Afinal, quais as vantagens da tecnologia na gestão de pessoas? Descubra quais ferramentas estão aprimorando o departamento de RH

Você sabe quais são as novas ferramentas que estão disponíveis para o departamento de recursos humanos? Conheça alguma delas e o impacto da tecnologia na gestão de pessoas.

Imagine que você ao chegar no trabalhar, liga o seu computador, clica em um software, adiciona seu login e senha. Logo em seguida o programa abre e através dele você começa a gerenciar todas as equipes. Olha os indicadores de desempenho, analisa quem não atingiu as metas naquele mês, bem como os percentuais de produtividade de cada departamento.

Então, você clica em outra aba e consegue acompanhar os processos seletivos que estão em aberto, o desempenho de cada candidato e as características das vagas. Nesse momento, um dos seus colaboradores te faz uma pergunta sobre o plano de carreira vigente na empresa. Você avança para a página seguinte do software e, sem dificuldades, consegue relembrar toda a estrutura estrategicamente desenhada.

Quanto tempo a tecnologia é capaz de poupar na sua rotina? Quantas análises são possíveis realizar em questões de minutos através de alguns cruzamentos de dados? Você consegue imaginar esse cenário onde as informações são rápidas, confiáveis e acontecem em tempo real?

Mesmo que algumas empresas ainda não acreditem, essa já é a nova realidade do mundo em que vivemos. A inteligência artificial, as tecnologias disruptivas e a inovação resultante em oportunidades exponenciais estão cada vez mais presentes nas organizações, inclusive no departamento de RH.

Se a sua empresa ainda não faz parte desse movimento, considere implantar novas tecnologias o quanto antes. Para saber algumas das opções disponíveis, continue lendo esse post.

Vá além, leia também 3 sinais de que é hora de começar a inovação no RH e não deixe a concorrência ganhar.

Novas exigências do mercado

O impacto da tecnologia na gestão de pessoas é positivo e precisa ser aproveitado. Para isso, é importante lembrar que o ser humano deve estar sempre no centro das estratégias. Como os colaboradores se comunicam, interagem e compartilham conhecimento nos dias atuais?

Analisar o comportamento das pessoas pode ser uma fonte valiosa de insights para inovar nas estratégias organizacionais. Por exemplo, já imaginou como a comunicação interna pode ser mais assertiva se for tão atrativa quanto as experiências vividas pelos colaboradores em sua vida pessoal?

Nesse sentido, o mundo digital já evoluiu nas organizações. E atenção, para as empresas manterem os jovens no quadro de colaboradores ao longo dos próximos anos, a tecnologia é uma exigência.

Dentre algumas das ferramentas que estão sendo utilizadas pelo RH de empresas disruptivas, podemos citar:

  • Plataformas móveis para comunicação;
  • Aplicativos de mensagens;
  • Redes sociais corporativas;
  • Ambientes interativos e criativos;
  • Employee Experience.

Você já ouviu falar em alguma das opções acima? Acredite, elas podem impactar positivamente a maneira com que o RH se relaciona com seus colaboradores. Além de aproximar funcionários, favorecendo o engajamento, elas permitem que a equipe de recursos humanos atue em mais frentes, desenvolvendo ações com diferentes intuitos.

Vale lembrar que o novo RH precisa ser estratégico, gerenciar pessoas e estimular o desenvolvimento de cada profissional. Ouvir sugestões, críticas, elogios e feedbacks para transformar o ambiente de trabalho de forma positiva. Com a tecnologia, tudo isso ficou mais acessível.

Gestão em tempo real

Engana-se quem pensa que os impactos da tecnologia na gestão de pessoas se resumem a comunicação e interação digital. Na verdade, essa é só a ponta do iceberg. Com a inteligência digital tornou-se possível criar métricas, integração de informações e automatização, até então considerados impossível.

Hoje, já é possível acompanhar em tempo real o desempenho de cada colaborador, bem como o seu histórico dentro da organização e todos os feedbacks que o mesmo recebeu. Além de dar embasamento para as decisões da liderança, tais plataformas estimulam o protagonismo de cada funcionário.

E não é só isso, utilizando recursos como o cloud computing, as equipes de RH não precisam mais manipular ou arquivar grandes volumes de documento. Usar a nuvem para armazenar informações importantes aumenta a segurança da informação, ajuda na gestão do tempo, e também reduz o volume de resíduos das organizações.

A seguir você pode conferir recursos tecnológicos que estão tornando essa nova realidade possível em grandes organizações:

  • Softwares de Gestão de Pessoas
  • Cloud Computing
  • Big Data
  • People analytics

Gostou? Entre em contato com a Peex Brasil! Nós temos soluções personalizadas para transformar o seu RH em um departamento estratégico, automatizado e inovador.