Desenvolva equipes de alta performance

Desenvolver equipes é uma das tarefas mais importantes para os líderes atuais. Entretanto, um desafio ainda maior é desenvolver equipes de alta performance. Com a evolução da tecnologia e as dinâmicas transformações do mercado, ter equipes produtivas, engajadas e focadas em resultados tornou-se questão de sobrevivência.

Mas, será que os líderes sabem como são formados os times que conquistam resultados extraordinários? Quais são os elementos básicos que precisam estar fortalecidos no negócio?

Acompanhe-nos na leitura e descubra como desenvolver equipes de alta performance. Invista na gestão de pessoas e veja a lucratividade do negócio crescer.

Comece pela confiança

A base para uma equipe ter sinergia é a confiança. Sem ela, dificilmente as pessoas conseguirão trabalhar em equipe ou entregar o seu melhor. Quando a empresa investe em confiança, os colaboradores se sentem mais seguros para expressar suas opiniões, arriscar novas soluções e propor caminhos diferentes.

Além disso, a falta de confiança acaba atrapalhando a convivência entre os membros da equipe. Boatos, panelinhas, reclamações, sentimento de injustiça ou de favoritismo são apenas alguns exemplos de fatores que podem intoxicar as relações interpessoais. E o resultado disso? Baixa produtividade, falta de colaboratividade e pouco engajamento.

Nesse contexto, os líderes e o departamento de RH precisam trabalhar em conjunto para definir ações que reforcem a confiança. Dar abertura para os colaboradores se expressarem, estimular um diálogo transparente entre líder e liderado, manter a equipe informada, solicitar sugestões e novas ideias para projetos ou até mesmo para solução de problemas são algumas ações que podem ajudar a melhorar a confiança do time.

Vale lembrar que os líderes precisam participar ativamente desse processo, demonstrando suas fragilidades, opiniões e valorizando cada membro de sua equipe. Caso contrário, os profissionais podem sentir que a tentativa não é genuína, evitando certas “exposições”.

Leia também: Você conhece as características de uma gestão de pessoas eficiente?

Aproveite de forma construtiva os conflitos

Equipes com alta produtividade não fogem dos conflitos. Pelo contrário, quando surge um problema o assunto é debatido o quanto antes para que possa ser solucionado. Nesse momento, estimular a participação, o debate e a exposição de diferentes opiniões sobre o assunto é crucial para que o resultado possa ser construtivo.

Para isso, os líderes precisam estar preparados para mediar as discussões, garantindo que conflitos sejam explorados de forma positiva, que agregue ao resultado final. Do contrário, as consequências podem ser negativas, impactando o trabalho em equipe.

Nas empresas onde os conflitos são evitados, os problemas tendem a se estender, gerando prejuízos de produtividade e até mesmo financeiros. Afinal, uma vez que adiamos a resolução de um contratempo, ele pode se tornar cada vez mais complexo.

Treine o foco nos resultados

Outro elemento para trabalhar com os colaboradores é o foco nos resultados. Não adianta ter profissionais extremamente capacitados, confiantes e participativos se eles não souberem para onde estão indo e o que deve ser entregue.

A entrega de resultados concretos, que agreguem valor aos objetivos ou estratégias do negócio é fundamental para a performance. Por isso, os líderes que querem ter equipes com desempenho elevado precisam treinar os profissionais para que eles não caiam em distrações e evitem a procrastinação.

Também é importante que os gestores, junto com o departamento de RH, mantenham as equipes atualizadas a respeito das informações empresariais. Valores, metas, estratégias, ações, produtos, serviços, políticas e expectativas são algumas das informações básicas que os profissionais precisam para ter uma visão macro sobre o seu papel.

Compartilhe as responsabilidades

Por fim, aprenda a compartilhar as metas com a equipe. É comum nas equipes de alta performance a autonomia, colaboratividade e cobrança de resultados entre os próprios membros. Por isso, o líder precisa saber delegar funções para os profissionais certos, estimular a produção em conjunto, bem como valorizar a liberdade de liberdade.

Com isso, o líder conseguirá ter mais tempo para supervisionar, gerir e direcionar os colaboradores no melhor caminho. Identificando os pontos que podem ser melhorados ou até mesmo prevenindo problemas.

Em suma, desenvolver equipes de alta performance está diretamente relacionado com o aprimoramento da confiança, o gerenciamento de conflitos, o foco nos resultados e o compartilhamento de responsabilidades. Lembre-se também que desenvolver os colaboradores de forma assertiva é peça chave.

Pensando nisso, a Peex Brasil desenvolve sistemas de RH que auxiliam líderes de pequenas, médias e grandes empresas na hora de gerenciar e desenvolver equipes de alta performance. Entre em contato com a nossa equipe para descobrir como as nossas soluções podem se adaptar ao seu negócio.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Inscreva-se em nossa newsletter.

Outros assuntos que você vai querer ler:

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

Como dar um feedback assertivo seguindo 3 passos básicos

4 tipos de avaliação de desempenho para usar na sua empresa