Gestão estratégica de Recursos Humanos

Descubra como a gestão estratégica de recursos humanos pode impulsionar o aproveitando do capital intelectual de sua empresa.

Não basta apenas realizar uma boa gestão de recursos financeiros. Hoje, o ativo mais valioso das empresas é o capital humano. Como você tem gerido esse recurso? Está aproveitando o máximo possível? Aprenda mais sobre gestão estratégica de recursos humanos.

Se você acompanha o mercado, com certeza já viu cases de sucesso onde ações estratégicas de RH causaram impactos positivos. Com a valorização do ser humano no meio produtivo, os departamentos de recursos humanos precisaram transformar a maneira de agir.

Antes, quando uma organização tinha certas iniciativas para incentivar os colaboradores, ela era vista como inovadora. Entretanto, hoje, parte dessas iniciativas já viraram commodities, ou seja, são atitudes básicas que precisam ser tomadas. Caso contrário, sua organização corre o risco de ser menos competitiva, aumentando a rotatividade de bons funcionários.

Dessa forma, o departamento de recursos humanos não pode simplesmente continuar se preocupando apenas com questões trabalhistas ou com os processos de recrutamento e seleção. Tornou-se essencial um RH mais ativo com todos os departamentos, inclusive com a alta gestão.

O gestor de RH precisa ter uma visão ampla do empreendimento, entender que a organização é um sistema com interligações que caminha para o mesmo objetivo. Sem esse envolvimento tático com o negócio, o departamento pode deixar de ser estratégico.

Como dizia Steve Jobs, “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem, e como você as lidera.”. Saber gerir um bom capital humano é um caminho importante para ter êxito. Quer saber mais sobre gestão estratégica de Recursos Humanos? Continue lendo esse post e fique por dentro.

Por onde começar?

O maior objetivo de uma gestão de recursos humanos estratégica é manter o foco no ser humano. A partir disso, são desenvolvidas diversas ações que visam alcançar com excelência e rapidez os objetivos da organização.

O comprometimento dos colaboradores com suas atividades e com a empresa, precisam ser encorajados pelo RH. Nesse sentido, cabe ao departamento disseminar a cultura organizacional, bem como os valores, missão, visão e metas. É preciso criar o alinhamento e a conexão de todos os departamentos com um foco único nas estratégias da organização, caso contrário a chance de ter resultados assertivos diminui.

E não é só isso. Os colaboradores precisam se sentir apoiados, incentivados e capazes de resolver problemas, além de conquistar novas oportunidades. Para isso, é indispensável que seja criado um ambiente capaz de fortalecer competências, ou seja, que valorize os treinamentos para desenvolvimento da equipe.

Nesse sentido, o RH também precisa estar atento para alinhar as expectativas da empresa com a dos colaboradores. Hoje já é possível oferecer um ambiente mais descontraído, voltado para o bem-estar do funcionário e que facilita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Entretanto, tais benefícios devem fazer sentido em relação a cultura organizacional.

O discurso e as atitudes de uma empresa precisam estar alinhados, caso contrário, os colaboradores poderão ser afetados por tal inconsistência. Nessas circunstâncias, pode haver uma desmotivação generalizada, ocasionando maior rotatividade.

Ou seja, sem a gestão estratégica de recursos humanos, abrem-se lacunas para a má utilização da mão de obra disponível. Em contrapartida, a boa gestão pode aumentar a satisfação e o entrosamento da equipe, favorecendo o aumento de produtividade.

Preservando recursos

Não podemos deixar de considerar que o RH é encarregado por colocar pessoas qualificadas nas respectivas funções. Logo, também precisa estar atento para mantê-las em constante desenvolvimento.

Quando não há mensuração dos indicadores de desempenho de um colaborador, a empresa fica no escuro. Torna-se mais difícil saber quem está atingindo as metas e quem está no caminho contrário. O RH precisa monitorar o desempenho geral da empresa, entender onde estão os talentos, os bons funcionários e aqueles que precisam de ajuda.

Outro fator que fortalece essa questão é o mercado. Diante da concorrência elevada, sua empresa não pode correr o risco de perder um de seus talentos para uma empresa “adversária”. Por isso, é imprescindível que a gestão estratégica de recursos humanos tenha ferramentas para manter os melhores funcionários dentro da organização.

Saiba mais

Com o avanço da tecnologia, a gestão estratégica de recursos humanos ficou mais acessível. Entre em contato com a Peex Brasil e saiba como gerir da melhor forma o seu capital humano.