5 razões para valorizar a diversidade no ambiente de trabalho

Engana-se quem pensa que a diversidade no ambiente de trabalho está relacionada apenas às questões sociais.

Pesquisas mostram que empresas que valorizam profissionais com diferentes características impulsionam a lucratividade e a criatividade.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você conhecer 5 razões para você e seus líderes repensarem sobre a diversidade no ambiente de trabalho. Veja como a sua equipe pode melhorar a performance e as relações interpessoais através da inclusão.

As vantagens da diversidade no ambiente de trabalho:

1. Redução de conflitos

Empresas que valorizam a diversidade no ambiente de trabalho acabam desenvolvendo ambientes que priorizam o respeito ao próximo. A inclusão estimula a empatia e a compreensão a respeito de características e pontos de vistas distintos.

Ao mesmo tempo em que os conflitos começam a diminuir, o clima organizacional passa a ser mais harmônico. Vale lembrar que, para que isso funcione de forma positiva, é crucial a participação da liderança e do desenvolvimento de uma cultura de inclusão ética.

2. Enriquecimento cultural

Outra razão que favorece o ambiente de trabalho de forma positiva, é o enriquecimento cultural. Quanto maior for a mescla de vivência, conhecimento e experiência, mais ampla e evoluída será a cultura organizacional.

Você já imaginou como seria um ambiente onde todos os colaboradores tivessem o mesmo perfil? A homogeneidade acaba impedindo o desenvolvimento de novos caminhos e resultados.

3. Aumento da produtividade

Segundo artigo da Harvard Business Review, quando os colaboradores percebem que a empresa estimula a diversidade, eles tendem a ir além das responsabilidades recebidas, melhorando a qualidade das entregas realizadas.

Sim, a valorização da diversidade faz com que os profissionais se sintam mais confiantes em expor suas ideias, favorecendo o envolvimento e engajamento.

4. Soluções inovadoras

Sabemos que com a evolução do mercado e das tecnologias, as empresas precisam entregar soluções inovadoras para se manter ativas. E essa é mais uma razão para os líderes estimularem a diversidade no ambiente de trabalho.

A criação de soluções até então desconhecidas passa por um processo de mescla de opiniões. Através de conversas construtivas e opiniões complementares, os grupos conseguem formular respostas inovadoras aos problemas apresentados.

Sem as diferenças de opiniões, visões de mundo, experiências e cultura, não há um enriquecimento criativo e diferenciado. Nesses casos, há uma tendência de continuar nos padrões já existentes.

5. Lucratividade

Por fim, o relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Credit Suisse apontou que empresas que possuem mulheres no conselho, apresentam: maior valor das ações, maior retorno sobre o patrimônio, bem como avaliações mais positivas.

Quando pensamos sobre todos os tipos de inclusão, a lucratividade pode ser ainda maior. Times equilibrados, com habilidades e visões de mundo complementares conseguem produzir resultados superiores. Quais seriam os benefícios que a sua equipe poderia conseguir com profissionais diversificados?

Aproveite ao máximo a diversidade do capital humano

Além de valorizar a diversidade no ambiente de trabalho, as empresas precisam gerir e desenvolver o capital intelectual da melhor forma possível. Líderes ativos no processo de aperfeiçoamento das equipes conseguem extrair resultados acima da média.

Para isso, muitas empresas estão contando com o apoio de sistemas de RH que possibilitam avaliações de desempenho integradas, dinâmicas e completas. Para saber mais sobre como alavancar os resultados do seu negócio, entre em contato com a Peex Brasil.

Inscreva-se em nossa newsletter para saber mais sobre gestão de pessoas.

Aqui estão outros artigos que você também vai querer ler:

O conflito de gerações no mundo corporativo

Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do RH?

Aumente o seu faturamento com o sistema de RH da Peex Brasil