Google

Conheça alguns dos diferenciais do Google e descubra como aplicar os ensinamentos em sua empresa

Não é de hoje que a gigante da tecnologia é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar. O que podemos aprender com o Google? Quais as lições que podem ser aplicadas em sua empresa? Fique por dentro!

O Google é uma empresa conhecida mundialmente. Durante os últimos anos, tem sido alvo de estudos sob diferentes perspectivas e com finalidades distintas. Afinal, não é por acaso que ela está há anos entre as melhores empresas para se trabalhar.

Entretanto, vale destacar que o Google não se resume apenas a um local disruptivo que estimula os colaboradores a equilibrarem trabalho e diversão. Seus diferenciais de modelo de negócio, gestão de pessoas, produtos de tecnologia e processos produtivos precisam ser estudados como exemplos que podem ajudar a melhorar os ganhos das empresas.

Todos querem entender quais as práticas capazes de criar um ambiente tão inovador e produtivo. Por exemplo, você sabe como eles recrutam e desenvolvem colaboradores que formam equipes de alta qualidade, produzindo resultados cada vez melhores?

Além disso, o que torna o Google uma empresa exponencial?

Continue lendo esse post e descubra o que você e a sua empresa podem aprender com o Google.

Flexibilidade e colaboração

Dentre as características que proporcionam um ambiente singular, podemos citar dois que já são bastante conhecidos no mundo: a flexibilidade e a colaboração.

No sentido oposto da maioria das empresas, o Google não possui salas estruturadas conforme organograma ou níveis hierárquicos. Todos os colaboradores trabalham em espaços abertos e comunitários, onde há o estimulo constante para o trabalho em equipe.

Existem os locais mais reservados para os momentos onde a concentração e a privacidade são cruciais. Entretanto, na maior parte do tempo a equipe precisa trabalhar junta, trocando experiências, opiniões e oferecendo uns aos outros feedbacks constantes sobre as atividades.

Ou seja, a cultura organizacional estimula a livre circulação, assim como a colaboratividade. Dessa forma, acredita-se que há mais geração de ideias, bem como o incentivo a criatividade no ambiente de trabalho.

Mas, isso não é novidade, certo? Existem muitas pesquisas e reportagens a respeito desse ambiente descontraído do Google. Colaboradores trabalhando de pijama, levando seus pets para o expediente, criando seus próprios horários de trabalho, além de terem grandes áreas de lazer dentro dos escritórios.

É claro que cada ação deve ser alinhada conforme a cultura organizacional de cada empresa. Porém, devemos ficar atentos para absorver as ideias que cabem em nossas organizações. Utilizar os diferenciais de inovação para criarmos ambientes de trabalho que estimulem a produção humana.

E como funciona a gestão de pessoas? O que é People Analytics?

Que a empresa é referência em gestão de pessoas, gerando grande satisfação em seus colaboradores, nós já sabemos. Mas, como o Google faz isso? O que pode ser aplicado na sua empresa?

Como uma boa empresa de tecnologia, sua matéria prima está baseada em dados. É através deles que o Google desenvolve seus produtos e soluções para ajudar a mundo a resolver problemas e produzir cada vez mais.

Nesse sentido, a gestão de pessoas da empresa não poderia ignorar o que há de mais tático: os dados! Através do People Analytics a empresa acompanha todos os seus colaboradores.

As métricas permitem que sejam tomadas decisões estratégicas pela equipe de recursos humanos, como contratações, desenvolvimento, entre outros. Tal ferramenta também tornar propicio o surgimento de insights para uma gestão ainda mais assertiva.

Entretanto, diferente das organizações onde as informações são utilizadas apenas para a tomada de decisões dos gestores, no Google, o material gerado é compartilhado com os colaboradores na intenção de educá-los. Dessa forma, o funcionário passa a ter uma visão mais assertiva do seu desempenho ou de quais elementos podem ser melhorados.

Em seu site, re:Work, a gigante da tecnologia compartilha essas e outras práticas. Também é possível encontrar guias e cases dela e de outras empresas, que são capazes de ajudar empreendedores na gestão de recursos humanos. Os conteúdos norteiam a respeito de como construir um ambiente de trabalho positivo, levando em conta o objetivo da organização.

Resumindo

Os fundadores do Google sempre acreditaram que para ter colaboradores engajados e comprometidos era importante ter um ambiente de trabalho que favorecesse a produtividade.

Para atrair seus talentos, era necessário despertar o interesse, mostrando todos os benefícios de se trabalhar na organização.

Dessa forma, nasceu uma empresa flexível, inovadora, colaborativa e focada no capital humano. Através do acompanhamento dos dados em tempo real e da utilização dos recursos tecnológicos, o Google alcançou patamares de sucesso e tem muito a ensinar para outras empresas.

Se você gostou e quer mudanças em sua organização, que tal começar pela gestão dos recursos humanos? Obtenha dados estratégicos para ter uma equipe mais engajada e produtiva! 

Entre em contato com a Peex Brasil e saiba como personalizar a solução para o seu negócio.