novas gerações buscam plano de carreira GPTW

Entenda por que as novas gerações buscam plano de carreira nas empresas

Você sabia que as novas gerações buscam plano de carreira nas empresas? Sim, esses jovens profissionais são atraídos por oportunidades de crescimento.

Em post anterior falamos sobre o conflito de gerações no ambiente corporativo. Hoje falaremos sobre um ponto que há em comum entre elas: o interesse pelas oportunidades de crescimento. Sim, as novas gerações buscam plano de carreira assim como os colaboradores mais velhos.

Claro que além do plano de carreira outros fatores ajudam na atração dos profissionais mais jovens, como, por exemplo, equilíbrio entre vida pessoal e profissional.Vale a pena o departamento de RH ficar atento as ações de desenvolvimento dentro das organizações.

Segundo pesquisa realizada pelo GPTW (Great Place to Work), as oportunidades de crescimento estão no topo dos fatores que mantém os funcionários nas empresas:

novas gerações buscam plano de carreira GPTW

Continue a leitura e entenda a importância do plano de carreira para manter sua empresa competitiva no mercado.

Por que investir?

Assim como as empresas estão em busca de desenvolvimento e lucro, os colaboradores se interessam por chances de desenvolvimento e reconhecimento.

Dessa forma, as empresas precisam investir em planos de carreira e sucessão para atrair talentos engajados que possam colaborar positivamente para o crescimento do negócio.

Cuidado para não ser trocado pelo concorrente

Vale destacar que muitos jovens profissionais são avessos a estabilidade assim como perdem o interesse rápido por coisas rotineiras. Por isso, eles não pensam duas vezes antes de trocar de emprego.

Se a sua empresa não criar um ambiente de trabalho desafiador e com oportunidades tangíveis de crescimento, é capaz de você ser trocado pela concorrente. Para as novas gerações, o foco está em um crescimento rápido.

Diferente das antigas gerações que eram leais as organizações, trabalhando gradualmente para o crescimento profissional, os jovens valorizam o imediatismo.

Sabendo disso, o seu departamento de RH precisa entender que as novas gerações buscam plano de carreira. Assim, é possível criar ações estratégicas capazes de reverter essa sede por crescimento em ganhos para a empresa. Afinal, quanto sua equipe ganharia se tivesse um colaborador motivado e focado em desenvolvimento?

Não tenha medo de desenvolver sua equipe

Quanto você perderia se o seu quadro de colaboradores ficasse estagnado no tempo? Qual seria o prejuízo se não houvesse reciclagem de conhecimento técnico ou aperfeiçoamento em novas ferramentas? Uma equipe em constante desenvolvimento só traz benefícios para a empresa.

Estimular um ambiente de crescimento profissional e protagonismo de carreira é um dos caminhos para ter um negócio sustentável. Equipes de alta performance estão sempre abertas ao aprendizado, compartilhando informações e encontrando novas soluções.

Retenha seus colaboradores

Uma das estratégias de gestão de pessoas é a retenção de colaboradores, principalmente de talentos. Nesse sentido, vale reforçar que ao investir em plano de carreira e desenvolvimento, as chances de um colaborador deixar a empresa são menores.

Pelo contrário, o profissional estará motivado para buscar novas técnicas e aplicar no dia a dia, impactando positivamente os lucros do negócio.

Como colocar em prática?

Existem muitas maneiras de implementar um plano de carreira. Todavia, o gestor de RH precisa analisar a cultura organizacional da empresa bem como os objetivos e orçamento disponível. Feito isso, ele consegue traçar as oportunidades disponíveis para cada departamento.

Gerir cargos e salários de forma inteligente é um diferencial ainda maior. Sua equipe não precisa perder horas tentando organizar em planilhas as características e potenciais de cada vaga.

Entre em contato com a Peex Brasil e descubra como nosso sistema de gestão de pessoas pode te ajudar a gerir de forma automatizada e confiável um plano de carreira ideal para a sua empresa. Nós também te ajudamos a gerir treinamentos e avaliar desempenho.

Tenha uma equipe de alta performance. Para saber mais, acompanhe nosso blog e curta a página da Peex no facebook.