omo treinamentos de desenvolvimento podem favorecer os profissionais de RH

O profissional de RH precisa conhecer as metodologias e técnicas disponíveis no mercado. Entenda como os treinamentos de desenvolvimento podem ajudar.

Você já parou para pensar como as ferramentas e metodologias de desenvolvimento mudaram nos últimos anos? O que funcionava com os colaboradores antigamente já não apresentam o mesmo efeito com as novas gerações. Diante disso, os profissionais de RH que desejam manter a carreira em evolução precisam participar de treinamentos de desenvolvimento para expandir os horizontes.

Sim, assim como qualquer outro profissional, os colaboradores de recursos humanos também precisam realizar treinamentos que ajudam a aprimorar habilidades, conhecimentos e competências. Sem isso, a estagnação na carreira pode ser certeira.

E vale lembrar que nesses casos o prejuízo ocorre duas vezes: uma para o próprio profissional que não consegue acompanhar o mercado e outra para a empresa, que continua trabalhando nos modelos antigos. O resultado dessa falta de investimento pode refletir em toda a empresa, uma vez que o RH é o setor responsável por dar o exemplo e guiar os demais colaboradores na trajetória desejada.

Continue a leitura e descubra como o profissional de RH pode melhorar a sua performance.

Invista tempo e energia no seu PDI

Você já ficou tão preocupado em acompanhar o processo de definição do PDI dos outros departamentos que esqueceu de planejar o seu? Ou já deixou de seguir as próprias metas e prazos pois ficou mais preocupado com aquele funcionário que está apresentando baixo rendimento?

Os profissionais de RH  e líderes passam grande parte do tempo focados no desenvolvimento das outras áreas da empresa e podem esquecer de olhar para a própria carreira. Lembre-se que você também é um colaborador, membro da equipe e que precisa se preocupar com a gestão da sua carreira.

Tire um tempo para planejar o seu PDI, elencar os seus objetivos profissionais e as ações necessárias para atingir os cargos desejados. Dedique-se ao seu próprio desenvolvimento assim como gostaria que os outros colaboradores também fizessem.

Pesquise sobre as carreiras do futuro

Outro ponto crucial é o foco no futuro. Com tantas transformações tecnológicas e dinâmicas sociais, as empresas estão passando por mudanças significativas. Com isso, muitos cargos e processos deixarão de existir nos próximos anos.

Logo, os profissionais de RH precisam pesquisar sobre as novas tendências no mercado. Quais são as previsões? Quais serão as habilidades do profissional do futuro? Como o RH vai se reinventar daqui 10 anos? Quais cargos estão deixando de existir?

Essas e outras perguntas são importantes para traçar cenários e pensar nas competências que precisam ser desenvolvidas. Trabalhar com planejamento e antecedência são ótimas maneiras de aproveitar novas oportunidades quando as mudanças começarem a chegar.

Participe dos treinamentos da área

Por fim, nossa última dica nesse artigo é: invista em treinamentos da área. Além de fortalecer o Networking, esses encontros favorecem a atualização de conhecimento e até mesmo o aprendizado de metodologias novas.

Por exemplo, você sabe o que é nine box? Já ouviu falar sobre essa metodologia que ajuda empresas no mundo inteiro na hora de gerenciar talentos e estruturar planos de desenvolvimento individual?

Esse é apenas um exemplo de ferramenta que ajuda os profissionais de RH a otimizar os processos diários de maximização do capital humano e retenção de colaboradores. Quer saber mais? Venha participar do nosso workshop online gratuito e aprenda como liderar através do 9 box.

Aproveite para conferir o nosso Guia Definitivo para um PDI de sucesso