Descubra como implantar a gestão por competências nas organizações

Atualmente, quais são as competências que mais se destacam nos seus colaboradores? Quais delas potencializam os resultados do departamento? Elas estão favorecendo as metas organizacionais? Essas são apenas algumas reflexões iniciais que mostram a importância da gestão por competências nas organizações.

Entretanto, vale lembrar que para que esse modelo traga resultados assertivos e viabilize a maximização da produção, os gestores precisam compreender como implantar o processo. Ações como o mapeamento das competências organizacionais, identificação das competências dos cargos e dos colaboradores é o primeiro passo para ter sucesso.

Você quer melhorar o aproveitamento do capital humano disponível? Continue a leitura e descubra como implantar a gestão por competências na sua equipe. Não deixe a concorrência levar os seus melhores colaboradores.

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Faça o mapeamento das competências organizacionais

O primeiro passo para implantar a gestão por competências é o mapeamento a respeito dos conhecimentos, habilidades e ações necessárias na organização. Para isso, é fundamental que o gestor de RH esteja alinhado com os demais gestores e diretoria. Saber qual é a visão da empresa e seus objetivos fará toda a diferença.

Com essas informações o gestor conseguirá elencar as competências que viabilizarão o alcance das metas traçadas pela diretoria. Além disso, o RH precisa alinhar esse interesse estratégico com os valores e a cultura organizacional existente.

Identifique as competências necessárias para cada cargo

Após realizar o mapeamento organizacional, o gestor de RH, em parceria com os gestores e coordenadores dos departamentos, precisam identificar as competências consideradas essenciais para cada cargo.

Para isso, é preciso analisar com cautela cada atividade, levar em consideração as metas esperadas para cada cargo e o que é necessário para o atingimento das mesmas. A partir dessas informações será possível apontar os conhecimentos e habilidades que os colaboradores precisam apresentar.

Identifique as competências de cada colaborador

Outro passo importante para o sucesso da gestão por competências é a compreensão sobre cada colaborador. Sim, os gestores precisam conhecer os seus liderados, identificando as competências existentes em cada um. Através desses dados, será possível verificar se o profissional está alinhado com o cargo, se as metas serão possíveis de ser atingidas e se a produtividade será construtiva.

Sabe aquele seu colaborador que está apresentando resultados abaixo do esperado? Pode ser que as competências dele não estejam alinhadas com as funções atuais. Entretanto, ao reconhecer os potenciais do mesmo, você poderá descobrir que ele seria mais produtivo em outra função, que também pode estar com um rendimento mediano.

Faça o cruzamento das informações apuradas

Após realizar as etapas anteriores, o RH e os gestores das áreas conseguirão avaliar o cruzamento dos dados, constatando se o capital humano disponível está alocado corretamente nos cargos existentes. Essa avaliação é crucial para analisar a capacidade produtiva da organização.

Lembre-se que é nessa etapa que será possível elencar os gaps limitantes, os treinamentos capazes de melhorar o rendimento dos colaboradores e até mesmo movimentações. Saber quais ações funcionarão no desenvolvimento da equipe ajuda a potencializar os rendimentos do negócio.

Muitas organizações investem em treinamentos e capacitações que não geram retornos, pelo contrário, acabam aumentando os prejuízos. Isso pode ser evitado através de uma gestão por competências bem estruturada. Ao conhecer a organização, os cargos e os colaboradores, os líderes passam a gerir e aprimorar a sua equipe com mais assertividade.

Por outro lado, os profissionais começam a se sentir valorizados, compreendem os pontos que precisam aperfeiçoar e se dedicam mais para entregar resultados acima do esperado. Já imaginou como seria ter uma equipe engajada e produtiva?

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