Você conhece as principais características de uma gestão de pessoas eficiente?

Como anda a gestão de pessoas na sua equipe? Descubra se você está no caminho certo

Todos sabemos que o capital humano é a chave para o sucesso das empresas. Para isso, é preciso ter uma gestão de pessoas eficiente.

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia facilitou inúmeras atividades dentro das organizações. Dentre elas, podemos citar a gestão de pessoas. É notória a evolução que as novas ferramentas trouxeram para a gestão do capital intelectual. Entretanto, nem todos os líderes estão utilizando essas ferramentas de forma construtiva.

Além de acarretar prejuízos financeiros, a falta de uma gestão eficiente pode gerar insatisfação ou até mesmo improdutividade. Vale lembrar que as gerações que estão emergindo no mercado de trabalho nos últimos anos são mais críticas em relação a qualidade do ambiente e das propostas oferecidas.

Por isso, saber como administrar, conduzir, aperfeiçoar e reter os profissionais que geram resultados diferenciados, tornou-se uma das estratégias fundamentais para garantir a sustentabilidade dos negócios.

Pensando nisso, preparamos esse post que te ajudará a identificar as características de uma gestão de pessoas eficiente. Continue a leitura e descubra se você está no caminho certo.

1. Comunicação transparente e assertiva

Como está a comunicação interna na empresa? Todos os colaboradores possuem acesso rápido às informações mais importantes, como, por exemplo, valores, missão, visão e objetivos? Os líderes conseguem transmitir para os liderados de forma clara os caminhos a serem seguidos e o motivo de cada projeto?

As empresas que apresentam uma gestão de pessoas eficiente conseguem integrar todos os colaboradores e departamentos através da comunicação. Não há dúvidas a respeito das ações implementadas, do caminho a ser seguido ou das políticas existentes.

Vale lembrar que atualmente o quadro de colaboradores das empresas são compostos por diferentes gerações. Por isso, o departamento de RH precisa diversificar os meios de comunicação.

2. Treinamentos que geram resultados concretos

Ao longo dos últimos meses, os treinamentos realizados impactaram positivamente na produtividade dos seus colaboradores? Para garantir a eficiência da gestão do capital intelectual, os líderes precisam ter indicadores capazes de demonstrar a evolução no desenvolvimento das equipes.

Sem isso, torna-se impossível avaliar a assertividade das ações estabelecidas para aperfeiçoar a produtividade de um colaborador ou departamento. Ou seja, as decisões tomadas e os valores investidos em treinamentos podem estar sendo em vão, fique atento.

3. Equipes produtivas

Seguindo a mesma linha das características anteriores, os gestores precisam mensurar o volume e qualidade das entregas realizadas por cada membro da equipe. Uma gestão de pessoas eficiente é aquela que maximiza o aproveitamento de todo potencial disponível.

Caso a produtividade esteja baixa ou ainda não exista ferramentas sendo utilizadas para realizar essa análise, vale a pena repensar sobre a assertividade da gestão atual. Uma das maneiras de mudar esse cenário, é através de um processo bem estruturado de avaliação de desempenho.

Para aperfeiçoar a produtividade da sua equipe, leia também: Feedback – descubra o que é e como ele pode aumentar o seu faturamento.

4. Clima organizacional positivo

Qual foi a última pesquisa de clima organizacional que você ou a sua equipe realizaram? Os resultados foram positivos ou negativos? Quando as pesquisas mostram um cenário satisfatório e harmônico, é sinal que as ações de gestão de pessoas estão gerando resultados assertivos.

Caso contrário, vale a pena abrir espaço para os colaboradores expressarem suas opiniões ou até mesmo sugerir soluções para os problemas existentes.

5. Processos básicos automatizados

Atualmente, como funciona o seu departamento de RH? Se a sua equipe ainda passa a maior parte do tempo preenchendo planilhas ou realizando atividades burocráticas, isso pode ser um mau sinal.

Uma gestão de pessoas eficiente conta com o apoio da tecnologia para automatizar processos básicos e proporcionar um amadurecimento nas análises relacionadas ao capital humano. Através de sistemas específicos para o departamento de RH, muitas empresas estão conseguindo impulsionar a produtividade e a satisfação do quadro de colaboradores.

E a boa notícia é que os sistemas já permitem o desenvolvimento de todos os itens anteriores. Sim, você e a sua equipe de RH conseguirão gerir os treinamentos, aplicar avaliações de desempenho, acompanhar a evolução dos colaboradores, possibilitar uma comunicação transparente e muito mais.

Entre em contato com a Peex Brasil e saiba como um sistema de RH pode ajudar na construção de uma gestão de pessoas eficiente. Para saber mais, acompanhe a nossa página no instagram.

Confira: People analytics: o novo instrumento para a gestão de pessoas