Quer saber como ser produtivo? Confira as dicas da Peex Brasil

Quais as atitudes e hábitos que você e a sua equipe estão cultivando?

É comum sermos cobrados por produtividade dentro do ambiente corporativo, mas, será que nossas ações condizem com o engajamento necessário? Você sabe como ser produtivo na prática?

Em outros casos, as ações, a dedicação, o foco e a energia do profissional estão totalmente centralizados nas atividades a serem entregues. Porém, as ferramentas disponíveis não ajudam a impulsionar a produção.

Cenários como esse são fáceis de serem encontrados no departamento de RH. Equipes enxutas, falta de planejamento, grande volume de atividades que demandam análises criteriosas e falta de ferramentas eficientes acabam sendo inimigos da produtividade.

Por isso, empresas se todos os portes estão reformulando antigos padrões, implementando novos processos e estudando ferramentas capazes de otimizar tarefas rotineiras.

Pensando nisso, a Peex Brasil preparou para os profissionais de RH dicas infalíveis de como ser produtivo. Para saber mais, confira também: Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do RH?

Descubra na prática como ser produtivo e conseguir novos resultados

Primeiramente, saiba que o caminho para conseguir novos resultados é colocar novos hábitos em prática. Ou seja, não adianta apenas idealizar maneiras diferentes de realizar as atividades do dia a dia, é preciso se manter disciplinado e ter atitude para conseguir impulsionar a produtividade.

Aprenda a priorizar as tarefas

Provavelmente você já viveu alguma situação onde tinha uma lista de atividades prioritárias que precisavam ser finalizadas o quanto antes. É importante destacar que esse tipo de situação não ajuda a ser produtivo.

Você precisa elencar as atividades levando em conta os impactos de cada uma. Questione-se sobre a importância dos itens e como eles ajudam a gerar resultados construtivos. Pode ser que você descubra tarefas que estão apenas ocupando o seu tempo.

Faça uma coisa de cada vez

Realizar uma atividade por vez ajuda a manter a concentração e o envolvimento. Com isso, você aumenta a qualidade do trabalho desenvolvido. Afinal, quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo corremos o risco de cometer erros ou deixar informações importantes passarem despercebidas.

Pare de adiar

Adiar tarefas que parecem ser chatas ou longas não ajudará você a ser mais produtivo, pelo contrário. Além de consumir energia, a procrastinação evita que coisas simples sejam finalizadas de forma rápida.

Você já pensou quantas coisas poderia ter finalizado em um curto período de tempo se não tivesse adiado? Muitas vezes perdemos a oportunidade de termos dias mais tranquilos devido tarefas que deixamos pendentes de outros dias.

Valorize a organização

Uma dica de ouro é manter a organização. Com isso, além de identificar as tarefas, prazos e prioridades de forma mais fácil, você também consegue localizar os arquivos necessários para cada momento.

Quando tudo está bagunçado é comum haver perda de tempo considerável apenas para localizar as informações necessárias para iniciar determinada tarefa. Evite perder esses minutos preciosos.

Invista em ferramentas de automatização

Para finalizar, recomendamos que você invista em ferramentas que permitem a automatização de funções rotineiras. O departamento de RH costuma perder horas com funções manuais que podem ser feitas através de sistemas.

Além de otimizar grande parte das equipes de gestão de pessoas, essas ferramentas favorecem analises mais profundas que podem impulsionar o faturamento da empresa. Para saber mais sobre como um sistema de RH pode aumentar a produtividade no seu negócio, entre em contato com a Peex Brasil.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre gestão de pessoas.

Outros artigos que você também vai querer ler:

Você conhece as principais características de uma gestão de pessoas eficiente?

People analytics: o novo instrumento para a gestão de pessoas

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil