Liderando à distância: 3 dicas infalíveis para desenvolver equipes remotas

Será que é possível inspirar, envolver, incentivar, cobrar e conduzir um time à distância?

Sim, é possível! E acredite, não é muito diferente de fazer isso pessoalmente. Os bons gestores estão liderando à distância com adaptações eficientes. Mas, para isso, é necessário ter a mente aberta e aprender novas maneiras de utilizar a tecnologia à seu favor.

Apesar de ser um assunto que exige muito de ambas as partes, é possível tornar isso mais fácil fortalecendo práticas já conhecidas. Quer saber como? Continue a leitura.

1- Esteja presente, mas seja objetivo

Ninguém gosta daquele chefe que fica mandando mensagens após o horário de trabalho para cobrar o tempo todo ações ou entregas que já foram alinhadas. Também não é produtivo marcar inúmeras reuniões ao longo do dia para falar de assuntos que podem ser tratados por e-mail ou mensagem.

Por ser novidade, muitos gestores ficam inseguros com o desempenho da sua equipe trabalhando à distância. Para minimizar esse sentimento, vários acabam cometendo alguns desses erros.

Lembre-se que trabalhar em casa também é um desafio para o seu colaborador. Ele precisa de suporte, autonomia e confiança para desempenhar bem as suas funções. Além disso, os horários dele precisam ser respeitados.

Enquanto você estiver liderando à distância, busque colocar em prática algumas ações como:

  • Marcar reuniões apenas quando for realmente necessário;
  • Realizar ligações ou videoconferências curtas e objetivas;
  • Transmitir de forma clara o que precisa ser feito e quando;
  • Estabelecer horários de trabalho a serem respeitados;
  • Cobrar por resultados e não por horas trabalhadas;
  • Utilizar ferramentas para mensurar as entregas, atividades e resultados.

Você precisa confiar na sua equipe, no potencial de cada um e criar uma relação amigável. Compartilhe conteúdos de incentivo ou motivação e não apenas cobranças. Mostre para eles que está tudo bem e que você está disponível sempre que necessário.

2 – Continue valorizando o feedback

Já falamos aqui no blog sobre a importância do feedback e como ele pode impactar positivamente o faturamento da sua empresa. No trabalho remoto, isso não é diferente. É através de um feedback bem estruturado que os seus colaboradores entenderão o que você espera que seja feito.

Esse é o momento do líder incentivar e conduzir o liderado rumo aos resultados esperados. É a oportunidade perfeita de ressaltar os pontos que precisam ser melhorados, elogiar comportamentos positivos ou até mesmo enfatizar cobranças amigáveis.

No cenário atual essa ferramenta ganha uma importância ainda maior. As empresas precisam continuar com uma produção de qualidade ao mesmo tempo em que os profissionais precisam sentir que estão sendo apoiados. Com o feedback os líderes conseguem resolver ambos os problemas, além de favorecer o desenvolvimento das equipes.

Quer aprender a estruturar um feedback de sucesso? Clique aqui.

3 – Aplique avaliações de desempenho

Outra opção ainda mais valiosa para continuar liderando à distância são as avaliações de desempenho. Elas precisam ser realizadas mesmo com as equipes em home office. Afinal, independente do modelo de trabalho todo gestor precisa ter dados para monitorar a evolução e as entregas dos profissionais.

Mais do que nunca as empresas precisam de resultados e produtividade para sobreviverem ao cenário atual. Os empresários dependem da performance dos colaboradores e de estratégias inovadoras para manter o negócio ativo. E com as informações extraídas nos ciclos de avaliações, tanto o RH quanto os gestores dos setores passam a ter uma visão realista da situação.

Além de permitir a identificação dos profissionais com performance de destaque, torna-se possível entender as habilidades ou competências que podem ser desenvolvidas para a recuperação dos setores.

Nós da Peex Brasil sabemos o quanto a maximização do capital humano pode impactar positivamente as empresas. Por isso, desenvolvemos um sistema de RH capaz de viabilizar avaliação de desempenho assertivas, mesmo à distância. Confira:

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?