Avaliação de desempenho em PMEs

Usar a avaliação de desempenho em pequenas e médias empresas pode ser uma forma estratégica de melhorar a performance da equipe, descubra como colocar em prática

Uma boa avaliação de desempenho em PMEs (pequenas e médias empresas) pode ser capaz de mudar resultados e fomentar equipes de alta performance. Saiba mais.

Você com certeza já ouviu falar em avaliação de desempenho, inclusive há grande probabilidade de já ter participado de algum processo. Afinal, ela é uma ferramenta muito utilizada nas empresas há algumas décadas.

Todavia, com as constantes transformações do mundo corporativo, as avaliações de desempenho passaram por evoluções. Tais mudanças englobam desde a forma de realizar o processo, até o foco principal. Hoje, fala-se muito sobre itens que nem sempre foram levados a sério, como, por exemplo: ética, respeito, transparência e meritocracia.

Outra mudança positiva foi a evolução da tecnologia, resultando em inúmeras ferramentas que dão suporte a gestão de pessoas. Funções que eram trabalhosas, caras e que muitas vezes resultavam em erros, passaram a ser rápidas, confiáveis e econômicas.

Esse novo cenário favoreceu as médias, pequenas e microempresas, uma vez que tornou acessível elementos que até então só poderiam ser implementados em grandes corporações. Dentre eles, podemos citar a avaliação de desempenho.

Se você ou a sua equipe de RH ainda utiliza planilhas de Excel apenas para registrar o histórico de seus colaboradores, saiba que já existem soluções que podem te ajudar. Continue lendo esse post e aprenda a usar a avaliação de desempenho em PMEs de forma estratégica.

Para ir mais longe, leia também: Gestão de pessoas para pequenas e médias empresas.

Por onde começar?

O primeiro passo é compreender que o processo de avaliação de desempenho precisa ser levado a sério por todos, principalmente pela liderança. Caso contrário, poderá ser apenas dispendioso e sem retornos concretos. Por isso, o ideal é implementar na empresa uma cultura favorável ao processo.

A segunda etapa é refletir sobre a relevância de mensurar o desempenho da equipe. Você sabe quais são os seus melhores funcionários? Conhece o histórico de produção de cada equipe? Quais posturas profissionais não estão condizentes com os valores da organização? Onde os resultados poderiam ser melhorados?

Essas são apenas algumas reflexões que precisamos fazer a respeito da performance. De maneira geral, a avaliação de desempenho em PMEs é uma forma de analisar comportamentos e resultados durante determinado período de tempo, permitindo um diagnóstico geral da empresa. A partir dele, torna-se viável traçar um plano de ação que seja objetivo.

Monitorar o desempenho bem como a evolução dos colaboradores pode ser um grande diferencial, afinal, são produzidas informações capazes de nortear os líderes e o departamento de recursos humanos.

Pontos essenciais

Para que a avaliação de desempenho em PMEs seja consistente, ela precisa ocorrer com periodicidade. Após analisar o perfil do negócio, as métricas e o modelo de avaliação que mais se enquadra – autoavaliação, avaliação 90º, avaliação 180º, avaliação 360º, avaliação por competências, avaliação por objetivos, entre outras -, o gestor de RH precisa definir com que frequência ocorrerá o processo.

O método escolhido precisa ser padronizado, bem como baseado em princípios como neutralidade, ética, transparência, respeito e engajamento dos envolvidos.

Quando não há uma frequência na aplicação, as informações tornam-se defasadas, uma vez que o histórico dos colaboradores não é registrado de forma íntegra. Com isso, a tomada de decisões estratégicas pode ser diretamente impactada.

E não é só isso, para que a evolução seja monitorada de maneira correta, é necessário investir em uma ferramenta confiável, onde os líderes possam inserir as informações de forma padronizada.

Use a tecnologia a seu favor

Nesse sentido, os sistemas de gestão de pessoas são ótimas escolhas. Através deles todos os líderes conseguem realizar a avaliação de desempenho das equipes ou dos colaboradores nos moldes definidos pelo RH. Outro benefício é a automatização da compilação de dados e cruzamento de informações que permitem a disponibilização de relatórios instantâneos para os gestores e diretores poderem analisar desempenho, resultados e melhorias.

Já imaginou como seria prático ter todas essas informações na palma da sua mão? E melhor, compartilhada com o seu colaborador para que ele possa se tornar o protagonista da própria carreira. Dessa forma, você e seus líderes conseguem fornecer feedbacks que incentivem o aperfeiçoamento das equipes de forma transparente.

Conheça 5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil.

Vantagens estratégicas

Por fim, confira algumas vantagens estratégicas proporcionadas pela avaliação de desempenho em PMEs:

  • Mapeamento da equipe;
  • Incentivo ao desenvolvimento;
  • Diagnóstico de melhorias;
  • Reforçar comportamentos valorizados pela cultura organizacional;
  • Histórico de performance (colaborador e departamento);
  • Embasamento para tomada de decisão estratégica (bonificações, promoções, desligamentos, entre outros);
  • Ações de prevenção ou correção em departamentos com baixo desempenho;
  • Aumentar engajamento dos colaboradores;
  • Fomento ao protagonismo profissional;
  • Retenção de talentos.

Se você quer aproveitar esses e outros benefícios, entre em contato com a Peex Brasil. Temos o sistema de gestão de pessoas feito sob medida para o seu negócio.

Para saber mais, curta a nossa página no instagram e leia também: Você precisa de um RH estratégico?