Starbucks

Você sabe qual a importância da liderança dentro de uma empresa de sucesso? Descubra como a participação ativa dos líderes levou a Starbucks ao êxito.

Aprenda sobre a importância da liderança com o case de sucesso da Starbucks

Você conhece sua empresa? Há algumas semanas trouxemos a discussão para que você pudesse refletir sobre a sua equipe e negócio. Hoje, decidimos trazer um case de sucesso que ajudará o departamento de RH e os gestores.

Com certeza você já ouviu falar na rede de cafeterias Starbucks ou na fidelização que os clientes criam com a marca. Mas, como será que a empresa conquistou o patamar atual? Qual foi a importância da liderança no aumento dos lucros?

A base do segredo está no engajamento da liderança. Em 1987, Haward Schultz comprou a Starbucks e desde então trabalhou ativamente, criando estratégias capazes de fortalecer a companhia ao mesmo tempo em que se envolvia com o negócio como um todo.

Continue a leitura e saiba mais sobre os princípios que levaram a Starbucks ao sucesso. E para saber mais sobre liderança, confira: 5 práticas essenciais para gestão de equipes de sucesso.

Inspirar e nutrir o espírito humano

No livro, Liderando ao estilo Starbucks, o autor Joseph A. Michelli ressalta a força da cultura organizacional existente na cafeteria. Apesar das modificações transformativas que as estratégias da empresa sofreram ao longo dos anos, sempre ficou claro que um dos propósitos era inspirar e nutrir o espírito humano.

A partir desse princípio, as ações da empresa sempre valorizaram a criação de conexões respeitosas entre as pessoas. Por exemplo, entre os princípios da liderança encontrada na Starbucks o autor cita: amor, humildade, humanidade e valorização das conexões humanas.

As conexões leais favorecem o engajamento natural com o negócio, resultando na construção de marcas adoradas pelos colaboradores e seus clientes.

Nossa missão sobre o tratamento de pessoas com respeito e dignidade não são apenas palavras, mas um credo de que vivemos todos os dias.

Haward Schultz

E você, já parou para pensar como pode usar a cultura organizacional da sua empresa a seu favor? Se a resposta for não, considere repensar. Através dela, os gestores reforçam os comportamentos que são esperados dentro do ambiente de trabalho, garantindo que os princípios do negócio sejam valorizados e respeitados.

A importância da liderança em ações estratégicas

Durante o ano de 2008, a empresa se deparou com uma queda nos resultados. Foi então que Haward Schultz assumiu novamente o controle da organização e se envolveu ativamente para entender o que estava acontecendo com as lojas.

Ao identificar as deficiências do negócio, os líderes da Starbucks se envolveram com ações para recuperar a essência e impulsionar novamente os lucros. Como apresentado pelo autor, as atitudes que precisavam ser aderidas pela gestão para garantir a viabilidade da empresa eram:

  • Ser autoridade máxima e indiscutível na área de cafeterias;
  • Engajar a inspirar todos os colaboradores e parceiros;
  • Despertar a ligação emocional nos clientes;
  • Expandir a presença global da companhia – ao mesmo tempo em que cada uma das lojas se transforma no coração de sua comunidade;
  • Ser uma empresa líder em termos de ética, tanto no que diz respeito às aquisições de produtos e contratação de mão de obra quanto aos impactos ambientais provocados;
  • Criar plataformas de crescimento inovadoras que sejam merecedoras do café que comercializamos;
  • Ostentar um modelo econômico sustentável.

Os ganhos alcançados pela Starbucks demonstram como a adesão e participação da liderança em momentos de crise ou queda de resultados é crucial. Além de identificar os gaps do negócio, os gestores precisam se envolver para criar soluções e disseminar as ações necessárias entre as equipes.

Colaboradores apaixonados fidelizam clientes

Por fim, podemos aprender que os colaboradores possuem grande parcela de responsabilidade dentro da jornada do consumidor. Ou seja, o tratamento que os consumidores receberem dos seus colaboradores, poderá determinar a satisfação pela sua empresa.

Quais os benefícios de ter uma equipe motivada, em desenvolvimento, bem liderada e que domina os produtos da empresa? A empresa só tem a ganhar. Vale ressaltar que essa é uma forma estratégica de aumentar os lucros e concretizar a marca.

Para saber mais, entre em contato com a Peex Brasil. Descubra como o seu departamento de RH pode desenvolver equipes apaixonadas pelo que fazem.

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