Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial
Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial

Descubra como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial para garantir a assertividade ao realizar a gestão de pessoas.

Veja dicas infalíveis para alinhar sistema de RH e estratégia empresarial

Não é novidade que o departamento de RH é responsável pela gestão do capital intelectual disponível nas organizações. Nesse sentido, os profissionais desse departamento precisam estar atentos às estratégias da empresa para garantir que a liderança esteja norteada para os objetivos traçados.

Na sua empresa, como esse monitoramento é realizado hoje? Existe algum sistema que facilite a integração de dados do departamento de RH? Quais as maneiras de verificar se os resultados estão alinhados aos objetivos traçados?

A utilização de softwares de RH está entre as opções mais valorizadas pelas empresas para realizar essas atividades. Porém, para que a solução traga resultados, é crucial que o sistema esteja alinhado com os interesses e planejamento tático da diretoria.

Continue a leitura e confira dicas infalíveis para alinhar um sistema de RH com a estratégia empresarial. Garanta a lucratividade do negócio.

Conheça a estratégia empresarial

Antes de mais nada, o gestor de RH precisa conhecer a empresa e compreender as estratégias empresariais que estão em andamento. O alinhamento entre diretoria e gestão de pessoas é a base para que as equipes possam ser direcionadas aos interesses do negócio.

Você já imaginou o caos que seria se não houvesse esse alinhamento? Cada departamento trabalharia conforme os seus valores e metas, sem levar em consideração o objetivo geral que todos precisam atingir.

Infelizmente essa ainda é a realidade em algumas empresas. Por isso, reforçamos a importância do gestor de RH trabalhar em equipe com os demais gestores, fortalecendo o alvo a ser atingido pelas equipes.

Analise as funcionalidades do sistema

Outro ponto essencial para garantir o alinhamento do sistema de RH com a estratégia empresarial, é analisar as funcionalidades que a ferramenta apresenta. Elas são capazes de monitorar os indicadores relacionados a estratégia geral? Os dados armazenados e analisados demostram características chave da produção e do capital humano?

Os sistemas precisam apresentar funções que ajudarão a impulsionar a produtividade, a qualidade e o diferencial para garantir resultados positivos. Dentre essas aplicações, podemos citar como exemplo:

  • Gerenciamento de recrutamento e seleção;
  • Avaliação de desempenho;
  • Gerenciamento de plano de carreira;
  • Gerenciamento de treinamentos;
  • Desenvolvimento de mapas de sucessão;
  • Controle de cargos e salários

Quanto mais completo for o sistema, mais estratégica será a gestão de pessoas. Ao mesmo tempo em que a ferramente irá otimizar e amadurecer as ações do departamento de RH, ela proporcionará uma análise completa sobre a realidade do capital humano ativo. Com isso, o gestor de RH e a diretoria conseguirão mensurar os resultados obtidos e relacionar com as estratégias traçadas.

Invista na integração de dados

O segredo do sucesso está na integração de dados. Ao garantir que todas as informações cruciais estarão localizadas em um único local, as decisões se tornam mais assertivas e as análises mais abrangentes.

Com isso, os gestores e a diretoria conseguem ter um cenário condizente com a realidade da organização. Identificando pontos a serem alavancados e profissionais com performance acima da média.

Quando os dados não são integrados, o gestor de RH pode ter dificuldades ao identificar informações sobre colaboradores, metas, desempenho, treinamentos realizados e previsão de plano de carreira.

Conte com a ajuda de especialistas

Na hora de implementar um sistema de RH, vale a pena contar com o apoio de profissionais que personalizarão a funcionalidade da ferramenta de acordo com o objetivo de cada empresa.

A Peex Brasil trabalha com diferentes soluções para possibilitar que o RH de todos os negócios sejam estratégicos. Invista no que há de mais importante, maximize a gestão de pessoas, aumente a performance da equipe e veja a lucratividade aumentar.

Para receber mais conteúdos sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros artigos que você vai querer ler:

People analytics: o novo instrumento para a gestão de pessoas

Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do RH?