3-MANEIRAS-AUTOMATIZAR-GESTAO-RH
3-MANEIRAS-AUTOMATIZAR-GESTAO-RH

Quais as vantagens da automatização na gestão de RH?

A gestão de RH é um passo importante para o crescimento das empresas, independentemente do porte ou do setor em que atuam. Como se trata de um volume grande de informações, contar com um sistema de automatização favorece o aproveitamento de tempo e libera os funcionários de Recursos Humanos para atuarem estrategicamente.Para conhecer os benefícios que a automatização e o uso da tecnologia trazem para a empresa, além de entender como promovê-los, acompanhe este post.

Por que é importante automatizar processos? 

Além de administrar as informações com mais agilidade, sistematizar a gestão de RH traz várias outras vantagens para a empresa. A primeira delas é a segurança da informação. Com o auxílio de softwares para a rotina de RH, dados sensíveis como números de documentos de funcionários e valores de salário ficam menos suscetíveis a vazamento. Ao mesmo tempo, o acesso às informações é facilitado – essa é uma vantagem importante para empresas com filiais em vários lugares.

O cumprimento de prazos e cálculos cada vez mais precisos são os outros aspectos favorecidos pela automatização desses processos. Com o suporte que essas ferramentas oferecem, a parte burocrática é facilitada, e os erros pequenos nos pagamentos de salário ou rescisões são evitados. Deslizes desse porte podem trazer grandes problemas à organização.

O que pode ser automatizado?

Há uma série de tarefas que podem ser automatizadas com sucesso pela empresa. Destacamos 3 essenciais que podem fazer grande diferença na gestão de RH. São elas:

Treinamentos

Usar uma plataforma de automatização de treinamentos ajuda muito a disseminar essas informações dentro da empresa. Esses softwares costumam oferecer sistemas que permitem o acesso aos cursos nos horários e lugares que o funcionário decidir, melhorando a qualidade da aprendizagem.

Treinamentos representam um investimento importante dentro da gestão de RH, já que impactam positivamente na capacitação dos funcionários e no crescimento da empresa.

Recrutamento e seleção

A seleção de talentos para a empresa pode ser otimizada com a contratação de uma plataforma ou de um marketplace especializado no assunto. O processo envolve a postagem da vaga, a análise e a triagem de currículos, a condução de entrevistas e demais etapas. A automação do recrutamento poupa os profissionais das tarefas mais trabalhosas e demoradas. Assim, eles conseguem concentrar esforços na realização de entrevistas e escolher o candidato mais adequado.

Sistemas de avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho costumam tomar muito tempo dos profissionais: há a preparação da avaliação, a coleta e organização das informações, a aplicação de feedbacks, o armazenamento de dados, a comparação com resultados dos períodos anteriores… trata-se de um processo longo e detalhado.

Um sistema que permite a aplicação das avaliações e ajuda no armazenamento e na comparação de dados vai tornar esse trabalho muito mais eficiente e rápido. O sistema também deve possibilitar a customização de ferramentas para adequar totalmente a plataforma às necessidades da empresa.

A Peex Brasil tem a solução ideal para automatizar as avaliações de desempenho da sua empresa, ajudando na aplicação dessa prática de maneira eficaz. Clique aqui e saiba mais.