Plano de Sucessão

Descubra o que é plano de sucessão e a sua importância para a sustentabilidade do negócio

Ainda hoje, o plano de sucessão é confundido com plano de carreira. Porém, é preciso entender a diferença existente entre eles. Fique por dentro e saia na frente.

Você sabe qual é a diferença entre plano de sucessão e plano de carreira? Muitas empresas ainda se confundem ao tratar desses assuntos. Logo, é necessário entendermos cada um deles, uma vez que são ferramentas importantes para tornar o seu departamento de recursos humanos estratégico.

Assim como o capital financeiro, o capital humano é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Você já imaginou o prejuízo que teria se o seu diretor financeiro pedisse demissão amanhã? Quem ficaria no lugar dele? Existem profissionais capacitados dentro da empresa para assumir tal cargo de forma rápida e eficaz?

Um bom plano de carreira em conjunto com um plano de sucessão consistente é capaz de impulsionar a performance da equipe, bem como fortalecer a retenção de bons funcionários. Se você quer aperfeiçoar sua gestão empresarial, continue lendo esse post e aprenda a utilizar o plano de sucessão a seu favor.

Para ir além, leia também: Gestão estratégica de recursos humanos, você utiliza?

Plano de carreira x Plano de sucessão

Hoje, o seu departamento de recursos humanos possui um bom planejamento a respeito de carreira e sucessão? Existe uma jornada de crescimento pré-estabelecida e disseminada entre as equipes? Todos sabem as competências e experiências desejadas para essa jornada?

Pode ser que a sua resposta seja positiva e que exista um plano de carreira que engloba todas as vagas disponíveis, viabilizando oportunidades futuras para os colaboradores. Porém, há a mesma preocupação com o futuro da empresa?

Com que periodicidade os gestores se reúnem para alinhar as competências necessárias para os cargos de alto nível? Ou qual foi a última vez que o departamento de RH realizou um levantamento com os demais gestores sobre os colaboradores aptos para serem sucessores?

Precisamos ter em mente que ter um plano de carreira não significa necessariamente ter um plano de sucessão. É preciso que as empresas desenvolvam ambos os planejamentos de forma complementar, com revisões periódicas. Dessa forma, a sustentabilidade do negócio torna-se mais assertiva.

Tudo o que você precisa saber sobre plano de sucessão

Elencamos tudo o que você e sua equipe precisam saber para começar a utilizar o plano de sucessão como estratégia para seu departamento de recursos humanos. Confira abaixo:

Principais objetivos

Conforme falamos anteriormente, o principal objetivo está em criar ações sucessórias, de forma estratégica para o futuro da organização, diminuindo os consequentes riscos decorrentes de desligamentos inesperados. Para isso, o gestor de RH precisa realizar um mapeamento de todas as ocupações consideradas essenciais, assim como as competências indispensáveis para sua execução.

Feito isso, é recomendado uma reunião entre os líderes e a equipe de RH para identificação dos potenciais sucessores. Dessa forma, é possível iniciar um processo de treinamento ou preparo para que os mesmos estejam aptos a exercer determinada função assim que surgir a demanda.

Por fim, vale ressaltar que sem a conscientização e mobilização de todos os gestores, o sucesso do plano sucessório pode ficar comprometido.

Benefícios para a empresa

Além da empresa conseguir minimizar os riscos, contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento, existem outros benefícios que podem gerar diferenciais positivos:

  • Incentivo para o desenvolvimento e formação de novos líderes;
  • Formação de equipes de alta performance;
  • Redução da rotatividade;
  • Retenção de talentos;
  • Treinamentos voltados para melhorias táticas;
  • Mapeamento de profissionais;
  • Redução de custos com processos de recrutamento externo;
  • Embasamento para decisões assertivas sobre promoções.

Benefícios para os colaboradores

Você já se questionou sobre o que gera vínculo entre as organizações e bons colaboradores? De um lado, os gestores esperam resultados positivos e dedicação total com as atividades direcionadas a cada indivíduo. Por outro lado, os funcionários anseiam por reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento e ambientes de trabalho equilibrados.

Nesse sentido, o plano sucessório em parceria com o plano de carreira resulta em ganhos como:

  • Oportunidade de desenvolvimento profissional e melhoria contínua;
  • Reconhecimento;
  • Promoções, bonificações e incentivos;
  • Apoio da liderança;
  • Evolução da carreira.

Segundo Fernando Mantovani, em artigo na Revista Exame:

O plano de sucessão demonstra aos membros da equipe que você não só quer investir em seu desenvolvimento profissional, mas também vê-los evoluir como futuros líderes da empresa. Essa é uma mensagem poderosa. Crie um plano de sucessão para cada posição-chave da sua organização. Isso pode ajudar a motivar os funcionários a aprender as habilidades e os conhecimentos necessários para o avanço da carreira.

E tem mais, atualmente é possível criar planos de sucessão utilizando softwares próprios para gestão de pessoas. Entre em contato com a Peex Brasil e descubra uma solução personalizada para sua equipe.