Home office: o futuro que dominou a nossa realidade

Nos últimos anos o home office ganhou espaço nas discussões de inúmeras empresas por ser um sonho de consumo de muitos colaboradores.

Para a surpresa de todos, essa realidade que parecia ser apenas um futuro distante acabou se tornando realidade com a chegada do COVID-19 (Coronavírus). Por questões de saúde pública, segurança e bem-estar dos profissionais, inúmeros negócios se viram diante de uma decisão urgente: aderir ao home office para não parar.

Sabemos que para muitas empresas essa decisão pode ter sido difícil, ocasionando dúvidas tanto nos gestores quanto nos colaboradores. Para entender melhor os benefícios, como gerenciar e dicas para aumentar a produtividade durante o home office, continue a leitura.

Benefícios de trabalhar em casa

Por incrível que pareça, quando bem implementado, o home office traz benefícios valiosos para as empresas e seus profissionais. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Redução de custos;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Favorecimento da qualidade de vida e bem-estar;
  • Aumento da produtividade;
  • Engajamento dos profissionais.

Além disso, o home office também exige que os profissionais se atualizem, utilizando ferramentas tecnológicas que permitem manter a comunicação e a produção à distância. Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, essa transformação pode ser extremamente positiva, uma vez que permite a flexibilização do negócio.

Isso permite que as empresas continuem encontrando soluções inovadoras para sobreviver ou até mesmo se reinventar diante de momentos complexos, como o que estamos vivendo. Essa união e quebra de barreiras que mantem as equipes ativas, com comunicação em tempo real e tomadas de decisão rápidas são extremamente estratégicas no mundo de hoje.

Como gerenciar a equipe em home office? 

Apesar de extremamente benéfico, o home office precisa ser monitorado e bem estruturado para de fato gerar benefícios. Ou seja, os líderes e gestores precisam estar ainda mais ativos para acompanhar as entregas e atuação da sua equipe.

Também é necessário que o RH estabeleça algumas regras de conduta que ajudem a nortear os colaboradores nesse processo. Alguns passos cruciais são:

  • Definir horários de trabalho e ferramentas para validar a entrada e saída;
  • Definir as plataformas que serão utilizadas para a comunicação da equipe;
  • Definir as plataformas para controle de produtividade e entregas;
  • Fornecer instruções de acesso e utilização dessas novas ferramentas;
  • Manter uma comunicação ativa e não-violenta;

O RH também precisa estimular que os líderes acompanhem de perto o desempenho de cada colaborador. Esse item é fundamental nos dias de hoje pois os profissionais podem estar emocionalmente abalados ou perdidos em suas prioridades. Lembre-se que além das novidades repentinas e do novo modelo de trabalho, os profissionais estão recebendo inúmeras notícias negativas sobre o desdobramentos do Coronavírus.

Dicas para otimizar a produtividade dos colaboradores

Sabemos que nem tudo são flores no home office. Afinal, existem muitas distrações e “concorrentes” que disputam a atenção dos colaboradores dentro de casa. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ser reforçadas com a sua equipe para estimular uma performance positiva:

1 Reservar um espaço para o trabalho

Para favorecer a concentração e o bom rendimento, é fundamental que o colaborador reserve um espaço destinado para o trabalho dentro de casa. Esse local precisa ser o mais tranquilo possível e com o mínimo de distrações. Também recomendamos que ele tenha mesa e cadeira adequada para evitar dores musculares.

Além de ajudar a manter o foco nas atividades do trabalho, esse ambiente ajuda a conter a ansiedade ou estresse uma vez que o profissional terá um local definido para trabalho e outros para lazer.

2 Respeitar os horários definidos

Quem não gostaria de passar horas brincando com as crianças, conversando com os entes queridos, fazendo aquela maratona de séries, lendo os livros que se acumulam na estante ou apenas rolando o feed das mídias sociais?

Essas e outras atividades tentadoras acabam nos distraindo e bagunçando completamente a nossa agenda quando estamos em casa. Por isso, um dos maiores segredos para um home office produtivo é definir horários e tarefas.

Os profissionais precisam aprender a priorizar a atividade conforme o planejamento estipulado para não perder o foco no que realmente deve ser feito. Existe hora para tudo e os líderes podem ser uma boa ponte para acompanhar esse desempenho de entregas.

3 Trocar de roupa

O sonho da grande maioria das pessoas é poder trabalhar em casa de pijama, não é mesmo? Mas, não se engane! O nosso cérebro precisa entender qual é a hora do descanso e a hora de trabalhar.  Uma boa maneira de ajudar nessa assimilação é trocar de roupa.

Por isso, reforce a importância da sua equipe deixar o pijama de lado para conseguir performar com qualidade.

Aprenda com a nossa equipe

Agora que você já sabe um pouco mais sobre home office, que tal aprender a liderar a sua equipe utilizando a metodologia 9 box?

Participe do nosso workshop online gratuito e atualize os seus conhecimentos para lidar com esse momento de novas oportunidades.