Case de sucesso Dell: o destaque para uma gestão de pessoas inclusiva

O case de sucesso Dell tem muito para nos ensinar sobre inclusão e gestão de pessoas.

Não é por acaso que a gigante da tecnologia também está se destacando nos rankings e prêmios que avaliam a felicidade no trabalho e a eficiência da gestão de pessoas. Com iniciativas voltadas para a inclusão, o respeito e a flexibilidade, a Dell possui times diversificados que colaboram para a construção de soluções e produtos inovadores.

Continue a leitura para conhecer as iniciativas do case de sucesso Dell que ajudaram a melhorar o engajamento, produtividade e felicidade dos colaboradores. Não deixe de anotar os seus insights para aprimorar a gestão da sua equipe.

A flexibilidade dos locais de trabalho conectados

Diferente de algumas empresas que não entenderam logo no início os benefícios que o home office e os trabalhos flexíveis poderiam trazer para a produtividade e engajamento dos colaboradores, a Dell oferece há alguns anos a possibilidade do profissional trabalhar remotamente, incentivando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Sempre antenada nas mudanças tecnológicas e corporativas, a empresa estruturou uma política com regras e normas que devem ser seguidas por líderes e liderados e disponibilizou ferramentas que ajudassem a gerir melhor os trabalhos remotos. Dessa forma, além de melhorar a satisfação dos colaboradores, a empresa garantiu que o processo fosse benéfico e eficaz.

Hoje, os trabalhos flexíveis fazem parte da cultura organizacional e possuem um programa específico para atrair e reter talentos, confira.

Do your best work in the way that works best for you

Dell

A diversidade ganhando força

Outro ponto forte da gigante de tecnologia são as ações de inclusão. O respeito pelas pessoas sempre foi um valor da organização, mas tem ganhado destaque nos últimos anos. Conforme comunicado vinculado no site da empresa:

Uma das iniciativas que fazem da Dell uma empresa diferenciada na gestão de pessoas são suas ações voltadas a promover o apoio à diversidade e à inclusão. Dentro desse conceito, a Dell mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar a organização sobre temas como tolerância e respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y.

Pensando nisso, a organização estruturou comunidades com temas específicos onde os colaboradores podem se conectar com outros membros da equipe que possuem o mesmo sexo, etnia, orientação sexual ou estilo de vida. Dentro dessas comunidades os colaboradores encontram apoio, aconselhamentos e dicas de desenvolvimento profissional e pessoal.

Lembre-se que hoje os profissionais buscam locais de trabalho que ofereçam segurança e respeito. Dessa forma, a Dell consegue atrair e reter todos os tipos de profissionais, estruturando equipes heterogêneas capazes de aumentar o valor percebido nos produtos e serviços.

Insights para aprimorar a sua equipe

Agora que você já conhece um pouco sobre o case de sucesso Dell é hora de você refletir: a sua equipe possui algum tipo de flexibilidade no trabalho? O modelo de negócio permite o trabalho remoto? Quais seriam os ganhos para a produtividade e o faturamento do departamento?

E sobre inclusão, os seus colaboradores se sentem seguros no ambiente de trabalho? Há respeito e valorização para todos os profissionais? As equipes são compostas por membros de diferentes sexos, idades, etnia, orientação sexual e estilos de vida?

Vale lembrar que equilíbrio entre vida pessoal e profissional, flexibilidade, inclusão e respeito são apenas alguns pontos que podem te ajudar a melhorar os resultados quando o assunto é gestão de pessoas e satisfação no ambiente de trabalho. Para saber mais sobre como maximizar o seu capital humano, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook. 

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Case de sucesso Starbucks: a importância da liderança

Aprenda com o case de sucesso do Google