o que é recursos humanos

Entenda o que é Recursos Humanos, quais são suas funções e como usá-lo a seu favor.

O RH possui papel primordial para o êxito das organizações. Mas, você sabe o que é Recursos Humanos? Entende quais são as funções do departamento e como ele pode promover ganhos para seu negócio?

Departamento cheio de burocracia, voltado para fechar a folha de pagamento e acompanhar questões trabalhistas. Se essa é a visão que você possui do RH, cuidado. Nos últimos anos essa interpretação caiu em desuso, representando o oposto da realidade.

Em muitas organizações o RH ainda é visto como um centro de custo que não traz retornos financeiros. Na pior das hipóteses, pode ser considerado um mal necessário.

Você concorda com essa perspectiva? Atualmente, qual é o papel que o RH possui em sua organização?

No último post, falamos sobre a importância de conhecer a sua empresa. Como uma equipe conectada, de alto padrão, é capaz de gerar diferenciais tão desejados diante da competitividade do mercado. Todavia, qual é a relação disso com o departamento de RH?

Continue lendo este post e descubra o que é recursos humanos.

Principais funções

De maneira mais ampla, o departamento é responsável por realizar a gestão de pessoas das empresas. Através de políticas internas, baseadas em ética e boa conduta, torna-se viável estabelecer formas de investir e gerir o capital humano.

Vale destacar que toda empresa depende de seus colaboradores para gerar ganhos positivos. Diante disso, deve haver um departamento que tenha ferramentas necessárias para usufruir, de forma positiva, da totalidade dos recursos humanos disponíveis no negócio.

A seguir, apresentaremos 5 funções que nem sempre são associadas ao RH e que são combustível para uma equipe de alta performance:

  1. Planejamento Estratégico de Capital Humano

Os profissionais desse setor precisam estar alinhados com os gerentes dos demais departamentos para, de forma estratégica, alinharem onde estão os gaps de mão de obra. Quais são as carências? Qual é o perfil que se enquadra na equipe? Quais são as habilidades que estão escassas? Como potencializar a produção?

Com base nesses e em outros questionamentos, o responsável por essa função fará as análises das demandas dos gestores, junto com o orçamento e estratégias gerais. Dessa forma, são desenhados novos cargos, solicitadas novas contratações ou até mesmo autorizadas promoções.

  1. Recrutamento e Seleção

Uma vez que o departamento já sabe quais as necessidades latentes, ocorrem os processos de recrutamento e seleção. É responsabilidade do RH selecionar pessoas qualificadas para as respectivas funções.

Nesse sentido, todo cuidado é pouco. Os resultados organizacionais podem ser diretamente impactados quando há a contratação de pessoas que não possuem as competências necessárias. Além disso, a equipe poderá ter problemas caso o novo colaborador tenha perfil muito diferente em relação a cultura organizacional.

  1. Avaliação de Desempenho

Para manter os profissionais competitivos, o acompanhamento é crucial. O RH precisa compreender quem são seus colaborados, quais são os pontos fortes e fracos além de mensurar a produtividade.

Também é importante analisar os comportamentos, manter o alinhamento com a cultura organizacional. Através dessa análise é possível identificar os talentos da empresa bem como os profissionais que precisam desenvolver alguns gaps.

  1. Treinamento e Desenvolvimento

Com base nas avaliações de desempenho, o gestor de RH pode indicar treinamentos para que haja o desenvolvimento interno. Atualmente há um investimento cada vez maior, por parte das organizações, em treinamentos para seus colaboradores.

Manter a equipe atualizada possibilita o aumento da performance e, consequentemente, ganhos maiores.

  1. Plano de carreira e Mapa de Sucessão

Com o cenário atual de grande competitividade, a rotatividade nas empresas acaba sendo maior que nas décadas anteriores. Para se manter atrativa diante do mercado, as organizações precisam oferecer planos de carreira e incentivos profissionais aos seus colaboradores.

Outro fator de risco da rotatividade, que pode ser uma “ameaça” para o negócio, é a falta de sucessores. O RH precisa estar atento aos talentos da empresa e treinar esses recursos para serem sucessores de cargos chave na empresa. Como por exemplo, líderes, coordenadores, gestores e até mesmo diretores.

Para resumir, o RH é o departamento responsável por conhecer o quadro de funcionários da organização, bem como realizar a boa gestão do mesmo. Através de estratégias alinhadas com o objetivo geral da empresa, os profissionais do setor precisam realizar ações de movimentação, treinamento, contratação, retenção de talentos ou até mesmo desligamentos de funcionários.

Agora que você já sabe o que é recursos humanos, pode descobrir novas ferramentas que irão te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa. Entre em contato com a Peex e descubra o que há de mais moderno na gestão de recursos humanos.