Descubra como investir na gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

A gestão de pessoas é essencial para todos os tipos de negócio, pois é através dos colaboradores que as organizações alcançam seus resultados. Se você é empreendedor, descubra como é possível investir em gestão de pessoas.

Todos sabemos que o diferencial de um negócio são os colaboradores. As empresas podem ter uma estrutura de ponta ou uma ideia inovadora, mas sem pessoas capacitadas não há concretizações.

O desafio de começar um novo negócio é grande: captação de investimento suficiente, adequação da estrutura para produção, contratação de mão de obra capacitada e dinheiro para movimentação do caixa até as primeiras vendas serem efetivadas.

Com tantos custos e pouco capital, a pergunta que muitos gestores fazem é: como investir em gestão de pessoas em pequenas e médias empresas?

A resposta é simples, com o avanço da tecnologia muitas ferramentas que antes eram caras se tornaram acessíveis. Novas maneiras de combinar dados e o avanço da programação permitiram que inúmeras ideias fossem desenvolvidas.

Hoje, a quantidade de softwares disponíveis para gestão de pessoas é grande. Mas, será que eles valem a pena? Será que investir em gestão de pessoas realmente é prioridade?

Descubra essas e outras respostas nesse post.

Não perca os seus talentos

Uma verdade é indiscutível: um colaborador insatisfeito uma hora vai embora. Já pensou o prejuízo que sua empresa teria se esse colaborador fosse o seu melhor funcionário? Ou como as pessoas gostam de dizer, o seu talento.

Muitas vezes os gestores ficam receosos de investir parte das finanças disponíveis em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas. Entretanto, o contexto precisa ser analisado como um todo, uma vez que a aparente economia pode virar prejuízo.

Vale a pena você investir no seu departamento de recursos humanos, afinal, suas expectavas e energia estão na empresa. Ter uma pessoa capacitada, estratégica e pronta para extrair o que há de melhor nos outros colaboradores pode elevar a performance da sua equipe, potencializando seus ganhos.

E lembre-se, se você já possui uma equipe de alto desempenho, é importante ter ações de recursos humanos para mantê-las na empresa. Com a elevada competitividade no mercado, você não pode correr o risco de perdê-los.

Em posts anteriores falamos sobre a importância de conhecer a sua empresa e de ter um RH estratégico, recomendamos a leitura para que você entenda melhor as novas funções da gestão de pessoas. Foi-se o tempo onde esse departamento era responsável por questões burocráticas e folha de pagamento. Hoje, saber liderar com foco no ser humano é uma exigência do mercado.

Explore a tecnologia

A solução de gestão de pessoas para pequenas e médias empresas vem através uso da tecnologia. Dessa forma, você minimiza seus custos ao mesmo tempo em que otimiza os resultados.

Por exemplo, ao utilizar recursos como a nuvem, você pode armazenar com segurança dados importantes dos colaboradores sem ter que manusear inúmeros arquivos. Além de reduzir gastos com impressão e espaço para armazenamento, você consegue maior facilidade para localizar informações.

Outro exemplo positivo são as plataformas digitais de comunicação, através delas há maior participação dos colaboradores, aumentando o engajamento. É saudável para as organizações estimular uma comunicação transparente, onde as pessoas possam dar sugestões, críticas e feedback em tempo real sobre os ocorridos. A criatividade é estimulada com a diversidade de opiniões, bem como os insights capazes de resolver grandes problemas.

Por fim, os softwares são uma excelente opção para empresas de todos os portes. Com eles, você, gestor, é capaz de automatizar grande parte dos processos de recursos humanos. Já pensou quanto tempo você economizaria com: recrutamento, análise de desempenho ou de métricas, avaliações de desempenho, planejamento de carreia, entre outros?

Decisão estratégica

Antigamente parecia impossível a ideia de gerenciar uma equipe pelo celular. Hoje, isso já é possível! Você consegue acompanhar em tempo real inúmeros dados que te darão embasamento para tomar decisões.

Imagine que você quer saber qual o colaborador que está abaixo do esperado ou como anda um processo seletivo, basta acessar seu celular e consultar as informações. Ou seja, a gestão de pessoas para pequenas e médias empresas não é um custo, mas sim um investimento tático para gerar diferenciais.

Evolua com o mercado. Entre em contato com a Peex Brasil e saiba mais sobre como utilizar um software para gerenciar o que há de mais importante na sua empresa.