Quer estruturar uma comunicação interna de sucesso? confira 3 dicas infalíveis

Não é novidade que uma comunicação interna de sucesso ajuda a impulsionar a lucratividade do negócio. Mas, você sabe como colocá-la em prática?

Ter uma comunicação interna de sucesso não é tarefa fácil, principalmente quando levamos em conta a variedade de gerações que estão ativas no mercado. Nesse sentido, o segredo de uma comunicação de sucesso está na adaptação da linguagem e das estratégias.

Sim, pode até parecer simplório, mas compreender o melhor estilo de linguagem para o perfil de colaboradores existentes na organização faz toda a diferença. Afinal, de que adianta investir em inúmeras ferramentas ou ações se elas não estiverem impactando positivamente o seu público?

Se você quer eliminar os erros no planejamento de uma comunicação interna de qualidade, continue a leitura para conferir as 3 dicas infalíveis que separamos. Para ir mais longe, confira também Comunicação interna: o que é e como afeta a rentabilidade? 

1. Conheça o seu público

O primeiro passo é dedicar tempo para conhecer os colaboradores da organização. Qual a faixa etária? Como é feita a distribuição entre gerações? Como essas gerações costuma se comunicar? Existe algum canal de comunicação mais utilizado? Uma linguagem mais eficaz?

Essas são apenas algumas perguntas iniciais que ajudam na identificação do perfil dos colaboradores e dos canais que trariam mais resultado. Tenha em mente que para uma comunicação ser bem sucedida, a mensagem precisa ser transmitida e compreendida com sucesso. Caso contrário, os esforços podem ir por água abaixo.

2. Crie um plano de comunicação interna

Outra dica infalível que evita inúmeros erros é a estruturação de um plano para a comunicação interna. Sabemos que sem planejamento os erros acabam sendo recorrentes, assim como o mau uso dos recursos. Por isso, para você ganhar tempo e colher os resultados com mais rapidez, concentre-se em desenvolver um bom planejamento.

Lembre-se de incluir um diagnóstico, traçar objetivos e metas, definir um plano de ação, estabelecer indicadores de mensuração de retornos ou monitoração de desempenho e claro, não se esqueça de criar um cronograma.

3. Estimule o diálogo entre os colaboradores

Por fim, saiba que a melhor maneira de fortalecer uma comunicação interna de sucesso é incentivar o diálogo sem burocracia entre todos os colaboradores. Isso não serve apenas para líderes e liderados, mas também para todos os departamentos que muitas vezes costumam trabalhar de forma individualizada.

Já pensou como a organização poderia acelerar a solução de problemas e a inovação de processos com uma comunicação eficaz? É por isso que empresas do mundo todo estão investindo cada vez mais em ferramentas digitais que ajudam nessa transformação.

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