descubra como incentivar o protagonismo do colaborador

Incentivar o protagonismo do colaborador traz vantagens consideráveis para a organização, fique por dentro

Imagine como seria ter uma equipe que se destaca pelo engajamento, iniciativa e desenvolvimento. Essa realidade pode estar mais perto do que você imagina, descubra como incentivar o protagonismo do colaborador.

Dentre os assuntos que estão ganhando cada vez mais espaço no segmento de gestão de pessoas, está o protagonismo de carreira. Provavelmente você já ouvir falar nas vantagens de ter colaboradores que assumem a gestão de sua própria trilha.

Mas, será que colocar isso em prática realmente precisa ser um bicho de 7 cabeças? Preparamos esse post para te ajudar a entender que pode ser mais fácil do que parece. Com mudanças na cultura organizacional e boas práticas de gestão, você e a sua equipe conseguirão extrair o melhor dos colaboradores potenciais.

Confira também: 3 estratégias para desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas.

Comece por uma avaliação de desempenho bem estruturada

O primeiro passo para incentivar o protagonismo do colaborador é implementar uma política de avaliação de desempenho bem estruturada. É recomendado utilizar sistemas de RH que ajudam a otimizar o processo, ao mesmo tempo que permite o amadurecimento dos indicadores.

Outro diferencial de realizar a avaliação dentro de um sistema de RH é a possibilidade de acompanhar o histórico de cada colaborador. Com isso, o líder, o profissional e o RH poderão verificar a evolução ao longo de determinado período.

Vale ficar atento a alguns fatores cruciais para o sucesso da avaliação: ela precisa estar alinhada com as estratégias da empresa, precisa ser recorrente e compartilhada com cada colaborador. Além disso, o líder precisa estar preparado e ter habilidades capazes de tornar esse momento construtivo.

Dessa forma, o colaborador terá uma dimensão dos pontos fortes e fracos, bem como da sua entrega. Tais itens ajudarão na construção de planos de ação favoráveis ao aperfeiçoamento. Ou seja, o profissional terá insumos suficientes para iniciar a gestão de sua evolução, podendo definir objetivos e metas.

Saiba mais em: Você conhece  o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

Invista em feedbacks construtivos

Vale reforçar que essa ferramenta é a base do desenvolvimento de todo colaborador. Sem ela, o profissional pode se sentir desnorteado e não ter a real dimensão dos impactos ocasionados pelo seu comportamento.

Dentre os papéis dos líderes está o desenvolvimento da sua equipe, por isso, é crucial que eles saibam como utilizar o feedback de forma construtiva para extrair o que há de melhor nos seus colaboradores.

Esse momento serve para que a organização dê instruções que contribuirão para o amadurecimento do profissional, mas, cabe a ele utilizar as informações de forma construtiva.

Mostre caminhos para o desenvolvimento da carreira

Por fim, não podemos esquecer dos famosos planos de carreira e planos de sucessão. Tenha em mente que cada empresa possui uma estratégia e uma realidade, logo, existem diferentes maneiras de oferecer caminhos profissionais para os colaboradores.

Entretanto, independentemente da maneira com que é realizado, é crucial que a organização tenha um caminho claro e transparente. Quando os colaboradores sabem que há espaço para o crescimento, eles tendem a se engajar mais no processo de desenvolvimento.

Dessa forma, o profissional assume o papel da responsabilidade pelo aprimoramento de suas competências e comportamentos, pois sabe que está no rumo para o seu objetivo. Caso contrário, ele poderá se sentir desmotivado e não ver motivos para assumir a gestão da própria transformação.

Gostou? Que tal compartilhar o artigo nas mídias sociais? Com certeza outros líderes poderão se beneficiar com o desenvolvimento da sua equipe. E claro, lembre-se de curtir a nossa página no Instagram para acompanhar as tendências do mercado.

Para saber mais sobre como um bom sistema de RH pode ajudar a construir o protagonismo dos colaboradores, ligue para a Peex Brasil.