gestão de equipes

Confira as 5 dicas que preparamos para ajudar na gestão de equipes de sucesso:

Montar uma equipe de alta performance leva tempo e exige investimento. Por isso, é importante trabalhar uma gestão competente para reter os profissionais e evitar a queda no desempenho.

Os colaboradores que integram um time com resultados excelentes costumam ter formação abrangente e experiência sólida e, por conhecerem o valor que agregam à empresa, são mais exigentes em relação a salário e benefícios.

Também é importante trabalhar o clima organizacional, oferecendo vantagens acima das encontradas no mercado para reter esses funcionários.

1 – A comunicação é o primeiro passo para a gestão de equipes

Mantenha a transparência na comunicação, com objetividade em relação às metas, expectativas e resultados. A confiança é o principal elemento de um time de alta performance e, para alcançar esse nível, a honestidade nas relações deve permear a política interna da organização.

A abertura ao diálogo é outra iniciativa que incentiva a inovação e o alinhamento entre profissionais.

2 – A flexibilização do trabalho é aspecto fundamental na gestão de equipes

Equipes de alta performance têm maneiras próprias de trabalhar. Dê espaço para que esses funcionários realizem as tarefas adequadamente. A gestão de pessoas não está ligada ao controle de horários, e sim à capacidade de administrar diferentes indivíduos e extrair o máximo engajamento de cada um.

Não se esqueça de alertar quanto ao cronograma: o projeto deve ser desenvolvido dentro do prazo e orçamento estipulados.

3 – Os desafios devem permear o projeto e motivar a equipe

A gestão de equipes composta por quem apresenta um desempenho acima da média deve levar em consideração a habilidade daqueles indivíduos em executar um trabalho com maior índice de excelência e expertise.

Aproveite a presença desses profissionais para o desenvolvimento de tarefas desafiadoras, que tragam oportunidade de crescimento. Projetos limitados podem desmotivar a equipe.

4 – A qualidade do clima organizacional interfere nos resultados

Equipes de alto desempenho precisam de espaço para discutir ideias, de liberdade para expressar opiniões e questionar rotinas.

Um clima organizacional ideal que promova isso não se resume a um espaço de trabalho agradável, que estimula a criatividade. É preciso encontrar um equilíbrio entre criatividade e disciplina, para que a equipe alcance os resultados desejados cumprindo o prazo sem prejudicar a qualidade.

5 – A recompensa pelos resultados é importante na gestão de equipes

O reconhecimento pelos resultados nunca deve ser deixado de lado, nem mesmo quando são conquistados por equipes de alto desempenho. A recompensa pode vir em forma de descontos em academia, vale-presente, ou até mesmo uma bonificação no fim do mês. Agradecer e valorizar quem se destaca faz toda a diferença no engajamento e ajuda na gestão das equipes.

Essas informações podem ser obtidas após as avaliações de desempenho, ou de acordo com a performance em um projeto e a mensuração do retorno que esse trabalho trouxer para a empresa.

Administrar um time para conseguir a produtividade esperada, reter os profissionais e alcançar metas não é tarefa fácil, mas, com essas dicas, você conseguirá gerir equipes de alta performance com muito mais eficácia.

No Blog da Peex Brasil você tem acesso a outros artigos e conteúdos sobre temas relevantes para a gestão de equipes. Clique e confira.