Como fortalecer a cultura organizacional de sua empresa? Responda essas e outras perguntas

Você sabe quais são os valores e comportamentos que predominam entre seus colaboradores? Conhecer a cultura organizacional da sua empresa aumenta a probabilidade de resistir frente a grande concorrência.

Imagine que você é gestor de RH de uma empresa onde no último mês um dos seus funcionários chegou atrasado todos os dias. Entretanto, a norma interna é clara: os funcionários precisam ser pontuais, pois não há flexibilidade de horário.

Percebendo o comportamento do colega, o atraso virou rotina de outros funcionários. Em questão de meses, os resultados da equipe começaram a diminuir devido o gap na carga horária. Além disso, outros problemas começaram a surgir, como por exemplo, a falta de colaboração entre os departamentos.

Levando em conta o efeito dominó que os maus comportamentos começaram a gerar, qual seria sua atitude? A atuação do departamento de RH, bem como da alta gestão é crucial quando há uma cultura organizacional enfraquecida.

Em contrapartida, quando há um fortalecimento dos comportamentos baseados nos valores do empreendimento, a empresa ganha solidez. Pontualidade, ética, alto desempenho, empatia e colaboração são bons exemplos que norteiam uma equipe de sucesso.

Atualmente, qual é a situação da cultura organizacional na sua empresa? Você sabe quais os comportamentos que estão sendo incentivados? Continue lendo esse post e descubra como construir um ambiente diferenciado.

Para saber mais, leia também: Conheça a sua empresa

Afinal, o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional representa a maneira com que os seus colaboradores se comunicam, interagem e agem. Em outras palavras, é o conjunto de comportamentos e valores que são compartilhados pela maioria, seja de maneira formal ou informal.

Ela expressa a essência e está diretamente relacionada com a identidade do negócio. Dentre algumas características de perfil, podemos citar: delegar ou centralizar; agir ou conter riscos; liderar com diplomacia ou autoridade; estimular trabalho em equipe ou individual; entre outras.

Os gestores em conjunto com o departamento de RH devem avaliar como o ambiente de trabalho evolui diante de tal convívio. De que forma o negócio está sendo beneficiado? Os comportamentos predominantes estão de acordo com as estratégias? As atitudes são positivas para o desenvolvimento dos profissionais?

Ganhar dinheiro ou ter um propósito?

Não podemos esquecer que um dos principais objetivos de uma empresa é gerar lucro. Entretanto, ter um propósito forte e ficar atento aos aspectos internos fazem parte desse processo de ganho.

Nesse sentido, vale relembrar que a cultura organizacional trabalha em conjunto com a estratégia. Todo negócio precisa de planos capazes de gerar ações eficazes, certo? Logo, são as atitudes dos colaboradores que resultam no sucesso ou insucesso das ações e consequentemente dos planos.

Saber comunicar com clareza os propósitos da empresa é peça chave para estimular o engajamento dos funcionários. Ter uma equipe motivada apenas pelo salário pode ser uma estratégia falida diante da competitividade do mercado.

Colaboradores que compartilham princípios costumam vestir a camisa da empresa, favorecendo a construção de resultados extraordinários. Logo, uma cultura organizacional baseada em bons valores pode te levar para patamares até então desconhecidos.

Os seus colaboradores te representam?

Se você é dono de um empreendimento, temos uma pergunta para te fazer: os seus colaboradores te representam? Se a resposta for não, está na hora de cuidar da cultura organizacional do seu negócio. É preciso que os atos das equipes, principalmente dos líderes e gestores, traduzam os anseios do empregador. Caso contrário, há um risco de as estratégias estabelecidas serem inviabilizadas.

Entre em contato com a Peex Brasil e conheça uma ferramenta capaz de avaliar o comportamento da sua equipe. Comece a construir premissas sólidas diante do mercado.