O que fazer para justificar o orçamento de RH?

Estar preparado para esse momento faz toda a diferença e pode facilitar a negociação da verba disponível.

Justificar o orçamento de RH não é tarefa fácil, uma vez que o departamento ainda pode ser visto como uma área que gera apenas custos. Diante desse cenário, os gestores precisam ter ações estruturadas para conseguir apresentar os valores e projetos da área.

Utilizar números para demonstrar os retornos e lucros que a empresa pode adquirir com projetos estruturados para gerir as pessoas é essencial para conquistar a confiança da diretoria.

Continue a leitura para descobrir outras ações que ajudam na hora de justificar o orçamento de RH. Confira também: Redução de custos, controle o orçamento com a ajuda do RH.

Tenha bons argumentos

Comunicar-se com clareza e usar argumentos convincentes faz parte do processo de justificativa do orçamento. Os diretores da empresa precisam compreender quais os objetivos, a importância e como as ações de RH podem contribuir para o crescimento financeiro da organização.

Caso o gestor de RH não tenha domínio sobre as propostas elencadas ou não tenha exemplos argumentativos que possam validar a necessidade dos investimentos propostos, torna-se mais difícil conseguir aprovações.

Por isso, mantenha-se atualizado e tenha sempre alguns cases que possam comprovar a eficácia dos projetos apresentados.

Relacione as ações de RH com o planejamento estratégico da empresa

Tenha em mente que o RH, assim como os demais departamentos, são peças fundamentais para que as metas, objetivos e estratégias organizacionais sejam alcançadas. Logo, os gestores precisam estar alinhados com essas diretrizes.

Justificar um orçamento de RH que impulsiona as chances de alcançar as metas de crescimento do negócio é mais fácil do que justificar um orçamento que se distancia dos interesses atuais. Por isso, vale a reflexão, as ações propostas no seu orçamento estão favorecendo o planejamento estratégico da empresa?

Se a resposta for não, talvez seja ideal realizar alguns ajustes antes de apresentar o seu orçamento para a diretoria. Elabore soluções voltadas para o crescimento de todos. E para isso, busque apoio das outras áreas.

Entender a realidade dos outros departamentos, as metas e as expectativas para o próximo período é crucial para que o orçamento de RH fique o mais assertivo possível.

Apresente números e seja flexível

Seja flexível para realizar os ajustes que forem viáveis. Saiba identificar as prioridades que não podem ser ignoradas e os investimentos que podem ser remodelados. Estar aberto para negociação é fator chave para conseguir o orçamento desejado.

Por fim, utilize os números a seu favor. Os diretores da empresa querem ver o retorno sobre cada investimento realizado, querem compreender como determinadas ações podem contribuir para a expansão do negócio, e, para isso, nada melhor do que dados confiáveis.

Levante as informações do último período. Dê preferência para dados evolutivos que comprovem o avanço dos resultados. Faça relações entre ações realizadas no passado a e melhoria de determinados indicadores de RH, por exemplo. Dessa forma, o seu orçamento ganhará força.

Para receber novidades sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial?

 

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil