como dar um feedback

Um dos maiores desafios da liderança é oferecer feedbacks construtivos que serão capazes de gerar transformações assertivas em seus liderados.

Em post anterior falamos sobre o que é feedback e como ele pode aumentar o seu faturamentoPorém, queremos saber se você sabe como dar um feedback assertivo para a sua equipe?

Quanto melhor for o aperfeiçoamento das equipes, maior a probabilidade do resultado organizacional melhorar. Acompanhe-me na leitura e descubra como dar um feedback capaz de trazer benefícios para a sua equipe. Maximize a gestão do capital humano.

Leia também: Descubra como pode ser fácil incentivar o protagonismo de um colaborador.

1. Seja impessoal e foque no desenvolvimento do receptor

O primeiro passo é controlar as emoções e se manter imparcial diante do colaborador. Evite julgamentos, rótulos e críticas ofensivas, caso contrário, você estará construindo um feedback negativo que poderá gerar impactos na produtividade ou motivação do profissional.

Também é recomendado evitar exposições públicas ou situações que gerem constrangimento. Opte por conversas reservadas, onde o colaborador possa se sentir protegido e aberto para escutar críticas construtivas.

Lembre-se de focar o feedback no desenvolvimento do colaborador. Ou seja, antes de dar o retorno, reflita se ele possui informações suficientes para ajudar o profissional a identificar posturas negativas, pontos fortes e formas de melhoria.

2. Reforce comportamentos específicos

O segundo passo para dar um feedback assertivo é focar a conversa em um comportamento, postura ou atitude específica. Dê exemplos concretos e objetivos daquilo que precisa ser aperfeiçoado ou mantido.

Comentários ou elogios genéricos podem dificultar a compreensão do liderado. Quando o retorno é construído a partir de situações exemplo, torna-se mais fácil ter a visão do que precisa ser colocado em prática.

3. Dê feedbacks rápidos e com frequência

Por fim, o terceiro passo está relacionado a eficiência da conversa. Para isso, é fundamental que você mantenha uma frequência com os retornos e se prepare com antecedência. Evite dar feedbacks sem planejar o que será desenvolvido ou como será abordada uma situação delicada.

Coloque-se no lugar do receptor para ter certeza que aquelas informações farão sentido. Lembre-se também de analisar as competências do colaborador, estimule o aperfeiçoamento constante para que todo o time possa ganhar.

Agora que você já sabe como dar um feedback assertivo e que irá valorizar a impessoalidade, o desenvolvimento, comportamentos específicos e a periodicidade, lembre-se de utilizar ferramentas adequadas para registrar a evolução do colaborador.

Otimize os seus feedbacks

Para que os feedbacks gerem retornos positivos, eles precisam ser bem elaborados e mensurados. Ter dados capazes de mostrar os resultados que as conversas geraram nos colaboradores é crucial para os líderes analisarem a eficácia de suas ações.

Pensando nisso, a Peex Brasil desenvolveu um sistema que permite a aplicação de feedbacks instantâneos. Com ele, os líderes consegue acessar qualquer informação de forma rápida e segura. Ficou muito mais fácil conferir o desempenho da equipe e guiar os profissionais rumo aos resultados desejados.

Entre em contato com a Peex Brasil para saber como essa ferramenta funciona e as soluções disponíveis para a sua equipe.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial?

3 dicas para diminuir o turnover e sair do prejuízo

Descubra como ser produtivo