COVID: RH e colaboradores, não entrem em pânico

Como as empresas e gestores de RH podem combater a pandemia do COVID?

Pode parecer até uma brincadeira de mal gosto pedir para as pessoas manterem a calma diante da crítica situação que estamos vivenciando, não é mesmo? Mas, por mais negativo que possa parecer o cenário, uma coisa é certa: nós precisamos manter a calma para encontrar soluções.

Gestores e líderes precisam mais do que nunca lidar com a inteligência emocional para acalmar os seus colaboradores. E não é só isso, esse momento também requer criatividade e muita estratégia para os negócios.

Pensando nisso, nós da Peex Brasil, elaboramos uma série de conteúdos que poderão ajudar você, a sua equipe e a sua empresa. Queremos que os nossos clientes e amigos encontrem soluções para lidar com os efeitos negativos dessa crise. Continue a leitura para saber mais.

Como a Peex Brasil está lidando com o COVID-19?

Nós acreditamos que a responsabilidade social é peça chave para a contenção da pandemia e a minimização dos impactos negativos, tanto para a saúde das pessoas, quanto para a economia. Por isso, a nossa equipe está atuando 100% em home office, mantendo os horários de atendimento para cumprir com as responsabilidades junto aos nossos clientes e parceiros.

Também realizamos o cancelamento momentâneo dos nossos treinamentos presenciais. É claro que para uma empresa não é fácil aderir todas as recomendações e determinações do Ministério da Saúde, afinal, isso significa produções em menor escala. Entretanto, todo o esforço é válido e necessário para não colocar em risco a vida dos nossos colaboradores e de outros cidadãos.

Além disso, estamos produzindo conteúdos e dicas para que outras empresas e gestores possam ter insights sobre o que fazer nesse momento. A iniciativa junto com a união e o compartilhamento de informações construtivas são as principais ferramentas que temos para combater a pandemia atual.

O nosso conselho para os colaboradores

Aflições, medos, anseios, ansiedade e pânico. Talvez você tenha sentido alguns desses sentimentos nesse período de reclusão social. Talvez esteja confuso, assimilando todas as informações ou até mesmo com dificuldade em manter o foco nas atividades do home office.

Como líderes e seres humanos, nós sabemos o quanto esse momento é difícil. Mas, recomendamos que você simplesmente desligue a TV. Evite acompanhar em tempo real as notícias ou os números. Aproveite esse tempo para respirar fundo e criar uma rotina, valorizando o que há de mais importante: a sua vida.

Estabeleça horários para você se dedicar as atividades do trabalho, mantenha o seu ritmo de produção e entrega. Converse sempre com o seu gestor e os seus colegar de trabalho. E lembre-se: esse também é um excelente momento para você estudar e buscar atualizações dentro da sua profissão.

Mas, não foque apenas no trabalho. Desfrute do seu tempo livre com as pessoas queridas que estão com você nesse momento. Elas te darão a força necessária para superar as dificuldades.

O nosso conselho para o RH e líderes

Vocês são o porta-voz das empresas diante dos colaboradores. Passem mensagens de confiança e otimismo para as equipes, estimulem uma produção saudável no home office (quando possível) e mantenham abertos os canais de comunicação.

Diante de todo esse cenário e da divulgação frequente de tantos números negativos, muitos colaboradores estão entrando em pânico, bloqueando a performance. Por isso, mais do que nunca, o RH e a comunicação interna possuem papel fundamental no combate à crise.

Ao longo das próximas semanas publicaremos conteúdos dedicados ao RH e aos líderes. Inscreva-se em nossa newsletter, clicando aqui, para receber os artigos em primeira mão.

Você também pode seguir as nossas redes sociais para receber dicas e saber o que fazer para lidar com essa crise no seu negócio.