Pandemias: por que elas são perigosas para pequenas e micro empresas?

Será que o pequeno empresário consegue sobreviver nas adversidades de uma pandemia?

Atualmente o mundo encara os duros desafios impostos pela pandemia do Coronavírus (COVID-19). Diferente das propagações anteriores, o cenário atual exigiu ações extremas para conter o avanço da doença. Entre elas, o isolamento social e o fechamento de empresas e comércios.

Como se já não fossem poucos os desafios dos pequenos e micro empresários no Brasil, hoje temos um empecilho ainda maior. Diante desse contexto, o que os empreendedores podem fazer para dar a volta por cima? Confira algumas dicas.

O que é uma pandemia?

Antes de mais nada, vale apenas uma rápida explicação para reforçar as diferenças entre uma epidemia e uma pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a pandemia é a disseminação em nível mundial de uma nova doença. Geralmente essa propagação ocorre de forma acelerada, o que causa preocupação elevada principalmente quando não há tratamento específico já desenvolvido para o caso.

Já a epidemia representa um grande surto que afeta uma região específica. Quando essas ocorrências não são controladas e começam a atingir significativamente outros países e continentes, surge a pandemia.

Todos de portas fechadas

Se você é líder ou empreendedor, provavelmente está preocupado com a situação atual e com os possíveis rumos dessa pandemia. Afinal, como as empresas podem gerar receita e crescimento de portas fechadas?

É fato que as pandemias costumam afetar significativamente as pequenas e micro empresas pois muitas não possuem reservas para emergências e dependem ativamente de suas receitas. Por isso, algumas medidas de contenção do COVID-19 acabam colocando em risco a sobrevivência de muitos negócios.

Redução de custos

Como consequência, os gestores precisam reduzir custos, realizar demissões e cancelar contratos com fornecedores. Mas, será que essas soluções são eficazes para a permanência das organizações no mercado?

Para evitar que os empresários tomem decisões radicais, o Governo Federal lançou algumas medidas para viabilizar a redução de custos:

  • Redução de até 70% da jornada de trabalho e do salário;
  • Crédito emergencial;
  • Adiamento do FGTS por 3 meses;
  • Adiamento de alguns impostos por 3 meses.

Cabe aos líderes analisar cada opção disponível e escolher a que está mais alinhada com as estratégias do negócio. Vale ter em mente que o momento atual é desafiador pois não basta cumprir com a legislação ou optar pelo que é mais fácil.

Decisões humanizadas

Lembre-se que o RH tem um papel fundamental nessa crise, independente do tamanho da sua empresa. Todas as tomadas de decisões atuais envolvem pessoas. Mais do que nunca é necessário ter sensibilidade, humanidade e cuidado com o próximo.

Seja para traçar um plano de contenção que preserve todos os empregos ou para realizar demissões. A sua equipe de líderes precisa estar pronta para atuar com empatia, tornando o momento o mais ameno possível.

Problemas complexos exigem soluções inovadoras

Mas, será que é só de problemas que se vive na crise? Todos os desafios do Coronavírus nos abrem as portas para novas oportunidades. Nos últimos meses ficou ainda mais claro qual é o segredo da alta performance no mundo corporativo: a habilidade de se adaptar.

Equipes estão trabalhando remotamente full time, entregando projetos, melhorando estratégias, reinventando inúmeros negócios e redescobrindo formas produtivas de trabalhar. Novos negócios estão surgindo e muitas organizações antigas estão migrando para o mundo digital.

Por isso, a grande lição dessa crise é identificar os pontos frágeis do seu negócio: o que precisa ser transformado? Aproveite esse momento para redefinir alguns processos, rever a lucratividade de alguns serviços e aprimorar o que não faz mais sentido.

Novos cenários, novas oportunidades e uma nova gestão de equipes

Por fim, os pequenos e micro empresários precisam contar com equipes de alta performance para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. A transformação na gestão de pessoas é tão necessária quanto a evolução de produtos e serviços em si.

Sabendo disso, a Peex Brasil fornece plataformas de RH que viabilizam a maximização do capital humano para empresas de todos os tamanhos. Quer saber mais? Converse com um dos nossos consultores para entender como podemos te ajudar a reverter essa situação.

Outros conteúdos que você vai gostar:

As maiores empresas utilizam o Sistema de RH da Peex Brasil

3 vantagens do Sistema Peex Brasil para melhorar os resultados da sua empresa