Conheça a sua empresa

Conheça a sua empresa e descubra como isso pode impactar positivamente a produtividade da equipe.

Nos últimos anos muita coisa mudou em relação a gestão de empresas, principalmente quando falamos sobre recursos humanos. Entretanto, é importante que você conheça a sua empresa. Hoje, você sabe quem são os líderes que estão no comando? Como é composto o quadro de colaboradores? Saiba como ter uma equipe produtiva.

Você conhece alguma empresa que teve seu rendimento afetado com a perda de bons colaboradores? Já viu uma equipe insatisfeita trazer bons resultados para uma organização?

Essas são algumas reflexões que precisamos fazer para entender a importância de um bom time. Uma equipe de qualidade, capaz de gerar lucratividade com uma performance elevada é composta de bons colaboradores.

Quando não damos a devida atenção aos funcionários da empresa, há um grande risco de perdermos talentos. Além disso, pode ocorrer desalinhamento de interesses entre departamentos e a organização como um todo.

E as consequências? Podemos citar uma comunicação pouco eficaz, insatisfação generalizada e falta de foco no principal objetivo da empresa. Ter uma equipe entrosada favorece o sentimento de confiança, fator que estimula o aprendizado e a cooperação em grandes projetos.

Por isso, gostaríamos de reforçar a pergunta: Você conhece a sua empresa?

Se você é gestor ou dono de empresa, esse post com certeza poderá te ajudar. Continue lendo e saiba como potencializar seus resultados.

Conexões humanas x desempenho

O ser humano é sociável. Desde cedo aprende a conviver e se relacionar com outras pessoas. É através dessa vivência com outras pessoas que o aprendizado se expande. Ir contra essa natureza pode trazer grandes prejuízos. Por exemplo, você consegue imaginar quantas oportunidades de inovação perderíamos se não trabalhássemos em equipe?

Para formar um time capaz de produzir feitos realmente impactantes, é necessário ter uma equipe diversificada trabalhando em conjunto. É necessário que as pessoas tenham entrosamento e respeito mútuo umas pelas outras.

Você já reparou como um time alinhado conquista grandes vitórias? Isso fica mais fácil de ser notado em algumas modalidades esportivas onde há trabalho em equipe. Quando os jogadores não estão em sintonia, as jogadas acontecem de forma desastrosa, levando muitas vezes a derrota.

Porém, o contrário também é verdadeiro. Uma equipe que possui um bom relacionamento apresenta um desempenho elevado, cria jogadas inusitadas, surpreende o adversário e fica mais próxima das vitórias.

Nesse sentido, é crucial que você conheça a sua empresa. Hoje, você sabe quais são os departamentos que estão trabalhando em conjunto? Quais os colaboradores que estão tendo dificuldades em desempenhar suas funções? Quem está produzindo resultados impactantes e vestindo a sua camisa?

Conhecer os seus colaboradores é o primeiro passo para ter uma equipe de sucesso. É necessário entender quais os pontos fortes e fracos de cada um. Conhecer os valores das pessoas e suas expectativas. Com isso, você terá maior chance de saber quem são os talentos do seu time e quem precisa de treinamento para ir mais longe.

Lembre-se que os resultados são criados pelos colaboradores. Se eles não estiverem engajados, motivados e conscientes de onde precisam chegar, o que deve ser esperado?

Se você é dono de uma grande empresa ou possui uma agenda mais movimentada, é possível que seja difícil conhecer todo o quadro de funcionários. Entretanto, nesse caso, é crucial que você conheça seus líderes. Quem são as pessoas que estão inspirando sua equipe?

Quem são os seus líderes?

Não é por acaso que os líderes estão ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações e de treinamentos. Eles são detentores de papéis cruciais dentro das equipes. Há inclusive, algumas pesquisas que apontam a influência que a liderança direta possui sob os colaboradores.

Você conhece alguém que já deixou uma grande empresa ou até mesmo um bom cargo por causa de uma má liderança? Atualmente, isso não é incomum. Em contrapartida, uma boa liderança é capaz de extrair o que há de melhor nos funcionários, elevando a performance.

Disseminar os valores da empresa, desenvolver os membros da equipe, incentivar os colaboradores e trazer resultados que estejam alinhado com o objetivo da organização. Esses são apenas algumas das responsabilidades de um líder. Esses profissionais precisam ser empáticos, educados e atentos para ouvir ideias, sugestões ou até mesmo críticas.

Eles fazem a ponte entre a base e a alta gestão. Por isso, é de suma importância que você conheça quem está liderando sua equipe. Seus líderes são coerentes com os valores da empresa? Eles estão inspirando as pessoas? Suas atitudes são bons exemplos a serem seguidos?

Se você já conhece a sua empresa, mas ainda não sabe como otimizar a gestão dos colaboradores de forma mais eficaz, nós temos a solução. Entre em contato com a Peex e saiba como potencializar seu time.