratégico consegue identificar se o colaborador pode assumir um cargo mais elevado, se precisa de treinamentos, etc. É uma ferramenta que leva em consideração tanto o seu desempenho passado quanto o potencial futuro.

RH estratégico x 9box

O 9box é uma ferramenta eficiente para gestão de talentos. Isso porque além de ajudar na escolha da sucessão de liderança, também dá uma visão clara sobre o desempenho dos funcionários e fornece suporte à atuação do RH estratégico na empresa.

Além disso, ajuda a tomar decisões relacionadas ao remanejamento de funcionários, promoções, treinamentos e à promoção do engajamento.

Benefícios do 9box para o RH

O 9box ajuda na diminuição da rotatividade, melhora a retenção dos talentos e serve como base para que eles possam ser desenvolvidos profissionalmente até conseguirem apresentar resultados melhores para a organização. Isso sem contar que a metodologia também ajuda a acompanhar os colaboradores já promovidos, permitindo checar se estão alcançando os resultados desejados.

Além disso, o trabalho de um RH estratégico está na visão global da equipe, na avaliação mais atenta dos talentos que estão à disposição e seus graus de habilidade. Os líderes têm uma noção mais exata dos investimentos necessários para capacitar essas pessoas e do que podem esperar delas para o futuro da empresa.

Afinal, sabendo como podem crescer profissionalmente, os funcionários se sentem mais motivados e passam a se interessar mais pelo trabalho, dando resultados positivos.

Como implementar o 9box?

Para ter uma boa implementação do 9box na empresa, é interessante contar com profissionais que já tenham experiência nesse tipo de avaliação e que possam desenvolver com mais assertividade os conceitos da ferramenta, aumentando as chances de sucesso da gestão.

A liderança deve entender como funciona o processo, e os funcionários precisam estar preparados para a avaliação. Nesse sentido, uma boa conversa explicando os propósitos da análise ajuda a engajar os envolvidos.

Também é importante definir os critérios de cada categoria e quais padrões os empregados devem alcançar. A definição prévia e bem estruturada evita falhas ou injustiças na hora de “encaixar” os avaliados em cada campo, diminuindo a interferência de julgamentos que, por ventura, contaminem o processo. Esses critérios devem ser claros e objetivos.

Procure realizar a avaliação de tempos em tempos, para que o desempenho do funcionário possa ser sempre acompanhado. Além disso, mantenha os feedbacks atualizados e alinhe esse crescimento aos objetivos da empresa.

Por fim, para ter ainda mais sucesso, conte com o apoio de um sistema que ofereça a ferramenta 9box dentro de suas soluções de avaliação de desempenho. A Peex Brasil é uma empresa que dispõe desse know-how, pois tem a expertise e o conhecimento necessário para apoiar o RH estratégico nesse processo.

Agora que você já sabe o que é 9box, te convidamos para participar do nosso curso online formação analista 9box.

Confira também:

Comitê de calibração: peça chave para o sucesso da matriz nine box

Tenha uma matriz 9 box de sucesso com o sistema da Peex Brasil