Gestão de mudança organizacional a importância de ter um RH ativo

A falta do planejamento, da comunicação, do engajamento e da gestão comportamental dos profissionais envolvidos em mudanças gera prejuízos financeiros.

Quantas vezes você já precisou realizar mudanças na sua vida pessoal e profissional? Provavelmente a resposta envolve um número alto, afinal, quem quer evoluir precisa passar por transformações constantes. Nesse sentido, a gestão de mudança organizacional é um tema de extrema importância para gestores, profissionais de RH e líderes de equipe.

Você já parou para pensar como seriam as empresas se não houvesse mudanças? Ainda estaríamos trabalhando sem o suporte dos computadores e softwares que otimizam a nossa rotina; não haveria preocupação com o bem-estar dos colaboradores e muito mais. Agora, imagine como seriam esses processos de evolução sem a gestão de mudança organizacional. 

Por isso, ter um departamento de RH preparado para realizar uma gestão de mudança organizacional é fundamental para todos os negócios que buscam assertividade e competitividade no mercado. Quer saber mais? Continue a leitura!

Confira também: Descubra como implantar a gestão por competências nas organizações

O que é gestão de mudança organizacional?

A gestão de mudança organizacional está relacionada com o processo de planejar, estruturar, preparar e dar suporte para que colaboradores possam transformar os seus comportamentos e mentalidades, consolidando mudanças corporativas.

A base dessa disciplina está relacionada a 3 elementos principais: resultados, interesses e emoções. Ou seja, as ações precisam ser planejadas visando a conquista dos objetivos esperados, porém, levando em conta as emoções e envolvimento dos colaboradores.

Lembre-se que as mudanças organizacionais podem estar relacionadas com diversos fatores, tomando como base o contexto interno e externo de cada negócio. Essas modificações podem ocorrer no nível estratégico, estrutural, operacional, processual ou comportamental.

Qual é a importância do RH na gestão de mudança organizacional?

Como é natural do ser humano, mudar envolve resistência. É comum encontrarmos colaboradores que rejeitam novos processos operacionais, reclamam de mudanças estruturais ou se recusam a participar de ações disruptivas. Por isso a gestão de mudança organizacional é crucial para que qualquer tipo de transformação realizada seja consolidada de forma assertiva.

Sabendo disso, o departamento com mais força para realizar essa gestão é o RH, afinal, é ele quem possui o know-how sobre gestão de pessoas e comportamentos humanos. Os profissionais de RH precisam estar preparados para compreender e se envolver com cada processo de mudança que ocorre na organização.

Dessa forma, será possível pensar em maneiras de tornar as ações viáveis, favorecendo o engajamento dos colaboradores e minimizando os impactos negativos que as alterações podem ocasionar nos departamentos.

Descubra o segredo para ter assertividade na gestão de mudança organizacional

O segredo para colocar em prática mudanças organizacionais é ter um departamento de RH preparado para gerir os processos, bem como líderes capacitados para dar o suporte necessário aos seus liderados.

Mudanças de sucesso necessitam do envolvimento e colaboração de todos, desde os colaboradores de base até a direção. Se não houver preparo, capacitação, comunicação ou compreensão da importância das modificações implantadas, dificilmente o processo será eficaz para o negócio.

Quando as mudanças organizacionais são mal planejadas ou não são aceitas pelos colaboradores, os prejuízos financeiros podem ser enormes. Por isso, se você é profissional de RH ou líder, fique atento as transformações necessárias e comece a realizar um planejamento capaz de viabilizá-las de forma rentável.

Mantenha a comunicação transparente e atualizada, garanta o alinhamento entre todos os envolvidos e invista em capacitação sempre que for necessário. Ter profissionais preparados para colocar em prática as novas diretrizes aumentará a chance de sucesso do processo.

Inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook para receber mais conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Você precisa de um RH estratégico? Conheça a Peex Brasil

Aumente o seu faturamento com o sistema de RH da Peex Brasil